Otras historias

Como um meteorito catapultou esta comunidade italiana para a fama

Escrito por Beulah | 2 de maio de 2019

Todos os anos, milhares de visitantes deslocam-se a Brescia para admirar os desenhos da rocha em Valcamonica e o famoso lago Garda. Apesar da popularidade, muitos dos visitantes, e até mesmo alguns dos habitantes locais, não sabem que foi Alfianello, um dos municípios mais pequenos de Brescia, deu o seu nome a um histórico meteorito italiano.

Aqui temos Trevor Boyd, especialista em história natural, para nos falar mais sobre este assunto.

Trevor, pode contar-nos o que aconteceu?

Trevor: A 16 de fevereiro de 1883, aproximadamente às 14h43, ouviu-se uma forte explosão na província de Brescia, no entanto o som foi ainda mais forte em Alfianello. O som foi provocado por um meteorito que, quando atingiu o solo, provocou uma onda de choque que os habitantes descreveram como semelhante a um sismo. Muitas pessoas viram o meteorito a deslocar-se pelo céu antes de cair e a provocar aquilo que descreveram como o som semelhante a um comboio a descarrilar.


Alfianello - (Queda histórica de um meteorito em Itália, 1883)

Parece ter sido intenso, como foi o impacto?

Trevor: Os primeiros habitantes a chegarem ao local onde o meteorito caiu descreveram-no como encontrando-se enterrado no solo na diagonal, a uma profundidade de, aproximadamente, 91 cm e ainda quente ao toque. Acredita-se que o meteorito pesava, aproximadamente, 228 kg quando aterrou, no entanto, existem diferentes relatos sobre o que aconteceu após a aterragem. Algumas pessoas afiram que embateu num poste de metal e que se partiu em pedaços que foram imediatamente recolhidos por habitantes locais. Existem outros registos que dizem que caiu inteiro, mas que os habitantes locais foram subsequentemente arrancando pedaços. De uma ou de outra forma, o resultado é que poucos pedaços do meteorito foram, oficialmente, recuperados.


Uma vista de perfil do meteorito

Então não é um daqueles meteoritos comuns dos quais se pode, facilmente, obter um exemplar?

Trevor: Definitivamente não. No entanto, embora surjam raramente no mercado, estamos muito orgulhosos e entusiasmados por apresentar o nosso primeiro exemplar deste meteorito excecionalmente raro no nosso mais recente leilão de meteoritos exclusivos. Pesa 174 g e é oficialmente reconhecido como um condrito L6. Apresenta uma crosta fundida com linhas de fluxo e tem uma secção polida que revela a fascinante estrutura interna e a composição, incluindo metal livre.

Condrito...isso é o quê?

Trevor: Os condritos são considerados os meteoritos mais antigos, com origens que remontam à formação do sistema solar. Caracterizam-se pela presença de pequenas partículas redondas, conhecidas como côndrulos, que se acredita serem gotas derretidas no espaço antes da incorporação no asteroide principal, aquele que deu origem ao meteorito. Quer seja um colecionador de meteoritos experiente, alguém fascinado por objetos interessantes e invulgares ou, quem sabe, um habitante de Alfianello, esta é uma oportunidade de obter um exemplar de extrema qualidade deste meteorito muito raro.

____________________

Licite um exemplar do meteorito de Alfianello.

____________________

Descubra mais meteoritos | minerais | pedras preciosas

Também poderá gostar:

O grande impacto das chuvas de meteoros
Expert Advice on How to Take Care of your Mineral Specimens
5 dos meteoritos mais antigos encontrados na Terra


Crie a sua conta gratuita
Através da Catawiki poderá vender os seus objetos especiais a licitantes de todo o mundo! Preencha os seus dados pessoais para iniciar o seu registo de vendedor.
Share this article
Close Created with Sketch.
Ainda não está registado?
Ao criar a sua conta gratuita na Catawiki, poderá licitar num dos 75 000 objetos especiais que temos para leilão todas as semanas.
Registe-se agora