Objectos excepcionais

Escolhas do especialista: Ugo Leca seleciona os destaques do leilão de moedas e notas desta semana

Por Thomas | 16 de outubro de 2018

Na nossa secção dedicada às escolhas dos nossos especialistas, um dos nossos especialistas partilha os seus artigos favoritos atualmente para leilão. Esta semana, o nosso especialista em moedas, Ugo Leca, seleciona quatro artigos excecionais dos nossos leilões de moedas e notas. Esperamos que goste!

1. Espanha - Fernando VII (1813-1833) 8 reais - Lima, avaliador J.P 1809. Busto indígena. Raro - Prata

Esta moeda de 8 reais remonta ao período da invasão napoleónica de Espanha. Nessa época, as casas da moeda na América não conheciam o retrato oficial do rei, pelo que durante o reinado de Fernando VII foram gravados muitos bustos diferentes. Os bustos imaginários no México, os bustos idealizados em Sevilha e os indígenas em Lima.


2. Jugoslávia - 1, 5, 10, 20, 50, 100, 500 e 1000 dinares 1944 - Seleção 48, 49, 50, 51, 52, 53, 54 e 55 - ESPÉCIME

Durante a libertação da Jugoslávia, foi emitida a primeira emissão da República da Jugoslávia. Estas notas foram emitidas por ordem de Tito e foram preparadas em Moscovo. Todas as denominações têm as mesmas vinhetas, mas a nota de 500 dinares provém de uma emissão mais tardia e está assinada e datada de 1945. Este conjunto é composto por raros espécimes dessas notas.

3. Itália - República de Veneza - Soldino 1368-1382 - Prata



As moedas da Sereníssima República de Veneza mostram sempre o leão do apóstolo São Marcos, a segurar uma Bíblia com a sua pata. Este soldino não é diferente e mostra o leão num dos lados e o Doge, chefe de estado, no outro.



4. China - Jiang Nan - 1 dólar (yuan), Kuang Hsu, Ano JiaChen (1904) - Prata


No leilão de moedas da China e Ásia Oriental desta semana encontrará quatro dólares de prata chineses com um dragão em excelente estado. Em 1889, o governador geral das províncias de Kwang Tung e Kwang Si, Zhang Zhidong, mandou cunhar os primeiros dólares de prata com um dragão do Império Chinês na casa da moeda provincial de Kwang Tung. Este tipo de moeda tornou-se muito popular e não demorou muito tempo até que outras províncias na China começassem a cunhar dólares de prata no mesmo peso, mas com um dragão diferente. Até 1911, o desenho do dólar de prata foi unificado pela lei da reforma monetária do governo Qing.

____________________

Todas estas moedas fazem parte do leilão de moedas e notas desta semana, que terminará a partir de 18 de outubro.

Descubra mais moedas | notas

Também poderá gostar destes artigos: 


Crie a sua conta gratuita
Através da Catawiki poderá vender os seus objetos especiais a licitantes de todo o mundo! Preencha os seus dados pessoais para iniciar o seu registo de vendedor.
Share this article
Close Created with Sketch.
Ainda não está registado?
Ao criar a sua conta gratuita na Catawiki, poderá licitar num dos 75 000 objetos especiais que temos para leilão todas as semanas.
Registe-se agora