Conselhos de especialistas

Deve investir em uísques de A Guerra dos Tronos?

Escrito por Beulah | 11 de abril de 2019

A nova série de A Guerra dos Tronos será acompanhada pelo lançamento de oito uísques com o tema dos Reinos de Westeros. Adoramos as bonitas embalagens e as associações inteligentes entre as casas e as destilarias. Mas fomos também um pouco mais longe e perguntamos aos nossos especialistas em uísques se acham que vale a pena investir nestes.

A Diageo selecionou oito destilarias escocesas para produzir um uísque para cada uma das Casas de Westeros e depois mais uma para a Patrulha da Noite. Trabalharam em colaboração com a HBO e as bonitas embalagens e as associações inteligentes entre as casas e as destilarias revelam claramente que se tratou de um trabalho feito com paixão.

Até aí tudo perfeito, mas serão efetivamente oportunidades de investimento? Deverão os compradores apressar-se a comprar os uísques de A Guerra dos Tronos com o tema dos Reinos de Westeros? Perguntamos aos especialistas em uísque da Catawiki, Mark Dermul e Enrico Gaddoni.


Uísque de malte simples com o tema de A Guerra dos Tronos da Diageo

O que acha desta coleção?

Mark: “Para os apaixonados por uísque esta é uma coleção fascinante, porque algumas das garrafas (nem todas!) apresentam uma variação totalmente nova de Scotches adorados, como Lagavulin, Talisker ou Clynelish. Originalmente, o Glendullan apenas estava disponível nos Estados Unidos, mas agora chega também à Europa.

“Por outro lado, significa também que a Diageo conseguirá chegar a uma grande maioria de espetadores de A Guerra dos Tronos que ainda não são apreciadores de uísque. Esta interligação revelará os prazeres do uísque a muitos novos consumidores e quem sabe estes passem a preferir esta bebida a vodka ou a outras bebidas mais leves”.

Acha que se trata de uma situação única ou será que os uísques temáticos se vão tornar uma tendência?

Mark: “Se calhar já é uma tendência? Há alguns anos, foi criada uma edição Blade Runner do Johnnie Walker, que foi muito famosa. A julgar pelo sucesso da série [A Guerra dos Tronos], faria sentido em termos empresariais explorar outras combinações possíveis entre o uísque e a cultura pop”.


House of Stark - Dalwhinnie Winter's Frost

Acha que esta é uma coleção coesa?

Mark: “Basta apenas um pouco de imaginação para associar o uísque à casa que representa. Por exemplo, faz sentido associar um Talisker à Casa Greyjoy. A Talisker é uma destilaria costeira da Ilha de Skye, enquanto a Casa Greyjoy é constituída por um povo que adora o Deus Afogado e que vive na costa das Ilhas de Ferro. Deste ponto de vista a coleção faz sentido.

E em termos de oportunidades de investimento?

Mark: “Os conjuntos da Guerra dos Tronos são extremamente populares, mas foram produzidos em grandes quantidades. Todavia, acredito que se tornarão conjuntos emblemáticos. Não existe referência a um “número de lote”, contudo é muito possível que no futuro sejam lançadas séries semelhantes (das mesmas destilarias e com as mesmas idades), mas com a indicação “lote 2” , “lote 3”, etc. Muito provavelmente os lotes seguintes terão um efeito positivo no valor dos lotes anteriores (para o investidor, porque para aqueles que efetivamente o pretendem beber será um efeito negativo)”.

E por último, e talvez a pergunta mais importante, os especialistas da Catawiki vão juntar os uísques de A Guerra dos Tronos às suas próprias coleções?

Mark: “Sim, na verdade já comprei dois conjuntos: um para experimentar e um para deixar guardado na coleção”.

Enrico: “Colecionar o uísque de A Guerra dos Tronos é, efetivamente, divertido, as diferentes etiquetas, edições, nomes... são todos bastante apelativos de diversas formas. Mas acho que é inteligente comprar aquilo que gostamos ou aquilo que acreditamos que será um bom uísque para beber”.

 ____________________

Descubra mais uísque | A Guerra dos Tronos | guiões de filmes

Também poderá gostar destes artigos:

Crie a sua conta gratuita
Através da Catawiki poderá vender os seus objetos especiais a licitantes de todo o mundo! Preencha os seus dados pessoais para iniciar o seu registo de vendedor.
Share this article
Close Created with Sketch.
Ainda não está registado?
Ao criar a sua conta gratuita na Catawiki, poderá licitar num dos 75 000 objetos especiais que temos para leilão todas as semanas.
Registe-se agora