Leilões especiais

Como Determinar o Valor do Seu Linho Antigo

Escrito por Irene | 13 de Agosto de 2018

A antiga roupa de cama, toalhas de mesa antigas e guardanapos antigos podem dar à sua casa um toque de requinte que a roupa de cama moderna simplesmente não consegue. Trazem um sentimento de nostalgia, enquanto que a grande qualidade de tecidos, bem como as decorações finamente costuradas à mão tornam as antigas roupas de cama peças de arte históricas. Neste artigo, iremos realçar quatro fatores para determinar o valor do seu linho antigo.

#1: Estética

Tal como acontece com todas as antiguidades, o apelo decorativo afeta muito o valor da sua roupa de cama. Mas o que alguém considera bonito, outra pessoa pode considerar simplesmente banal. E se bem que um determinado estilo ou artesanato possa ser popular durante algum tempo, alguns anos mais tarde poderá não haver qualquer procura do mesmo. O tempo é essencial. Os detalhes em crochê geralmente não acrescentam muito ao valor de um lenço, já um laço feito à mão poderá ser bastante mais encantador. Há um mercado para os bordados e para os rendilhados também. Os itens com figuras são mais procurados do que as flores, e uma toalha de mesa vende-se melhor, se acompanhada pelo respetivo conjunto de guardanapos.


#2: Estado

Geralmente, apenas é vendida roupa de cama em boas condições ou não utilizada, com uma rara exceção feita em relação a exemplares muito antigos e especiais. Atenção: por vezes uma pilha de roupa parece novinha em folha, mas quando a desdobra poderá encontrar danos e manchas. Isto ocorre porque o peso do linho comprime a pilha. Portanto, sempre que desdobrar uma peça certifique-se de que não existem furos, manchas, remendos etc. Hoje em dia, as pessoas deitam fora linho danificado, mas outrora era muito mais comum reparar e voltar a reutilizar. Um dos pormenores, em particular, que deve ter atenção são as partes ressequidas - buracos que ficam ainda maiores quando esticados. A sua roupa de cama deve estar isenta de todas estas falhas para ser uma peça valiosa.

#3: Origem

Parte do motivo pelo qual as pessoas adoram o linho antigo é o facto de contar uma história, por isso é importante saber a origem da peça, ao determinar o valor. O país de origem, para começar, pode influenciar o valor. Por exemplo, o linho Francês, Italiano e Inglês são geralmente grandes obras de arte, enquanto o linho Chinês post-1930 tem muito menos valor. As peças pré-1900 são muito desejáveis, se estiverem em boas condições.

#4: Tamanho

Tal como a maioria dos tipos de pano, os tamanhos maiores são mais procurados e, portanto, mais valiosos. Isto diz respeito a lenços, guardanapos, toalhas de mesa e muito mais. Guardanapos com 3 ou 4 pés de tamanho são particularmente desejáveis, embora devam vir em conjuntos de, pelo menos, uma dúzia. Mas esporadicamente, um item poderá ser considerado demasiado grande. Por exemplo, algumas toalhas de mesa antigas foram feitas para salas de jantar e mesas incrivelmente grandes. Uma vez que não se ajustariam em muitos lares modernos, seriam mais um peso-morto do que uma uma bênção e, portanto, consideradas de menor valor.

____________________

Tem roupa de cama, toalhas de mesa, colchas, lenços, guardanapos ou outros artigos em linho antigo que acredita serem valiosos? Há apenas uma maneira de descobrir! Faça o registo aqui, consulte os nossos especialistas e coloque a sua antiga roupa de cama em leilão. Ou talvez só agora se tenha apercebido de que tem uma paixão por linho antigo e que gostaria de começar uma coleção: leilão de colecionáveis de cozinha para mais e mais bonitas toalhas e panos de linho!

Descubra mais antiguidades | mobília antiga

Também poderá gostar destes artigos: 

Crie a sua conta gratuita
Através da Catawiki poderá vender os seus objetos especiais a licitantes de todo o mundo! Preencha os seus dados pessoais para iniciar o seu registo de vendedor.
Share this article
Close Created with Sketch.
Ainda não está registado?
Ao criar a sua conta gratuita na Catawiki, poderá licitar num dos 75 000 objetos especiais que temos para leilão todas as semanas.
Registe-se agora