Objectos excepcionais

Descobertas fantásticas: Esta sereia Fiji não é apenas uma personagem de um conto

Escrito por David Leggett | 20 de julho de 2018

As sereias são reais, mas não da forma como as imagina. Esta semana, o nosso especialista em história natural, David Leggett, traz-lhe uma descoberta fantástica do nosso leilão de taxidermia (armário de curiosidades), que termina a 29 de julho, uma sereia Fiji! Sente-se cético? Intrigado? Continue a ler para descobrir mais sobre este ser e saber onde o pode encontrar.

A sereia Fiji

Criada a partir do corpo e da cabeça de um pequeno macaco fixado a um rabo de peixe, a “Sereia Fiji” foi apresentada ao mundo, publicamente, pela primeira vez, pelo famoso P.T.Barnum, em 1840, em Nova Iorque. Contava a história que esta criatura maravilhosa tinha sido “capturada” pelos pescadores locais da costa das ilhas Fiji, na altura um local de fascínio e mistério para os homens comuns.

As réplicas modernas seguem o mesmo modelo, um corpo tipo macaco (geralmente fabricado) fixado a um rabo de peixe artificial, tal como se pode ver na imagem abaixo. Existem diversos outros exemplares em formato de esqueleto, em que a criatura está reduzida à sua estrutura interna, como aquele que temos em leilão esta semana.

Este fabuloso esqueleto antigo de “Sereia Fiji” com expositor faz parte do nosso leilão de taxidermia (armário de curiosidades)

Um conto de sereias

No entanto, a verdade por trás desta criatura é algo diferente. Durante muitos anos, os pescadores do Japão, e de outros locais do Pacífico, tinham por hábito coser a parte superior de macacos a corpos de peixe, alegadamente por “motivos religiosos”.

Um capitão de um navio americano, Samuel Barrett Edes comprou a sereia de “Barnum” a marinheiros japoneses, em 1822, pela astronómica quantia de 6000$. Esta foi exibida em Londres durante algum tempo, mas aquando da morte do capitão Edes o seu filho tomou posse da sereia e vendeu-a mais tarde ao museu de Boston. No verão de 1842, Barnum, um ávido colecionador de curiosidades, inspecionou a sereia e concordou em “alugar” o artigo pelo valor de 12,50$ por semana. O resto, como dizem, faz parte da história.

O estabelecimento de Barnum incendiou-se diversas vezes durante a década de 1860 e a sereia desapareceu, tendo alegadamente ficado destruída num dos incêndios.

Mas a magia da criatura tinha cativado a atenção do público e ao longo dos anos foram criadas diversas réplicas, encontradas um pouco por todo o mundo. Atualmente, acredite-se ou não, Ripley tem uma exposição no seu showroom, em Piccadilly, Londres e é ainda possível encontrar outro exemplar no museu em Brighton, na costa sul da Inglaterra.

____________________

O leilão de taxidermia (armário de curiosidades) desta semana, que termina a 29 de julho, inclui uma sereia Fiji que se acredita ter sido “capturada” no início do século XX e que é apresentada numa caixa adequada. Este curioso artigo que se encontra em França foi avaliado pelos nossos especialistas num valor entre 1100€ e 1200€.

Descubra mais sereias | taxidermia

Também poderá gostar destes artigos:

Crie a sua conta gratuita
Através da Catawiki poderá vender os seus objetos especiais a licitantes de todo o mundo! Preencha os seus dados pessoais para iniciar o seu registo de vendedor.
Share this article
Close Created with Sketch.
Ainda não está registado?
Ao criar a sua conta gratuita na Catawiki, poderá licitar num dos 75 000 objetos especiais que temos para leilão todas as semanas.
Registe-se agora