Objectos excepcionais

Descobertas fantásticas: clássico descoberto em Espanha em leilão - o Fiat Balilla Berlinetta Aerodinámica

Por Simone | 3 de setembro de 2018

No fundo de uma garagem em Espanha foi encontrado um dos mais interessantes Fiats do período pré-guerra: um Fiat Balilla Berlinetta Aerodinámica. Dos, aproximadamente, 30 Berlinetta Aerodinámica que se acredita terem sido produzidos, apenas se sabe da sobrevivência de 12 e um deles faz parte do leilão de carros clássicos pré-guerra desta semana (de 7 a 18 de setembro de 2018). O nosso especialista em carros clássicos, Francisco Carrión Cardenas, partilha connosco por que motivo este é um clássico que vale a pena. 

Um exemplar totalmente desconhecido do Fiat Berlinetta Aerodinámica foi descoberto numa garagem numa vila no centro de Espanha. Este Fiat será, certamente, um dos únicos a ter sido importado para Espanha.

Não há certezas de nada, mas o nosso especialista acredita que tenha chegado pouco depois do início da Guerra Civil Espanhola, que começou em julho de 1936. Muitos carros interessantes foram escondidos, retirados das mãos dos seus proprietários ou destruídos durante a guerra ou no seu longo rescaldo. Neste caso, a carroçaria foi, a determinada altura, montada sobre um chassis Citroën e o para-choques frontal e o radiador foram substituídos por peças produzidas artesanalmente.


Acima: um Fiat Berlinetta original | Abaixo: o Fiat que temos em leilão

Acredita-se que foram produzidos, aproximadamente, 30 Berlinetta Aerodinámicas todos eles com portas e tampa da bagageira em alumínio. Apenas se conhece o paradeiro de, aproximadamente, 12 unidades que terão sobrevivido pelo que os valores são elevados. Um destes carros foi vendido por mais de 300 000€ em leilão, no Mónaco, em maio de 2018.

Depois de muitos anos escondido no fundo de uma garagem, infelizmente a carroçaria está em muito mau estado e montada sobre um chassis de um Citroën 5CV de 1920. Os painéis, as madeiras e os acabamentos são originais, no entanto, os para-choques e a grelha do radiador não. Felizmente, a estrutura principal da carroçaria foi mantida intacta, assim como as estruturas de madeira, o piso, os acabamentos e o para-brisas. As portas e a tampa da bagageira são as peças originais em alumínio e o fundo da bagageira mantém os 3 anéis de fixação e a roda sobressalente.

Enquanto projeto, este é um carro igualmente interessante e complicado. Encontrar um chassis e componentes de um Fiat Balilla é simples, mas a reprodução do para-choques frontal e da frente ou do interior será um desafio maior. No entanto, os nossos especialistas acreditam que será recompensador recuperar um carro digno do Mille Miglia.

____________________

Pode licitar no nosso leilão de carros clássicos pré-guerra entre 7 e 18 de setembro de 2018.

Descubra mais carros clássicos | Fiat | Mercedes

Também poderá gostar destes artigos:

Crie a sua conta gratuita
Através da Catawiki poderá vender os seus objetos especiais a licitantes de todo o mundo! Preencha os seus dados pessoais para iniciar o seu registo de vendedor.
Share this article
Close Created with Sketch.
Ainda não está registado?
Ao criar a sua conta gratuita na Catawiki, poderá licitar num dos 75 000 objetos especiais que temos para leilão todas as semanas.
Registe-se agora