Otras historias

A história invulgar e experimental das malas de mão da Gucci

Escrito por Beulah | 7 de maio de 2019

As malas de mão tornaram-se um símbolo de luxo opulento. O que muitos de nós não sabe é que a marca italiana tem uma longa história de inovação e experimentação, especialmente quando confrontada com situações adversas. Estar preparado para correr riscos e experimentar coisas novas é uma das razões pelas quais a marca Gucci tem perdurado. Aqui estão algumas das características únicas da Gucci que surgiram por necessidade.


Uma variação invulgar da alça de bambu da Gucci

Cânhamo

Em 1935, a Liga das Nações impôs um embargo comercial a Itália. A intenção era travar a agressão de Itália à Etiópia e uma consequência inesperada (embora relativamente previsível) foi que passou a não haver muito couro importado. A resposta da Gucci foi experimentar com alternativas, incluindo um tipo de tecido de cânhamo de Nápoles. Este tecido foi impresso com o padrão agora familiar de diamantes castanho escuro num fundo bronze. Também era forte e durável o suficiente para ser utilizado no primeiro conjunto de malas de viagem da Gucci.

Lona

Após o sucesso das suas malas de viagem de cânhamo, Guccio Gucci estava disposto a experimentar diferentes tipos de tecidos e não demorou muito tempo até surgir uma oportunidade. A escassez de materiais durante a Segunda Guerra Mundial fez com que a lona de algodão se tornasse no tecido mais fácil de obter. As malas de lona de algodão foram marcadas com a agora conhecida assinatura da Gucci das duas letras G - a primeira vez que o símbolo foi utilizado - e foram adicionadas faixas vermelhas e verdes em ambos os lados do símbolo. É uma combinação que ainda é utilizada nos dias de hoje.

Pele de porco

Outra experiência com tecidos alternativos acabou por dar origem a malas de mão da Gucci feitas de pele de porco em vez da tradicional pele de vaca florentina. Como a pele de porco é mais cara e são produzidas menores quantidades, não se sabe se Gucci teria experimentado a pele de porco se a guerra não tivesse interrompido o fornecimento de outros materiais. No entanto, certamente que não se arrependeram de começar a utilizar este material, já que a natureza fina e macia da pele de porco acabou por se tornar numa das principais características de algumas das malas mais populares da Gucci.

Bambu


Repare na longa alça destacável

A alça de bambu é talvez uma das experiências mais bem sucedidas da Gucci. O racionamento continuou durante muito tempo após a guerra terminar e os fabricantes de produtos de luxo estavam com grandes dificuldades em 1947. No entanto, o bambu era um material que estava bastante disponível. Ao aquecerem as canas de bambu, os artesãos da Gucci perceberam que podiam dobrar as canas em forma de alças e colocá-las numa mala de pele de porco. A pele de porco era demasiado macia para fazer uma alça eficaz mas o bambu era resistente e elegante o suficiente para ser um excelente substituto. Mais de cem anos depois e as malas da Gucci com alças de bambu são uma das criações mais procuradas da marca.

Neopreno

Popular entre os designers avant-garde como Gareth Pugh e também entre as casas de moda já estabelecidas como Balenciaga e Vera Wang: o neopreno ou “material de mergulho” tornou-se num elemento marcante da moda em 2014. A mala Rubber Bucket da Gucci é cortada a partir de um único pedaço de neopreno e tem um logótipo da Gucci em relevo em ambos os lados. Causou uma grande agitação quando foi lançada - devido ao seu preço elevado e também por ser aberta em cima e ter um design com uma única, algo muito distante do habitual estilo da marca.

Impressão 3D

A coleção de primavera-verão de 2019 da Gucci trouxe duas escolhas ousadas. Primeiro, não cumpriram a tradição e mudaram o seu desfile da primavera de Milão para Paris. Segundo, um dos modelos levava uma mala de mão que era a cabeça do Rato Mickey. A mala foi criada utilizando uma impressora 3D, com detalhes em esmalte e um logótipo da Gucci gravado na alça. Ainda está para se ver se esta mala se tornará num clássico da marca. Uma coisa é certa: a marca Gucci ainda está muito aberta a novas experiências com materiais novos e inesperados.

____________________

Descubra mais malas de mão Gucci | roupa Gucci | moda


Também poderá gostar:

Como determinar o valor das suas malas de mão de designer?

5 malas de mão de designer cujo valor está a aumentar

Por que a emblemática mala de mão 2.55 da Chanel é um grande investimento

Crie a sua conta gratuita
Através da Catawiki poderá vender os seus objetos especiais a licitantes de todo o mundo! Preencha os seus dados pessoais para iniciar o seu registo de vendedor.
Share this article
Close Created with Sketch.
Ainda não está registado?
Ao criar a sua conta gratuita na Catawiki, poderá licitar num dos 75 000 objetos especiais que temos para leilão todas as semanas.
Registe-se agora