Leilões especiais

La Dolce Vita em imagens

Escrito por Simone | 29 de abril de 2019

A La Dolce Vita simboliza o que de melhor Itália tem para oferecer. Traduzido literalmente significa “a doce vida”, mas isso está longe de dizer tudo. É difícil de explicar por palavras. Por isso, vamos antes utilizar imagens.

1. Anita Ekberg em La Dolce Vita

Não podemos ter esta lista sem uma referência a este filme icónico dos anos 60. A La Dolce Vita foi muito explorada em Itália antes da obra-prima cinematográfica de Federico Fellini aparecer no grande ecrã. Depois do lançamento deste filme, a expressão também ficou conhecida no resto do mundo. O drama italiano segue o jornalista paparazzi Marcello Rubini na sua jornada à procura da “doce vida” de Roma. Anita Ekberg interpreta Sylvia, uma mulher de sonho inatingível. A cena de ambos juntos na Fonte de Trevi é considerada icónica (e ainda é referenciada no cinema contemporâneo, como no Lost in Translation de Sofia Coppola).


Anita Ekberg no filme dos anos 60 La Dolce Vita

2. Oscar Ricciardi - Marina di Capri

Perseguir a doce vida acaba por se tornar um hábito quando se está rodeado de belas paisagens. A La Dolce Vita está intimamente associada às belas paisagens iluminadas pelo sol de Itália, representadas na perfeição nesta pintura a óleo de Oscar Ricciardi. Com as suas cores suaves e pinceladas simples, ele ilustra o cenário harmonioso do litoral italiano sem qualquer esforço. O trabalho de Ricciardi é um exemplo perfeito da La Dolce Vita e o amor que tem pelo seu país emana de cada um dos seus quadros.

Ricciardi Oscar (1864-1935) (Attr. a) - Marina di Capri

3. Armando de Lauzieres - In Cortile

A La Dolce Vita é acima de tudo sobre apreciar as pequenas coisas e viver o momento presente: vestir-se bem e passar tempo com a família e amigos, jantar juntos e partilhar uma garrafa de vinho. Esta pintura a óleo de Armando de Lauzieres mostra um momento tranquilo numa região do interior de Itália.

Armando de Lauzieres - In Cortile (1970)

4. Giuseppe Pennasilico - Terrazzo Ligure

Hoje em dia parece ser tudo sobre trabalhar arduamente e “ter tudo”; estar ocupado é motivo de orgulho e mesmo as coisas que deveriam ser relaxantes, como ver Netflix ou fazer ioga, acabam por se tornar stressantes devido ao grande número de escolhas e à pressão para se ser bem-sucedido. O que os italianos parecem perceber melhor do que ninguém é que a chave para a felicidade não está em trabalhar mais, mas sim em fazer mais das coisas que nos fazem felizes. Não se trata de pensar apenas na progressão da carreira, mas de fazer algo que traga alegria - ou talvez não fazer absolutamente nada durante algum tempo.

A “La Dolce Vita” também é o “Dolce far Niente” - o prazer de não fazer nada. Esta brilhante pintura a óleo de Giuseppe Pennasilico mostra duas mulheres sentadas num terraço iluminado pelo sol, possivelmente a fazer algum trabalho ou a jogar às cartas, com uma figura em segundo plano a absorver o que a rodeia. Realmente, um verdadeiro “Dolce far Niente”.

Giuseppe Pennasilico (1861-1940) - Terrazzo Ligure

5. Achille Capaldo - Natura Morta

Por último, mas não menos importante, o que seria a La Dolce Vita sem comida deliciosa e um bom copo de vinho? Sendo o maior produtor de vinho do mundo e um dos principais países a produzir azeite, certos queijos, azeitonas, uvas, laranjas, limões e tomates, boa comida com ingredientes frescos é inevitável, além de necessário. A pintura a óleo de Achille Capaldo, Natura Morta, coloca a comida no centro da tela e, por analogia, no centro da vida. Tirar tempo para apreciar a forma, cor, beleza e, claro, o sabor da nossa comida é o espírito da La Dolce Vita.


Achille Capaldo - Natura Morta

____________________

Quer levar um pouco de “La Dolce Vita” para a sua sala de estar? Descubra arte italiana na Catawiki.

Descubra mais arte clássica | fotografia | vinho

Também poderá gostar destes artigos:

Crie a sua conta gratuita
Através da Catawiki poderá vender os seus objetos especiais a licitantes de todo o mundo! Preencha os seus dados pessoais para iniciar o seu registo de vendedor.
Share this article
Close Created with Sketch.
Ainda não está registado?
Ao criar a sua conta gratuita na Catawiki, poderá licitar num dos 75 000 objetos especiais que temos para leilão todas as semanas.
Registe-se agora