Conselhos de especialistas

À conversa com um especialista: Porque se Colecionam Certificados de Obrigações e Ações?

Por Simone | 31 de Janeiro de 2019

Na nossa rubrica “À conversa com um especialista” passamos a palavra aos nossos especialistas para debaterem um tema relacionado com as respetivas áreas de especialidade. Nesta edição, o especialista de curiosidades Roger Schreutelkamp discute a escripofilia: o estudo e a coleção de certificados de ações e obrigações. Quando começou a escripofilia e qual a razão subjacente à coleção de antigos certificados de ações? Roger explica.

O início da escripofilia

Dizem que corretor R. M. Smythe da bolsa de Nova Iorque lançou as bases para a escripofilia já na década de 1920, mesmo tendo levados algumas outras décadas a implantar-se; na década de 1970 foi oficialmente reconhecida como um hobby e é hoje em dia um mercado de colecionadores mundial com procura significativa por obrigações e ações significativas.

Porquê colecionar obrigações e ações?

Milhares de colecionadores em todo o mundo procuram ações e obrigações escassas, raras e famosas. Não apenas como um hobby, muitas vezes a escripofilia é também considerada uma oportunidade de bom investimento, talvez devido à beleza das ações e títulos mais antigos, impressos em várias cores com bonitos padrões e gravuras ornamentadas.

Mas além dos aspectos decorativos, o principal critério é certamente a importância histórica dos certificados de ações antigos. Cada certificado representa um pequeno fragmento de história da empresa e dos seus negócios. Enquanto algumas empresas se tornaram muito bem-sucedidas, outros falharam após um curto período de tempo, tendo sido mesmo alvo de escândalos ou fraudes. Algumas empresas foram adquiridas e fundiram-se com outras para formar uma maior – enquanto outras indústrias foram bem-sucedidas apenas até serem substituídas pelas novas tecnologias.

Apenas pelos autógrafos

Alguns colecionadores de autógrafos podem também ser encontrados entre os escripofilistas. Alguns empresários, como John D. Rockefeller, fizeram uma verdadeira fortuna e tornaram-se mundialmente famosos, mas também "grandes nomes" como Albert Einstein, ocasionalmente, terão investido na bolsa, havendo uma variedade muito interessante de testemunhas da história financeira.

Tudo online

Hoje em dia, cada vez mais ações e obrigações são emitidos eletronicamente – uma vez que já não é viável manusear certificados de papel num mundo de corretagem online e num cenário de sistemas de negociação de altíssima frequência. Eis então outra boa razão para apreciar estas pequenas obras de arte do passado.

____________________

Saiba mais sobre as ações e obrigações que temos disponíveis para si esta semana.

Descubra mais curio | ações e obrigações | escripofilia

Também poderá gostar destes artigos:



Crie a sua conta gratuita
Através da Catawiki poderá vender os seus objetos especiais a licitantes de todo o mundo! Preencha os seus dados pessoais para iniciar o seu registo de vendedor.
Share this article
Close Created with Sketch.
Ainda não está registado?
Ao criar a sua conta gratuita na Catawiki, poderá licitar num dos 75 000 objetos especiais que temos para leilão todas as semanas.
Registe-se agora