Otras historias

À conversa com um especialista: como começar e expandir rapidamente a sua coleção de arte do Mundo Antigo

Escrito por Peter Reynaers | 10 de setembro de 2018

Na nossa rubrica “À conversa com um especialista” passamos a palavra aos nossos especialistas para debaterem um tema sobre as respetivas áreas de especialidade. Nesta edição, o nosso especialista em arqueologia, Peter Reynaers, revela como os novos e jovens colecionadores podem começar e expandir as suas coleções de tesouros do Mundo Antigo.

___________________

Os novos e jovens colecionadores estão sempre ansiosos por ter uma coleção considerável, não só para aprender coisas novas, mas também para mostrar aos amigos. Felizmente, temos uma grande variedade de artigos na Catawiki, para todos os orçamentos, para que possa expandir rapidamente a sua coleção. Os nossos especialistas têm um olho apurado e examinam cuidadosamente todos os artigos colocados para leilão. Por isso, até as obras de arte mais pequenas ou os utensílios que os nossos antepassados utilizavam nas suas tarefas diárias cumprem as regras de qualidade e originalidade.


Uma bela coleção de ferramentas de pedra do Neolítico Europeu (5000 - 2000 A.C.) - um machado, uma pedra de esmeril e cinco fusos de barro

Nos nossos leilões, pode obter uma excelente peça por apenas umas poucas dezenas de euros. Isto faz com que os novos e jovens colecionadores tenham a oportunidade de aprender com peças reais, sem pagarem somas avultadas para terem algo do Mundo Antigo. E além destes colecionadores aprenderem mais sobre o Mundo Antigo, também têm a oportunidade de tocar e apreciar peças antigas incríveis.

Shabti azul turquesa com uma peruca preta com três partes e uma barba preta; coluna frontal com hieróglifos. Egito, cerca de 640 A.C.

Por vezes surge um fragmento de um papiro, dando-lhe aquela sensação de estar sentado ao lado de um antigo egípcio que está a escrever a lista de compras da mercearia antes de ir ao mercado. Ou que tal uma máscara antiga de múmia em madeira? Pode ser sua... e levá-lo de volta ao seu mundo imaginário de um pequeno Indiana Jones, mas desta vez é algo real!


Máscara de sarcófago em madeira do Antigo Egito, séculos VI-IV A.C.

Todas as semanas existem lotes com várias fíbulas romanas antigas ou anéis de bronze e com eles vai poder aprender tudo sobre a pátina verde do bronze antigo ou como era fundido o bronze no Mundo Antigo.


Utensílios em ferro para fazer fogo da Roma Antiga, séculos II-III D.C.

Tesouros, como vidros romanos, também podem ser encontrados nos nossos leilões. Estes vidros eram habitualmente produzidos para conter óleos preciosos e perfumes que vinham das margens do Nilo e eram exportados para todo o mundo que se conhecia na época, desde as províncias da então Germânia até às margens do rio Indo.


Pequeno balsamário de vidro romano antigo, muito bem conservado, séculos IV-VI D.C.

Pequenos objetos de cerâmica usados pelos legionários romanos. Eram as suas armas (lanças, setas, pequenos punhais) e mostram-nos o lado mais difícil do quotidiano daquela época, quando tinham que perseguir animais para arranjar comida e que lutar para preservar o seu estilo de vida, quer estivessem no lado romano ou celta da história.


Setas pré-históricas trilobadas,  século II A.C. - século I D.C.

Aqui estão as minhas 5 melhores dicas para ajudar os novos e jovens colecionadores a expandir as suas coleções.

1. Explorar os nossos leilões

Terá a oportunidade de aprender, obter objetos excecionais por um preço acessível e tocar esses objetos, para que possa apreciar e ficar a conhecer melhor as peças antigas. E, mais importante ainda, descobrir aquilo de que gosta mais e definir o seu gosto pessoal.

2. Visitar feiras de arte conceituadas

Numa feira irá ver as melhores peças e aprenderá a ficar com o olho apurado para os artigos de qualidade. É importante que seja capaz de reconhecer a beleza, mesmo que seja apenas um pequeno objeto de vidro, para quando tivermos um nos nossos leilões.

3. Visitar várias galerias

Aprenda com todos os que estão envolvidos neste mercado. Estas pessoas são especialistas na área e começaram a sua aventura da mesma forma que o leitor: comprando, observando, comparando e lendo. Por isso, irão dar-lhe conselhos importantes sobre como identificar uma boa peça e o respetivo significado para os povos do Mundo Antigo.

4. Apoiar e visitar os museus perto de si

A maioria dos museus mantém uma coleção clássica de peças do Mundo Antigo. Embora através de uma vitrine, ainda poderá ver e aprender, embora sem tocar.

5. Comprar o melhor que poder pagar

Esta última dica não precisa de muitas explicações. Quanto melhor for uma peça, mais aumentará o seu valor ao longo do tempo. Mas independentemente do que acabar por comprar, as seguintes palavras, embora óbvias, são verdadeiras: “confie no seu instinto e encontre algo que seja especial para si.”

____________________

Aproveite esta oportunidade exclusiva para pôr as mãos num objeto excecional que algures no tempo foi usado ou acarinhado por um antigo egípcio, grego, romano ou celta, ou uma outra pessoa destes tempos antigos. Visite os nossos leilões de arqueologia e descobre aquela peça que vai ser especial para si. Se estiver interessado em se tornar um dos nossos vendedores, o registo é gratuito e simples. Com uma audiência internacional, a Catawiki é a plataforma ideal para vender os seus objetos especiais.

Descubra mais Antigos gregos | Antigos romanos | Antigos egípcios | Celtas

Também poderá gostar destes artigos:

Crie a sua conta gratuita
Através da Catawiki poderá vender os seus objetos especiais a licitantes de todo o mundo! Preencha os seus dados pessoais para iniciar o seu registo de vendedor.
Share this article
Close Created with Sketch.
Ainda não está registado?
Ao criar a sua conta gratuita na Catawiki, poderá licitar num dos 75 000 objetos especiais que temos para leilão todas as semanas.
Registe-se agora