Veja aquele pulso: como comprar um relógio caro

By: Berry Harleman

Um símbolo de estatuto social, história, artesanato e perícia, os relógios são construídos para suportar o teste do tempo. Um acessório icónico, não é nenhuma surpresa que algumas das principais marcas mundiais de relógios existam desde o século XVIII. Pronto para investir o seu tempo e o seu dinheiro num símbolo de qualidade, herança, classe e estilo? A variedade de relógios de luxo é abundante, por isso, antes de comprar, aqui estão algumas dicas para o ajudar!


Berry Harleman - Leiloeiro Relógios de Pulso

Mecânico ou de quartzo?

Antes de chegarmos à estética, existe uma função básica que qualquer relógio deve ter - marcar o tempo. Este trabalho encantador e essencial é desempenhado por uma das duas opções: mecânico ou de quartzo. Para o colocar de forma simples, resume-se a como escolhe mover aqueles pequenos ponteiros. Os relógios mecânicos contêm um conjunto intrincado de componentes, todos a trabalhar em conjunto para fazer o relógio funcionar. Para muitos, eles funcionam muito bem em conjunto, como um bonito quadro. Construídos à mão de forma delicada, são o resultado de horas intermináveis de relojoeiros qualificados. Marcas como Patek Philippe, Breguet e Rolex, são o topo de gama dos relógios mecânicos e estão todos disponíveis nos nossos leilões em catawiki.com. Menos tradicional, mas mais preciso, um relógio de quartzo funciona com uma simples bateria, muito barato de substituir e envolve pouco, ou nenhum, esforço para manter. Se não se quiser preocupar com a reinicialização e o retrocesso, então, os relógios de quartzo são a sua melhor escolha.

O jogo dos nomes

Cartier, Piaget, IWC, Jaeger LeCoultre, Hermès, Chanel, a lista de marcas de luxo dispendiosas a fazer os relógios mais atuais é infinitamente cansativa. Como decide qual é a melhor? Não é nenhum segredo que as pessoas compram e usam relógios caros por razões diferentes, alguns optam pela história e complexidade e outros pelo número de diamantes incrustados, para ter o relógio da sua vida. Qualquer que seja o raciocínio, uma boa dica quando investe uma grande quantidade de dinheiro seria escolher um nome estabelecido e reconhecido, em vez de uma marca da moda. Com quase tantos relojoeiros quanto habitantes, mais da metade de todos os relógios de luxo são hoje feitos na Suíça. Longines, Audemars Piguet, Patek Philippe, Tissot, Omega, todos possuem uma marca de qualidade e aprovação que é reconhecida em todo o mundo.

Se quiser guardar o relógio e esperar que aumente de valor ao longo do tempo, Rolex e Patek Philippe são dois sólidos investimentos. Se procura qualidade, mas um  relógio peculiar para se destacar da multidão, então, marcas como Christophe Claret, Richard Mille, Van Cleef & Arpels e Romaine Jerome são excelentes compras de colecionáveis, não convencionais.

Por que optar por um pouco de luxo extra?

Não pode comprar tempo com dinheiro, mas pode comprar um relógio de luxo, que apenas irá aumentar em valor e sentimento. Carros vistosos e champanhes caros podem mostrar o dinheiro que tem, no entanto, os relógios de luxo representam uma confiança discreta, de quem não tem nada a provar. Quer esteja a investir em estilo e sofisticação, numa herança para passar para as gerações seguintes ou num presente para uma pessoa de quem gosta, lembre-se sempre de ser inteligente e pesquisar a marca, forma e modelo que escolher, desta forma o tempo ficará para sempre do seu lado.

Se procura um relógio único de qualidade ou um relógio vintage, então, veja os nossos diversos leilões de relógios. Temos algo para todos!