Objectos excepcionais

Escolhas do especialista: Jacques Pels seleciona os destaques dos leilões de banda desenhada desta semana

Escrito por Thomas | 1 de fevereiro de 2019

Na nossa secção dedicada às escolhas dos nossos especialistas, um dos nossos especialistas partilha os seus artigos favoritos atualmente para leilão. Esta semana, o nosso especialista em banda desenhada, Jacques Pels, seleciona vários artigos excecionais dos nossos leilões de banda desenhada. Esperamos que goste!


1. Kuifje/Tintin – “Le Crabe aux pinces d'or” - Versão búlgara -Capa dura - Primeira edição - (1993)

Sabia que as histórias de Tintin foram publicadas em mais de 90 línguas? No entanto, alguns países apenas traduziram alguns livros de Tintim. Na Bulgária, lançaram apenas um livro, em 1993. A editora Casterman não ficou satisfeita com a qualidade da impressão do livro de banda desenhada e por isso rescindiu o contrato com a Bulgária. Foram produzidos poucos exemplares deste livro, por isso é pouco provável que já tenha visto esta edição búlgara antes. Agora, pode encontrar um exemplar deste livro extremamente raro no leilão Hergé/Tintin desta semana!


2. Trigië 14 – “The Fiendish Experiment/De Gestolen Formule” - Página original a cores (página 14) - (1972)

Ao observar esta bonita e detalhada obra de Don Lawrence é quase uma pena a inclusão de balões de fala. A décima-quarta página original de “The Fiendish Experiment” é uma obra extraordinária e apresenta o estilo único de Lawrence. Encontrará esta página original, e muitas outras, no leilão de pranchas originais de banda desenhada desta semana.


3. Gil Jourdan 4 – “Les Cargos du crepuscule” - Primeira edição – França - (1961)

Gil Jourdan é um dos maiores clássicos da escola de Marcinelle. Os cartunistas que utilizavam este estilo caricatural típico, geralmente, desenhavam personagens com narizes grandes e muitas vezes convergiam na expressão do movimento. Maurice Tillieux, o criador de Gil Jourdan, é conhecido pela eficácia do seu estilo de desenho e pela criação de cenários engenhosos nos quais o mistério se alia ao humor. O seu quarto livro, “Les Cargos du crépuscule”, é uma verdadeira obra de arte! No leilão de banda desenhada francesa desta semana encontra-se uma primeira edição deste livro, de 1961.


4. Spirou et Fantasio – “Spirou Mecanica” - EO – França - (1994)

No leilão de artistas e séries especiais da semana encontra-se este raro portfólio de André Franquin. Foi editado pela Champaka e inclui oito serigrafias de Spirit et Fantasio. Cada serigrafia representa uma cena emblemática desta popular série que foi criada entre os anos 50 e 60. Em 1994, foram produzidos apenas 275 exemplares destas bonitas peças para o mercado francês.


5. Isabelle Avondrood - Série completa (1-10) - Capa dura – Holanda - (1976/2017)

A série completa de capa dura de Isabelle Avondrood (Adèle Blanc-Sec) do artista francês Jacques Tardi encontra-se atualmente no leilão de banda desenhada holandesa. O enredo desta série passa-se no início do século XX, em Paris, onde a heroína se depara com acontecimentos sobrenaturais. Esta é uma excelente oportunidade de adquirir a série completa numa edição de luxo. 


____________________

Também poderá gostar destes artigos:




Crie a sua conta gratuita
Através da Catawiki poderá vender os seus objetos especiais a licitantes de todo o mundo! Preencha os seus dados pessoais para iniciar o seu registo de vendedor.
Share this article
Close Created with Sketch.
Ainda não está registado?
Ao criar a sua conta gratuita na Catawiki, poderá licitar num dos 75 000 objetos especiais que temos para leilão todas as semanas.
Registe-se agora