Objectos excepcionais

Escolhas do especialista: Eric Toonen seleciona os destaques dos leilões de moedas e notas desta semana

Escrito por Thomas | 12 de dezembro de 2018

Na nossa secção dedicada às escolhas dos nossos especialistas, um dos nossos especialistas partilha os seus artigos favoritos atualmente para leilão. Esta semana, o nosso especialista em moedas, Eric Toonen, seleciona vários artigos excecionais dos nossos leilões de moedas e notas. Esperamos que goste!


1. Palestina - 500 Mils 1939 - Pick 6c


A libra da palestina foi a moeda do Mandato Britânico da Palestina entre 1927 e 1948. Também foi a moeda utilizada no Estado de Israel entre 1948 e 1952, antes de ser substituída pela lira israelense. A libra palestina foi dividida em 1000 mils e 1000 prutot em Israel, a partir de 1949. A libra palestina foi também a moeda da Transjordânia até 1949, quando foi substituída pelo dinar jordaniano. A moeda ainda foi utilizada durante a governação da Cisjordânia pela Jordânia, até 1950. No leilão de notas desta semana, pode encontrar esta rara 500 mils da Palestina, que foi emitida em 1939.



2. Portugal - Monarquia - D. Maria II (1834-1853) - Pataco (40 réis) 1833 - Lóios - Porto - Rara - Cobre


Após o cerco do Porto, durante a vingança liberal em 1833 quando D. Maria II reinava, foi necessário mudar a casa da moeda para o convento de Santo Elói, também conhecido como o Lóios, onde a cunhagem de moedas foi bastante reduzida. Quando estas moedas foram introduzidas pela primeira vez, havia o medo de não serem aceites pelo público. Para garantir a autenticidade e a circulação destas novas moedas, foram publicadas várias explicações públicas a descrever a autenticidade destas moedas. No leilão de moedas portuguesas desta semana, pode encontrar este raro Pataco (40 réis) de 1833.



3. Holanda - 10 florins 1840/37 com sobreposição - Guilherme I da Holanda - Ouro


Sabia que a moeda de 10 florins de 1840 tem uma variedade feita a partir da de 10 florins de 1837? A principal marca da cunhagem mudou, mas ficaram vestígios da anterior marca Torch. Pode agora encontrar esta rara variedade no leilão de moedas holandesas e belgas exclusivas desta semana.



4.  Império Romano - Tremissis, Élia Pulquéria (414 - 453 d.C.) Constaninopla - Ouro


Um dos destaques do leilão de moedas antigas exclusivas desta semana é esta Tremissis em ouro de Élia Pulquéria, que era irmã de Teodósio II (402-450 d.C.) e filha de Arcádio. Élia Pulquéria foi proclamada augusta em 414 d.C. e governou como guardiã do seu irmão mais novo, Teodósio II. O anverso desta Tremissis mostra o seu busto drapeado e coroado, juntamente com a legenda “AEL PVLCHERIA AVG” (Augusta Élia Pulquéria). O reverso mostra a legenda “CONOB✱” (Constantinopoli Obryzum, ou Constantinopla, 1/72 libra de ouro puro) e uma cruz pátea latina dentro de uma coroa de flores. Esta Tremissis é um tipo raro, especialmente com esta classificação EF.


5. Leilão de moedas da Casa de Bourbon (Nápoles e Sicília)


Esta semana vai poder explorar um leilão temático especial dedicado à Casa de Bourbon, a casa real que governou Nápoles e a Sicília durante mais de um século. Neste leilão, pode encontrar muitas moedas de elevada qualidade e algumas peças extremamente raras. Entre estas está uma deslumbrante 10 grani sicilianos de 1836, das quais apenas existem atualmente dez exemplares em todo o mundo!


____________________

Descubra mais moedas | notas

Também poderá gostar destes artigos:








Crie a sua conta gratuita
Através da Catawiki poderá vender os seus objetos especiais a licitantes de todo o mundo! Preencha os seus dados pessoais para iniciar o seu registo de vendedor.
Share this article
Close Created with Sketch.
Ainda não está registado?
Ao criar a sua conta gratuita na Catawiki, poderá licitar num dos 75 000 objetos especiais que temos para leilão todas as semanas.
Registe-se agora