Objectos excepcionais

Escolha dos especialistas: Cristina Ortega seleciona os melhores objetos de jade do leilão do Museu JunLing

Por Cristina Ortega | 14 de setembro de 2018

Na nossa secção dedicada às escolhas dos nossos especialistas, um dos nossos especialistas revela-nos quais são os seus artigos favoritos no leilão. Esta semana, a nossa especialista em arte e objetos asiáticos, Cristina Ortega, seleciona 5 artigos do nosso leilão especial do Museu JunLing (14 a 29 de setembro).



1. Pendente de jadeíte (conjunto: 2 peças) - Jadeíte gelo floral

A textura desta jadeíte é delicada e cristalina. Tem um qilin (uma criatura mítica asiática) esculpido no centro. Na cultura chinesa, o qilin tem um significado auspicioso, pelo que este tipo de pendente é frequentemente considerado um amuleto da sorte.

2. Minério de jade hetiana - Jade verde

A jade hetiana apenas existe em Xinjiang, na China, sendo considerada a melhor das famosas quatro categorias de jade. É um dos tesouros nacionais mais importantes da China e existe a crença de que a jade hetiana pode aumentar as energias positivas. É atualmente difícil encontrar uma jade hetiana deste tamanho para venda.

Esquerda: Pendente de jadeíte | Direita: Minério de jade hetiana

3. Pulseira de jade hetiana - Jade branca de excelente qualidade

Esta pulseira é feita de jade branca da melhor qualidade, sendo conhecida pelo nome “fine white tallow jade”, querendo dizer que parece ser tão branca e oleosa como o sebo das ovelhas. A jade branca também está no topo da classificação da categoria da nefrite.

4. Serviço de chá de jade hetiana - Jade verde

O bule foi esculpido a partir de uma única peça de jade, não foi utilizada qualquer cola. As chávenas são tão finas que a luz passa através delas, mostrando a sua clareza e pureza.

Esquerda: Pulseira de jade hetiana | Direita: Serviço de chá de jade hetiana


5. Estátua do Buda de jade hetiana - Jade verde

Esta estátua foi feita à mão há muitos anos na China pelos antigos artesãos. É impossível imaginar o tempo que demora a terminar uma obra de arte destas. Mostra a delicadeza e serenidade do Buda. Atualmente, artesãos com este nível de perícia estão quase extintos.

Estátua do Buda de jade hetiana

Sobre o Museu JunLing

O Museu JunLing é um museu de tesouros raros e privados com sede em Taiwan. Ambiciona combinar a beleza da cultura tradicional chinesa com a arte moderna. É a coleção privada de Yao-xing Yeh, composta pelos tesouros que ele reuniu ao longo dos anos. Em 2016, a filha do Sr. Yeh, Jocelyne, decidiu realizar o sonho que o pai tinha de partilhar a sua coleção com o público e começou a planear a abertura de um museu, o que se tornou uma realidade em 2018.

____________________

O leilão do Museu JunLing começa a 14 de setembro e irá decorrer até 29 de setembro de 2018.

Descubra mais jade | dzi | esmeralda

Também poderá gostar destes artigos:

Crie a sua conta na Catawiki de forma gratuita

Na Catawiki, ficará surpreso todas as semanas com a seleção impressionante de objetos especiais que temos para oferecer. Inscreva-se ainda hoje e explore os nossos leilões semanais com curadoria da nossa equipa de especialistas.

Criar uma conta
Share this article
Close Created with Sketch.
Ainda não está registado?
Ao criar a sua conta gratuita na Catawiki, poderá licitar num dos 50 000 objetos especiais que temos para leilão todas as semanas.
Registar agora!