Otras historias

À conversa com um especialista: a história da porcelana azul

Por Simone | 15 de janeiro de 2018

Na nossa rubrica “À conversa com um especialista” passamos a palavra aos nossos especialistas para debaterem um tema na sua área de especialidade. Tendo por base a “Blue Monday”, a nossa especialista em arte asiática Cristina Ortega fala-nos um pouco sobre a história da porcelana azul.

Flores azuis

A porcelana azul e branca tem o nome de “Qinghua” em chinês, que significa flores azuis, uma referência às flores que simbolizam o budismo. A sua origem remonta há cerca de 1000 anos atrás e é a porcelana mais conhecida da China, existindo em todo o mundo.


Esta porcelana é decorada sob o vidrado com um pigmento azul chamado cobalto. O cobalto é aplicado na porcelana e, em seguida, é cozido a 1200º com o esmalte. É por isso que o chamamos de “azul disfarçado”. O resultado é uma incrível cor profunda, que não desvanece com o tempo e continuar a estar quase perfeita ao fim de séculos.

A tecnologia não foi aperfeiçoada até à Dinastia Yuan (1279-1368) e é o resultado de intercâmbios culturais. Durante esse período, os muçulmanos vindos da Pérsia estabeleceram locais de comércio na China e importaram óxido de cobalto. O azul era uma das cores favoritas dos muçulmanos, por simbolizar “o tesouro no deserto” - água. Durante a Dinastia Ming (1368-1644), a porcelana azul e branca tornou-se a principal porcelana e atingiu o seu auge durante o reinado do Imperador Kangxi (1661-1722).


A porcelana azul era utilizada nos mercados locais com diversas formas, como este recipiente empilhável para alimentos (esquerda) ou este suporte para chapéus (direita).

Também foi utilizada nas exportações para o Médio Oriente e o sudeste asiático, como estas tigelas fabricadas na China para o tribunal vietnamita em Hué. A Europa foi o principal mercado de exportação para a porcelana azul desde o início da sua produção, com muitas peças importadas durante o século XVII, como esta tigela, e ao longo de todo o século XVIII, com milhares de peças importadas, não apenas para serem utilizadas, mas também para decoração.


Na Europa, no século XVIII, a tecnologia para fazer porcelana estava estagnada. Os primeiros exemplares de porcelana remontam ao início do século XVIII na Saxónia e a 1753 em França. Apesar de atualmente utilizarmos porcelana todos os dias quando bebemos o nosso café, naquela época era um artigo de luxo apenas concedido à nobreza.

Sobre Cristina Ortega

Cristina apaixonou-se por arte asiática quando tinha apenas nove anos, ao visitar Chinatown em São Francisco. Desde então, teve sempre um interesse nesta área e abriu a sua própria loja assim que lhe foi possível, tinha na altura 20 anos, para vender arte em geral e continuar a estudar.

____________________  

Encontre estes artigos e muitos outros no nosso leilão de antiguidades asiáticas Blue Monday.

Descubra mais antiguidades asiáticas | arte e objetos asiáticos exclusivos | curiosidades asiáticas

Também poderá gostar destes artigos:



Crie a sua conta gratuita
Através da Catawiki poderá vender os seus objetos especiais a licitantes de todo o mundo! Preencha os seus dados pessoais para iniciar o seu registo de vendedor.
Share this article
Close Created with Sketch.
Ainda não está registado?
Ao criar a sua conta gratuita na Catawiki, poderá licitar num dos 75 000 objetos especiais que temos para leilão todas as semanas.
Registe-se agora