Otras historias

Sete canetas Montegrappa fantásticas para os fãs

Escrito por Beulah | 23 de abril de 2019

As canetas Montegrappa tornaram-se um objeto de fascínio entre colecionadores de todo o mundo. Felizmente, a Montegrappa reconhece a alegria dos colecionadores com a sua própria linha de canetas de colecionador denominada Emblems of Obsession. Embora as canetas de colecionador oficiais se centrem em temas como a UEFA ou a Guerra dos Tronos, acreditamos que todas as Montegrappa justificam o entusiasmo e selecionamos algumas das nossas canetas favoritas para fãs.

Caneta Montegrappa Hemingway Traveller Gold Fountain


Caneta Montegrappa Hemingway Traveller Gold Fountain

A associação de Ernest Hemingway à Montegrappa começou quando o lendário autor se encontrava localizado junto ao estado de Montegrappa, durante a Primeira Guerra Mundial. Um fã de longa data das canetas de Montegrappa, a lealdade de Hemingway à marca resultou numa série especial de canetas que representam muitas das facetas de Hemingway. Destacam-se os modelos: The Writer (O escritor), The Fisherman (O pescador) e The Traveller (O viajante). A última caneta foi também lançada em ouro e tornou-se uma das canetas Montegrappa mais raras e mais cobiçadas do mercado, chegando a alcançar mais de 50 000$ em leilão.

Montegrappa Leonardo da Vinci 500th Anniversary Rollerball


Montegrappa Leonardo da Vinci 500th Anniversary Rollerball

Obviamente, uma empresa italiana como a Montegrappa teria de homenagear um dos génios do seu país que ajudou a moldar o mundo! A caneta Leonardo da Vinci 500th Anniversary Rollerball presta homenagem ao desejo de da Vinci de fundir materiais naturais e métodos científicos. O detalhe simétrico em bronze no corpo da caneta remete claramente para a utilização de da Vinci do Triângulo Dourado em obras como Mona Lisa. O resto do corpo é constituído por madeira de oliveira envelhecida com um brilho dourado e adequa-se bastante ao arquétipo do Homem do Renascimento.

Caneta Montegrappa Alfa Romeo Gold Fountain

Em 2010, o fabricante de carros de luxo Alfa Romeo celebrou o seu 100º aniversário e, em homenagem a essa ocasião, a Montegrappa lançou uma edição limitada da caneta Gold Fountain. Apesar do nome, a caneta Fountain não é efetivamente de ouro. O elegante corpo em preto e vermelho é complementado pela ponta prateada. O único detalhe em ouro é o trevo de quatro folhas em ouro de 18 quilates em dois tons e parcialmente revestido de ródio que adorna a ponta da caneta. É possível conhecer a origem deste símbolo aqui, onde exploramos emblemáticas marcas italianas de carros desportivos.

Caneta Montegrappa Q1 Fountain

A Q1 foi anunciada como a caneta Fountain do futuro. Um corpo em titânio e uma tampa em pele garante a esta caneta com inspiração retrofuturista um design elegante e poderoso. Os cartuchos de tinta substituíveis permitem ao utilizador mudar de cor a meio de uma frase e o sistema de alimentação de cromo-cobalto garante que, apesar das suas inovações, a Q1 continua a ser uma caneta Fountain tradicional. Os elementos decorativos desta Montegrappa incluem o conhecido padrão octogonal quer na tampa, quer na ponta e o logotipo da Montegrappa.

Caneta Montegrappa Dragon Bruce Lee 18k Gold Fountain


Caneta Montegrappa Dragon Bruce Lee 18k Gold Fountain

Um das 88 unidades produzidas, a caneta Montegrappa Dragon Bruce Lee 18k Gold Fountain foi a segunda versão da série Montegrappa Icons. Os dragões desempenharam um papel importante na vida de Lee. Ele nasceu no dia e hora do dragão, um dos seus nomes significa “pequeno dragão” e conquistou a fama a nível internacional como protagonista de filmes emblemáticos como “Enter the Dragon” e “Way of the Dragon”. Não surpreende, portanto, que os dragões sejam também um elemento significativo desta caneta que apresenta dragões gravados no corpo e na tampa. O resto do corpo é fabricado em celuloide (outra referência à carreira cinematográfica de Lee) e ouro de 18 quilates.

Caneta Montegrappa Aphrodite Fountain

A Montegrappa não criou muitas canetas inspiradas em mulheres, mas abriram uma exceção para a Deusa grega do amor, Afrodite. Criada a partir da obra O Nascimento de Vénus, de Sandro Botticelli, a caneta retrata Afrodite, e o seu amante Adónis, entrelaçados esculpidos em prata. A embalagem tem o formato de uma concha de vieira gigante e inclui uma representação da obra de Botticelli e outros detalhes desta pintura surgem representados ao longo do corpo da caneta preto em ebonite. Detalhes em madrepérola à volta da caneta e na ponta garantem o toque final.

Caneta Montegrappa Salvador Dali Sterling Silver Fountain


Caneta Montegrappa Salvador Dali Sterling Silver Fountain

A caneta Salvador Dali Sterling Silver é quase tão estranha como ele próprio. A embalagem da caneta tem formato de ovo, uma homenagem à crença de Dali de que o ovo representa a combinação de amor e esperança. A caneta faz parte da coleção “Peerless Artists” da Montegrappa e inclui um motivo familiar a Dali alusivo ao Elefante do Espaço e que se estende até cerca de metade do corpo da caneta. Assim que o utilizador retira a tampa encontra uma citação de “O Segredo da Vida” à volta da parte do corpo que fica oculta pela tampa.

____________________

Descubra estes e outros objetos no leilão de canetas italianas desta semana.

____________________

Descubra mais canetas Montegrappa | canetas e artigos de papelaria

Também poderá gostar:

A paixão de Geert Schoots por canetas Montblanc

Porque razão todos deveríamos ter uma caneta Montblanc

Top 10 das canetas mais caras

Crie a sua conta gratuita
Através da Catawiki poderá vender os seus objetos especiais a licitantes de todo o mundo! Preencha os seus dados pessoais para iniciar o seu registo de vendedor.
Share this article
Close Created with Sketch.
Ainda não está registado?
Ao criar a sua conta gratuita na Catawiki, poderá licitar num dos 75 000 objetos especiais que temos para leilão todas as semanas.
Registe-se agora