Otras historias

Como determinar se o autógrafo da sua memorabilia desportiva é genuíno

Escrito por Irene | 2 de julho de 2018

A memorabilia desportiva é muito mais valiosa quando está autografada pelo respetivo atleta pois os autógrafos valor histórico e tornam o objeto ainda mais especial. Como pode ter a certeza de que o autógrafo é autêntico? O nosso especialista em memorabilia desportiva partilha connosco 5 fatores para o ajudar a determinar a autenticidade do autógrafo da sua memorabilia desportiva.

Fator 1: pré-impressão

Muita da memorabilia desportiva autografada que é vendida na internet é falsa. Os fabricantes da memorabilia desportiva que é produzida em grandes quantidades adicionam muitas vezes um autógrafo da respetiva celebridade que é pré-impresso. A melhor forma de reconhecer estas falsificações em fotos e cartazes é colocar o artigo contra a luz: se o autógrafo e a imagem ficarem igualmente iluminados, foi pré-impresso. Os autógrafos autênticos são adicionados mais tarde e a tinta mostra habitualmente uma cor roxa acinzentada quando a olha para a assinatura de frente. Mas, tenha cuidado, pois os autógrafos adicionados mais tarde também podem ser falsos.

Fator 2: caneta automática

Uma forma de criar muitas reproduções de um autógrafo é com a ajuda da chamada caneta automática. Uma caneta ligada a um braço mecânico é capaz de desenhar uma assinatura muito realística. Por exemplo, os políticos usam frequentemente uma caneta automática para assinarem as centenas de cartas que têm que enviar todos os dias. Um autógrafo na sua memorabilia desportiva que tenha sido feito por uma caneta automática parece autêntico, uma vez que foi adicionado após o processo de fabrico, mas felizmente existe uma forma de o diferenciar de uma assinatura verdadeira. As linhas criadas pela caneta automática têm exatamente a mesma profundidade e espessura, ao contrário dos autógrafos autênticos.


Um autógrafo genuíno tem zonas com diferentes profundidades

Um ponto no final ou no início também é revelador de um braço mecânico e do seu funcionamento: começar e terminar de forma abrupta. Um autógrafo genuíno tem zonas em que foi aplicada mais pressão e outras em que foi aplicada menos, tal como acontece nesta luva autografada de Mike Tyson. Repare como a tinta se espalha de forma inconsistente ao longo da assinatura.

Fator 3: (pós-)impressão

Os autógrafos que parecem demasiado perfeitos são geralmente falsos. Por exemplo, as assinaturas de toda a equipa são frequentemente impressas nas camisolas de futebol e camisolas autografadas por toda a equipa são quase sempre falsas - é possível reconhecer isso pela forma como as assinaturas estão igualmente distribuídas pela camisola. As linhas dos autógrafos são finas e existe igual quantidade de tinta em todas as zonas do autógrafo. Um ser humano não assina dessa forma.

Uma coisa a não esquecer é que não existem duas assinaturas exatamente iguais. Compare com as assinaturas disponíveis online. Encontrou outro artigo com uma assinatura exatamente igual? Então, fica a saber que ambas as assinaturas foram produzidas por uma máquina e não pelo seu atleta favorito.

Fator 4: carimbos

As pessoas que têm que assinar centenas de cartas por dia usam muitas vezes um carimbo de borracha. Mas não é esta a assinatura que quer ter na sua memorabilia desportiva! Como pode ver se a assinatura foi feita com um carimbo de borracha? As bordas do autógrafo são mais espessas do que o centro e muitas vezes a tinta fica um pouco esborratada.


Fator 5: falsificações

Por vezes, um autógrafo é duplicado à mão, mas existe uma forma de reconhecer que a assinatura é falsa. Já tentou copiar a assinatura de alguém? Então sabe que as falsificações à mão são feitas de forma lenta e hesitante. Pelo contrário, as assinaturas verdadeiras resultam de um único movimento fluido. É por este motivo que uma assinatura verdadeira tem um aspeto fluido e relaxado: uma assinatura copiada começa e termina de forma abrupta e pode estar tremida ou irregular.

Pode ser difícil determinar se um autógrafo é autêntico, mesmo com essas dicas. Felizmente, a Catawiki tem especialistas que verificam todas as assinaturas antes dos artigos serem oferecidos para leilão para que possa licitar em memorabilia desportiva autografada pelos seus atletas favoritas com total confiança! Veja o nosso leilão de memorabilia desportiva ou registe-se aqui se quiser vender um artigo especial.

Descubra mais memorabilia desportiva autografada

Também poderá gostar destes artigos:

Crie a sua conta gratuita
Através da Catawiki poderá vender os seus objetos especiais a licitantes de todo o mundo! Preencha os seus dados pessoais para iniciar o seu registo de vendedor.
Share this article
Close Created with Sketch.
Ainda não está registado?
Ao criar a sua conta gratuita na Catawiki, poderá licitar num dos 75 000 objetos especiais que temos para leilão todas as semanas.
Registe-se agora