Leilões especiais

Como determinar o valor dos seus globos antigos

Escrito por Irene

Os globos antigos têm algo de místico: fazem-nos lembrar os tempos antigos, quando estavam ainda por descobrir várias partes do mundo. Consegue imaginar o que significaria, no século XVIII, um globo para um viajante ou para um cientista? Talvez esteja mais interessado em descobrir quanto pode vale o globo que tem na sua secretaria. Em colaboração com o nosso especialista, Roger Schreutelkamp, partilhamos alguns fatores a ter em conta para determinar o valor do seu globo antigo.

Fator 1: Autenticidade

A melhor forma de descobrir se o seu globo é único e antigo ou se é uma reprodução em massa é consultar um especialista. Mas existem formas para que possa ter uma ideia relativamente à autenticidade do mesmo. Por exemplo, os globos anteriores a meados do século XVIII são impressos em papel vergé que apresenta linhas verticais e horizontais quando segura o papel em contraluz. A maioria dos globos impressos a cores antes do final do século XIX foi impressa à mão com tinta de aguarela e resulta de um processo de impressão tradicional como a gravura. Uma lupa pode ajudá-lo a identificar fotorreproduções, o que corresponde a uma matriz de pequenos pontos. No século XIX e início do século XX, foram efetuadas novas versões das placas originais de gravação e gravura, quando estas começaram a apresentar desgaste. Estas novas versões, tal como acontece com as reproduções, também podem ser valiosas, embora não tanto como as originais.

Fator 2: Interesse decorativo

Visto que os globos são, simultaneamente, interessantes em termos históricos e altamente decorativos, o aspeto do globo contribui muito para o seu valor. Este globo de 1890, de Alfonso Nicolas Lebegue, por exemplo, foi vendido em leilão na Catawiki por 420€, não apenas pelo seu valor histórico, mas também pelo seu bonito suporte metálico. E o interesse decorativo deste globo barroco italiano de 1950-1959 é o motivo pelo qual foi vendido por 500€.

Fator 3: Idade

Os globos terrestres mais antigos remontam há 500 anos, altura em que ainda se acreditava que a terra era o centro do universo. No entanto, a maioria dos globos antigos que se encontra atualmente é um pouco mais recente. A idade pode ter grande influência no valor do globo: enquanto um globo de 75 cm, em bom estado, das décadas de 1930-1950 pode chegar a valer mil euros, um pequeno globo de finais do século XVIII pode valer cinco vezes mais.

Terá de recorrer a um especialista para saber a data do seu globo, mas observar de perto os mapas poderá dar-lhe uma boa ideia da idade do mesmo. Por exemplo, um globo produzido antes de 1867 apresentará o território russo no local onde atualmente encontramos o Alasca. E poderá encontrar Constantinopla no seu globo caso este tenha sido produzido antes de 1930, altura em que o nome da cidade foi alterado para Istambul.

Fator 4: Estado

Tal como acontece com todos os objetos antigos, o estado desempenha um fator importante para o valor: quanto melhor for o seu estado, mais valor terá o globo (se todos os outros fatores forem equivalentes). No entanto, embora algumas pessoas prefiram um globo restaurado (se tiver sido adequadamente restaurado), outros preferem um globo “intacto”, para preservar a originalidade.

____________________

Para muitos, os globos são os melhores mapas do mundo. Estes garantem dados importantes sobre um período de tempo muito diferente daquele em que agora vivemos e são altamente decorativos. Está curioso para saber quanto vale o seu globo antigo? Registe-se aqui, consulte os nossos especialistas e coloque o seu globo em leilão. Se estiver interessado em colecionar mais globos, pode visitar o nosso leilão de globos.

Descubra mais globos | curiosidades | antiguidades

Também poderá gostar destes artigos: 

Crie a sua conta gratuita
Através da Catawiki poderá vender os seus objetos especiais a licitantes de todo o mundo! Preencha os seus dados pessoais para iniciar o seu registo de vendedor.
Share this article
Close Created with Sketch.
Ainda não está registado?
Ao criar a sua conta gratuita na Catawiki, poderá licitar num dos 75 000 objetos especiais que temos para leilão todas as semanas.
Registe-se agora