Objectos excepcionais

Escolhas do especialista: Eric Toonen seleciona os destaques dos leilões de moedas e notas desta semana

Escrito por Thomas | 20 de fevereiro

Na nossa secção dedicada às escolhas dos nossos especialistas, um dos nossos especialistas partilha os seus artigos favoritos atualmente para leilão. Esta semana, o nosso especialista em moedas, Eric Toonen, seleciona vários artigos excecionais dos nossos leilões de moedas e notas especialmente para si.


1. Portugal - D. Maria II (1834-1853) - 2500 reis 1851 - Ouro

Houveram muitas mudanças importantes durante o reinado da primeira rainha constitucional de Portugal, D. Maria II. Ela governou o Reino de Portugal após um período conturbado devido às invasões francesas. Durante o seu reinado, a corte instalou-se no Brasil e o Brasil tornou-se independente. Em Portugal, a Guerra Civil eclodiu entre liberais e absolutistas e o país adotou o sistema decimal durante este período. Esta ‘meia coroa’ de 2500 reis representa o emblema da primeira cunhagem deste período. Pode encontrar uma destas moedas, num estado de conservação acima da média, no leilão de moedas portuguesas desta semana.


2. Itália - 80 liras 1821 - Turim - Vittorio Emanuele I - Ouro

Vittorio Emanuele I retomou o trono da Sardenha após a derrota de Napoleão em 1815. O sistema decimal tinha acabado de ser introduzido na Sardenha e houve uma nova cunhagem com base nele. O leilão de moedas italianas exclusivas desta semana tem uma deslumbrante moeda de 80 liras que foi cunhada durante esse período. A moeda ainda está num estado extremamente bom e é uma das poucas moedas que resta das 965 que foram originalmente produzidas.


3. Portugal - 500 escudos 1929 - Pick 141

D. Pedro de Sousa Holstein foi o primeiro duque do Faial e Palmella entre 1781 e 1850. Ele também foi o primeiro primeiro-ministro oficial de Portugal e foi considerado um dos mais importantes diplomatas e estadistas portugueses do seu tempo. Esta rara nota de 500 escudos de 1929 mostra o retrato deste famoso duque. Pode encontrar esta nota e muitas outras notas raras no leilão de notas (Portugal e colónias) desta semana.


4. Holanda - 3 florins - 1824 Guilherme I - Prata

Sabia que a maior moeda que foi cunhada na Holanda não é a de 2½ florins, mas a de 3 florins? Estas moedas invulgarmente grandes foram cunhadas entre 1817 e 1832. Elas têm um diâmetro de 40 milímetros e pesam cerca de 32,298 gramas. O nosso leilão de moedas holandesas e belgas (seleção exclusiva) tem uma destas moedas de 3 florins num estado XF/UNC.


5. Império Romano - AV Aureus, Gallienus (253-268 d.C.) - Ouro

Um dos destaques do leilão de moedas antigas exclusivas desta semana é esta Aureus de Gallienus (253-268 d.C.) que foi cunhada em Roma em 253-254 d.C.. O anverso desta moeda mostra um lindo laureado e o busto de Gallienus com armadura, juntamente com a legenda 'IMP C P LIC GALLIENVS AVG' ou 'Imperator Caesar Publius Licinius Gallienus Augustus'. O reverso desta Aureus apresenta a legenda 'IOVI CONSERVA' ou 'Iovi Conservatori a Júpiter o Protetor'. O reverso também mostra Júpiter de pé à esquerda enquanto segura um raio e o ceptro. Esta rara emissão em ouro do século III está num estado gVF e para obter mais informação pode consultar: C 350; RIC 76; Calicó 3515.

____________________ 
Descubra mais moedas | notas

 
Também poderá gostar destes artigos:



Crie a sua conta gratuita
Através da Catawiki poderá vender os seus objetos especiais a licitantes de todo o mundo! Preencha os seus dados pessoais para iniciar o seu registo de vendedor.
Share this article
Close Created with Sketch.
Ainda não está registado?
Ao criar a sua conta gratuita na Catawiki, poderá licitar num dos 75 000 objetos especiais que temos para leilão todas as semanas.
Registe-se agora