Otras historias

Escolha dos especialistas: cartazes dos grandes transatlânticos do velho mundo

Por Arjan den Boer | 6 de setembro de 2018

Na nossa secção dedicada às escolhas dos nossos especialistas, um dos nossos especialistas revela-nos quais são os seus artigos favoritos no leilão. Esta semana, o nosso especialista em cartazes, Arjan den Boer, seleciona 5 cartazes do leilão de cartazes de navios (7 a 22 de setembro) que dão uma boa imagem dos grandes transatlânticos do velho mundo.


1. Wim ten Broek - Holland America Line - 1936


Provavelmente o mais famoso cartaz Art Deco holandês, este emblemático design promove o famoso Holland America Line que fazia a ligação entre Roterdão e Nova Iorque. Um design intemporal de Wim ten Broek (1905-1993), que claramente se inspirou nos cartazes do Cassandre, com linhas diagonais e uma perspetiva vista de baixo. Um importante detalhe é a silhueta branca de um pequeno veleiro à frente do gigantesco transatlântico. O cartaz em leilão é uma primeira edição original em muito bom estado.

2. Reyn Dirksen - Holland America Line, SS Nieuw Amsterdam - 1953

Também para promover o Holland America Line, um cartaz de meados do século de Reyn Dirksen (1924-1999). Este cartaz mostra o SS Nieuw Amsterdam, considerado por muitos o mais elegante navio holandês-americano, tendo inúmeros artistas e designers holandeses contribuído para o interior do navio. O texto do cartaz diz: "It's Good to be on a Well-run Ship" (É bom estar num navio com boa gestão). Dirksen criou uma torre de vista panorâmica no convés, com cores elegantes. O cartaz de 1953 está em perfeito estado.
  •  
3. Anónimo - Norddeutscher Lloyd Bremen - ca. 1930

Outro destaque é o cartaz Art Deco em estilo japonês datado de, aproximadamente, 1930. Servia para promover o Norddeutscher Lloyd que partia de Bremen para a Índia, China e Japão. O cartaz é particularmente impressionante devido ao processo sofisticado de impressão e o resultado são cores incrivelmente bonitas. As letras, o navio e as cerejeiras em flor estão impressos em tinta dourada que combina muito bem com a lua laranja e o fundo preto e azul. Este cartaz é muito raro e foi submetido a leilão sem preço de reserva!
  •  
4. A. Brenet - Cie Transatlantique, Paquebot ville de Tunis - ca. 1960

O leilão inclui diversos cartazes da Compagnie Générale Transatlantique, geralmente conhecida como Linha Francesa. Tinha muitos Paquebots: pequenos navios de carga e de correio que também incluíam alojamento para passageiros. Os destinos, as Antilhas Francesas e a Venezuela, bem como Tunis e Tunísia, eram anunciados por mulheres locais em frente aos navios que se aproximam. O pintor francês Albert Brenet (1903-2005) trabalhou frequentemente para companhias ferroviárias e áreas francesas, mas era, principalmente, pintor marítimo. A alternância entre o quase-fotorrealismo e as pinceladas tipo esboço são típicas do seu estilo.

5. Roger Broders - Marseille, Porte de l'Afrique du Nord (1929) - 1989

Mesmo com um orçamento reduzido pode adquirir um bonito cartaz Art Deco marítimo. Em 1989, foi criado um relançamento em litografia real do famoso cartaz Marseille, de 1929, lançado pela empresa ferroviária French Paris-Lyon-Mediteranée (PLM). O cartaz mostra vários navios a vapor no porto do Mediterrâneo a partirem para o Norte de África. O seu designer, Roger Broders (1883-1953) ficou conhecido, principalmente, pelas suas cenas Art Deco de praias da Côte d'Azur e de resorts de ski dos Alpes. Por uma fração do custo de um cartaz original de Broders, a técnica de impressão tradicional (sem pontos em meios-tons) da edição de 1989 permite-lhe ter uma impressão de elevada qualidade.
  •  
Ficou inspirado com a seleção de Arjan? Embarque no nosso leilão de cartazes de navios para conhecer a seleção completa e fazer as suas licitações.
  •  
Descubra mais navios | cartazes artefactos marítimos

Também poderá gostar destes artigos:
Crie a sua conta na Catawiki de forma gratuita

Na Catawiki, ficará surpreso todas as semanas com a seleção impressionante de objetos especiais que temos para oferecer. Inscreva-se ainda hoje e explore os nossos leilões semanais com curadoria da nossa equipa de especialistas.

Criar uma conta
Share this article
Close Created with Sketch.
Ainda não está registado?
Ao criar a sua conta gratuita na Catawiki, poderá licitar num dos 50 000 objetos especiais que temos para leilão todas as semanas.
Registar agora!