Objectos excepcionais

Descobertas fantásticas: Vespa 98cc de 1947 - o primeiro modelo da época

Escrito por Davide Marelli | 10 de julho de 2018

Quando pensa em Itália, o que lhe vem à cabeça? Paisagens deslumbrantes? Culinária mundialmente conhecida? Ou talvez a Vespa? Esta semana, o nosso especialista em motos e ciclomotores traz-lhe uma descoberta fantástica do nosso leilão de Vespa, Lambretta e scooters clássicas que termina a 17 de julho: uma Vespa 98cc de 1947 - o primeiro modelo da época. Continue a ler para saber mais sobre este ciclomotor e o impacto que teve na história italiana.

The Vespa

Em 1946, a primeira Vespa saiu da fábrica da Piaggio em Pontedera. Nascida deste primeiro modelo, a que temos para leilão na Catawiki é uma 98cc de 1947. Foi totalmente restaurada profissionalmente com peças da Piaggio e traz consigo um álbum de fotografias muito completo que documenta todas as fases desse trabalho. Segundo Davide Marelli, o nosso especialista em motos e ciclomotores, não é a primeira Vespa a ter sido produzida, mas é um bom exemplo da Vespa 98cc: o primeiro modelo da época.


Foram a Primeira e a Segunda Guerra Mundial que deram vida à Vespa. A fábrica Piaggio de Génova, fundada em 1884, deixou de fabricar carruagens para os caminhos de ferro e passou a fabricar aviões durante a Primeira Guerra Mundial. Abriram mais duas fábricas, uma em Pisa e a outra em Pontedera, que também se dedicaram ao fabrico aeronáutico até ao final da Segunda Guerra Mundial, quando todas as fábricas foram destruídas.

Uma Itália com mobilidade

Quando as fábricas foram reconstruídas, Itália precisava novamente de investir em veículos motorizados para se tornar móvel. Esta tarefa foi atribuída a Corradino D'Ascanio, considerado o pai da scooter mais famoso do mundo. Utilizando a sua experiência como engenheiro aeronáutico, D'Ascanio criou a Vespa.

A Vespa 98cc de 1947 no nosso leilão antes e depois do restauro

Itália ainda estava sob os escombros da Segunda Guerra Mundial, mas as famílias encontraram uma solução para a mobilidade nesta conveniente scooter. Tornou-se o único veículo motorizado de muitas famílias italianas. Fácil e prática, carroçaria de aço e motor a 2 tempos com refrigeração forçada a ar: a primeira Vespa estabeleceu as regras para o que viria a ser a obra-prima do design técnico e estilístico na estrada nos últimos 70 anos. 


Alguns detalhes da Vespa 98cc de 1947

Encontrará mais informação e imagens destaVespa 98cc de 1947 e do respetivo restauro no nosso leilão de Vespa, Lambretta e scooters clássicas. E não se esqueça de espreitar também os nossos outros leilões semanais de motos para fazer mais descobertas fantásticas.

Descubra mais Vespa | ciclomotores

Também poderá gostar destes artigos:

Crie a sua conta gratuita
Através da Catawiki poderá vender os seus objetos especiais a licitantes de todo o mundo! Preencha os seus dados pessoais para iniciar o seu registo de vendedor.
Share this article
Close Created with Sketch.
Ainda não está registado?
Ao criar a sua conta gratuita na Catawiki, poderá licitar num dos 75 000 objetos especiais que temos para leilão todas as semanas.
Registe-se agora