Conselhos de especialistas

Escolha do especialista: Manuel Garriga escolhe as suas motos de corrida preferidas

Escrito por Manuel Garriga | 17 de julho de 2018

Na nossa secção dedicada às escolhas dos nossos especialistas, um dos nossos especialistas partilha quais são os seus objetos preferidos em leilão. Esta semana, o nosso especialista em motos, Manuel Garriga, seleciona quatro das suas motos favoritas do nosso leilão especial de motos de corrida (a decorrer de 13 de julho a 30 de julho).

1. AJR Bultaco TSS 350

Um dos modelos mais marcantes do leilão é, indiscutivelmente, esta réplica fiel da Bultaco TSS 350, fabricada em Barcelona pela empresa AJR. Conta com o mesmo motor de dois tempos, de cilindro único com refrigeração por ar que foi conduzido nos anos 60 pelo neozelandês Ginger Molloy no Grande Prémio, mas agora fabricado com materiais modernos e tolerâncias mais rigorosas. Curiosamente, a unidade que temos em leilão é uma das primeiras produzidas pela AJR, em 1998, tal como se pode ver pelo chassis e pelo número do motor, 001, o que faz com que seja um artigo cobiçado pelos colecionadores. Esta AJR está praticamente nova, com apenas 20 quilómetros, e encontra-se em Espanha.


2. Motobi 250 Zanzani

Também conhecida como “6 tiranti” devido aos 6 tubos (3 de cada lado da estrutura), esta Motobi 250 com chassis Zanzani representa uma evolução face ao modelo 4T Motobi. Este modelo conta com engrenagens com dentes direitos e uma caixa de 5 velocidades com engrenagem húmida multi-disco. Os seus 25 kW e 10 500 rpm permitem-lhe rivalizar com a Aermacchi Ala d'Oro, a referência naquela altura. Entre 1966 e 1972 foram fabricadas 15 unidades e este exemplar foi modificado e melhorado pelo conhecido técnico Augusto Imperiali.


3. Bimota HB4 600

A empresa Rimini da HB4 regressou em 2010 ao mundo das corridas como fornecedor de chassis para algumas equipas do Moto2, enfrentando fabricantes como a Kalex, a Moriwaki ou a Suter. O seu motor, um Honda CBR 600 RR de quatro cilindros em linha garante 104 kW com uma caixa de 6 velocidades. Em termos de estrutura inclui um swingarm em alumínio, forquilhas dianteiras Paioli, amortecedores traseiros Ohlins TTX, jantes OZ em magnésio forjado e travões de disco Brembo. O seu peso total é de 135 kg e está equipada como sensores e sistemas eletrónicos Moto2. A moto que temos em leilão tem chassis com o número 39, é totalmente nova e nunca foi utilizada numa corrida.


4. Honda 850 Bol d'Or replica

Baseada na Honda 750, Bol d'Or, a francesa Lecoudiec criou este modelo de resistência com todas as características dos anos 70 e 80 de corridas como Le Mans ou Montjuïc. Com um deslocamento aumentado para 890 cc, conta com pistões Wiseco forjados, cambota Dynoman, válvulas de mola e carburadores CR29. O quadro foi reforçado e conta com um swingarm ZXR1100 em alumínio, forquilha frontal de 41 mm e jantes de 17". De acordo com o seu criador, esta moto é tão equilibrada que na pista de corridas Spa-Francorchamps permite ao piloto enfrentar a assustadora rampa Raidillon a máxima velocidade, sem tirar o pé do acelerador! Tem dois kits de fibra completos, incluindo uma réplica Freddy Spencer com depósito de gás assinado pelo próprio piloto texano.



Sobre o leilão de motos de corrida
O que torna as motos de corrida tão apelativas? Talvez o facto de a competição ser a essência, a expressão máxima do motociclismo. Neste leilão, reunimos 14 exemplares que vão, certamente, atrair as atenções de fãs e licitantes. Existem muitos tipos de motos de corridas, desde motos com motor de um cilindro e modelos com dois cilindros, modelos das décadas de 60 e 70, a potentes modelos contemporâneos de vários cilindros, quer originais, quer réplicas. Metade dos modelos são italianos (Aermacchi, Bimota, Benelli, Ducati, Motobi) e os restantes são japoneses (Honda, Kawasaki, Suzuki), um espanhol (Bultaco) e um alemão (Maico).

____________________

Ficou inspirado com a seleção do Manuel? Visite o leilão de motos de corrida para encontrar mais motos extraordinárias e difíceis de encontrar.

Descubra mais Suzuki | Yamaha | Honda

Também poderá gostar destes artigos:

Crie a sua conta gratuita
Através da Catawiki poderá vender os seus objetos especiais a licitantes de todo o mundo! Preencha os seus dados pessoais para iniciar o seu registo de vendedor.
Share this article
Close Created with Sketch.
Ainda não está registado?
Ao criar a sua conta gratuita na Catawiki, poderá licitar num dos 75 000 objetos especiais que temos para leilão todas as semanas.
Registe-se agora