Objectos excepcionais

Escolhas do especialista: Daniel Heikens partilha as suas fotografias favoritas esta semana

Por Simone | 20 de dezembro de 2018

Na nossa secção dedicada às escolhas dos nossos especialistas, um dos nossos especialistas revela-nos quais são os seus artigos favoritos no leilão. Esta semana, o especialista em fotografia Daniel Heikens partilha cinco destaques do nosso leilão de fotografia do fim do ano, apresentando alguns dos artistas mais incríveis da história da fotografia.


“Neste leilão, apresentamos-lhe as nossas melhores escolhas deste trimestre, para acabarmos o ano em grande. Com fotografias originais, do início do modernismo e do humanismo até à fotografia contemporânea chinesa, temos a escolha perfeita para a sua sala.” - Daniel Heikens

1. William Klein (1928-) - Pont Alexandre III et Marines, Paris (Vogue), 1960

Impressão em gelatina de prata assinada, impresso mais tarde. Tamanho 20,5 x 30,3 cm | Proveniência: Howard Greenberg, Nova Iorque, Sotheby’s Amesterdão, Coleção particular

William Klein teve um grande impacto na fotografia de moda. Quando trabalhava para a Vogue, Klein fez esta imagem da moda de alta-costura parisiense com o seu típico toque.

2. Leni Riefenstahl (1902-2003) - Liebestanz, Nuba, 1975

Impressão Lambda assinada, impresso em 2001 numa edição de 10. Tamanho: 190 x 128 cm

Tendo sido ignorada após a sua controversa associação com a produção do filme do terceiro Reich, Riefenstahl ressuscitou a sua carreira com a série sobre a tribo sudanesa Nuba. Esta fotografia é uma das melhores nesta série.

3. Hendrik Kerstens (1956-) - Curl, 2009

Impressão cromogénica assinada, impresso em 2010 numa edição de 5. 150 x 120 cm

Hendrik Kerstens mistura a sua vida pessoal com a fotografia e a longa tradição dos pintores holandeses neste retrato icónico que fez da sua filha Paula em 2009. Os seus trabalhos podem ser encontrados nas coleções do The Sir Elton John Photography Collection (Londres, Reino Unido), do Museu de arte fotográfica MoPa (San Diego, EUA) e do Museu de Fotografia (Haia, Holanda), entre outros.

4. Herb Ritts (1952-2002) - “Djimon with Octopus”, Hollywood, 1989

Impressão em gelatina de prata assinada e em alto-relevo numa edição de 25. Tamanho da imagem: 43,8 x 38,2 cm.

Esta fotografia mostra um torso masculino nu com um polvo na cabeça e foi feita durante o auge da carreira de Ritts.

5. Ruud van Empel (1958-) - Study in Green #16, 2004

Impressão cibachrome assinada em dibond numa edição de 7. 59 x 42 cm

Famoso pelas suas construções fotográficas, esta fotografia é um bom exemplo das suas obras. Os seus trabalhos podem ser encontrados em muitas coleções internacionais, incluindo as do Rijksmuseum em Amesterdão e do George Eastman House em Rochester (Nova Iorque, EUA).

____________________

Encontre estas e mais incríveis fotografias no nosso leilão de fotografia do fim do ano de 21 a 30 de dezembro de 2018.

Descubra mais fotografia | impressões | fotos de imprensa

Também poderá gostar destes artigos:

Crie a sua conta gratuita
Através da Catawiki poderá vender os seus objetos especiais a licitantes de todo o mundo! Preencha os seus dados pessoais para iniciar o seu registo de vendedor.
Share this article
Close Created with Sketch.
Ainda não está registado?
Ao criar a sua conta gratuita na Catawiki, poderá licitar num dos 75 000 objetos especiais que temos para leilão todas as semanas.
Registe-se agora