Leilões especiais

A história da Carrozzeria Castagna

Por Luca Gazzaretti | 16 de abril de 2019

A Carrozzeria Castagna foi pioneira nas carruagens de luxo e agora é um dos designers mais interessantes de carros personalizados. Esta inovadora empresa italiana construiu a primeira minivan e colaborou no projeto do Expresso do Oriente.

Descubra artigos exclusivos da Carrozzeria Castagna na Catawiki.

A Carrozzeria Castagna foi fundada em Milão em 1849 por Carlo Castagna. Hoje em dia, é a única oficina de automóveis que ainda produz mais de 30 peças únicas por ano para uma audiência mundial.

A Carrozzeria Castagna começou por produzir carruagens de luxo e rapidamente começou a construir carroçarias personalizadas para veículos motorizados. Quando a indústria automóvel italiana começou a prosperar no início do século XX, Castagna decidiu que também queria participar.

Em 1905, Castagna recebeu uma encomenda da rainha Margarida de Saboia para produzir um phaeton branco duplo a partir de chassi de um Fiat 24-32 HP. Mais tarde, em 1913, ele voou mais alto com o design do Aerodinamica para o conde Ricotti. A forma da carroçaria do Aerodinamica teve a sua inspiração num avião e é o primeiro exemplo da história de uma minivan.

A carroçaria do Aerodinamica é o primeiro exemplo da história de uma minivan.

Quando Carlo Castagna faleceu, em 1915, o seu filho Ercole assumiu as rédeas. Foi nessa altura que a empresa Carrozzeria Castagna começou a colaborar com os principais fabricantes, como Isotta Fraschini, Lancia, Alfa Romeo, Daimler-Benz e Hispano-Suiza.

A empresa também se envolveu na construção de carruagens e um dos seus parceiros mais importantes nesta área foi a Compagnie Internationale des Wagons-lits. As duas empresas colaboraram na construção de vários comboios, incluindo o Expresso do Oriente.

Em 1994, Gioacchino Acampora decidiu trazer algo de novo para a marca. O exímio trabalho artesanal em que se focou ao longo dos anos conduziu a conquistas importantes com algumas das mais prestigiadas marcas, como Alfa Romeo, Bentley, Bugatti, Isotta Fraschini, Ferrari, Lancia, Maserati, Porsche, Rolls Royce e muitas mais.

 ____________________

Nos próximos meses, a Carrozzeria Castagna oferecerá objetos e materiais excecionais vindos diretamente do seu próprio arquivo exclusivamente na Catawiki. Os objetos não só estão diretamente relacionados com a história do Atelier fundado em Milão, mas também são um reflexo da história das marcas italianas de automóveis e motos com as quais Castagna colaborou ao longo dos anos.

O material será organizado em pequenos leilões temáticos e será uma viagem através de curiosidades, publicidade e design de carroçarias. Apenas serão oferecidas peças originais, como fotos, desenhos originais e muito raros, brochuras de carros, cartas, contratos e vários tipos de documentos e modelos à escala ou mesmo em 1:1.

 ____________________

Descubra mais carros clássicos | automobilia

Também poderá gostar destes artigos:


Crie a sua conta gratuita
Através da Catawiki poderá vender os seus objetos especiais a licitantes de todo o mundo! Preencha os seus dados pessoais para iniciar o seu registo de vendedor.
Share this article
Close Created with Sketch.
Ainda não está registado?
Ao criar a sua conta gratuita na Catawiki, poderá licitar num dos 75 000 objetos especiais que temos para leilão todas as semanas.
Registe-se agora