Leilões especiais

Por que deve investir em relógios de bolso

Por Beulah | 9 de maio 2019

Os relógios de bolso são um excelente exemplo de peças artesanais bonitas e complexas, frequentemente a um preço bastante acessível. Jochem Borren está aqui para nos revelar aquilo que mais gosta nos relógios de bolso, por que são um excelente investimento e como cativaram a sua imaginação desde que era muito novo.

Bem-vindo Jochem. Conte-nos tudo. Como foi que ficou interessado em colecionar relógios de bolso?

Jochem: O meu interesse em relógios de bolso surgiu há 12 anos por causa do meu irmão mais velho: um rapaz muito técnico e curioso que desmontava tudo o que tinha mecanismos mecânicos para os montar de volta depois de perceber como funcionavam. Observar o meu irmão a reparar relógios de bolso incentivou-me a comprar, vender e colecionar relógios de bolso antigos.


Relógio de bolso francês verge fusee com incrustações douradas com pérolas

Tem algum conselho para os colecionadores mais jovens e para os novos colecionadores?

Jochem: Eu recomendo que todos os que tenham um fascínio por peças artesanais e história colecionem relógios de bolso. Existe muita informação disponível online sobre os vários fabricantes, estilos, relógios e materiais relativos aos relógios de bolso ao longo dos últimos 450 anos. Deve-se começar por algo de baixo valor e tentar aprender o máximo possível com os relógios de bolso que se compra. Tem confiança no seu conhecimento e está pronto para expandir a sua coleção? Procure um modelo que considere bonito, fascinante e especial!

Que conselhos tem para alguém que quer comprar um relógio de bolso de boa qualidade?

Jochem: Existem relógios de bolso de boa qualidade de todos os tipos e tamanhos. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, um relógio de bolso não tem necessariamente que ser de uma marca de luxo muito conhecida, como Vacheron Constantin ou Patek Philippe, para ser da melhor qualidade. Examine o relógio com cuidado, preste atenção ao respetivo movimento e aos acabamentos. Alguns dos meus relógios de bolso mais bonitos e de melhor qualidade não estão assinados. O talentoso relojoeiro não estava preocupado que o seu nome fosse reconhecido, mas com a precisão e o trabalho artesanal do relógio, algo que na minha opinião é difícil de encontrar nas atuais linhas produção.

Em geral, os escapes de alavancas [o mecanismo que liga a roda de escape e a roda de balanço] são mais fortes e funcionam de forma mais precisa que os escapes de cilindros. Além disso, os relógios de bolso militares passaram por testes rigorosos, pois era muito importante controlar o tempo durante a guerra. Estes relógios de bolso são muito fiáveis e têm frequentemente um preço muito acessível.


Complicado repetidor de minutos com função de cronógrafo

Existe algum modelo ou marca em particular que seja um bom investimento?

Jochem: Tal como com outros colecionáveis, aplica-se esta regra de ouro - quanto mais raro for o objeto, maior o seu valor. Estou convencido de que os relógios de bolso complicados são um bom investimento. Após colecionar alguns relógios de bolso, um colecionador procura um modelo que ainda não tenha na sua coleção. Estes são quase sempre os modelos mais complicados, como os cronógrafos, cronómetros, calendários triplos, repetidores e escapes invulgares.


Relógio de bolso fusee inglês - Londres, 1876

Gostaria de partilhar algo mais com os nossos leitores?

Jochem: O que eu acho muito especial sobre os relógios de bolso antigos é que têm um preço muito acessível. É incrível que um relógio de bolso de prata maciça com mais de um século e com um mecanismo muito bonito e, para a época, muito complicado esteja disponível por um valor relativamente modesto.

Se pelo mesmo preço tivesse que escolher entre um relógio de bolso vintage de elevada qualidade ou um relógio de pulso rico em história e um relógio de plástico a bateria produzido em grandes quantidades para durar menos de quatro anos, seria uma escolha muito fácil. É uma escolha baseada no estilo e no conhecimento, pelo que acho que um relógio de bolso ou de pulso mecânico revela muito sobre a personalidade do seu dono.

____________________

Está interessado em começar a sua própria coleção? Jochem está a leiloar alguns dos seus artigos favoritos (espreite o seu leilão de relógios de bolso) e pode segui-lo no Instagram @mokumwatches.

____________________

Descubra mais relógios de bolso | relógios

Também poderá gostar destes artigos:

    Como determinar o valor de um relógio de bolso

    Como investir em relógios Rolex

    Quais os fatores que influenciam o valor dos relógios?

    Crie a sua conta gratuita
    Através da Catawiki poderá vender os seus objetos especiais a licitantes de todo o mundo! Preencha os seus dados pessoais para iniciar o seu registo de vendedor.
    Share this article
    Close Created with Sketch.
    Ainda não está registado?
    Ao criar a sua conta gratuita na Catawiki, poderá licitar num dos 75 000 objetos especiais que temos para leilão todas as semanas.
    Registe-se agora