Leilões especiais

Conselhos de um especialista para limpar joalharia de prata

Tem um bonito e valioso colar de prata? Ou talvez um delicado anel de sinete de prata antigo? Não importa quais são as suas peças de joalharia favoritas, se tiver joalharia de prata, vai querer mantê-la limpa, brilhante e em excelente estado durante muito tempo. Apesar de nem toda a joalharia de prata ficar facilmente manchada, como regra geral, quanto menor for o teor de prata de uma peça, mais rapidamente ficará manchada e mais escura ficará. Mas como pode impedir que isto aconteça? E qual é a melhor maneira de manter a sua prata limpa? Há mais de 20 anos que o nosso especialista em prata, Jonathan Cox, cuida de joalharia e negoceia nesta área, e está aqui para o orientar. Continue a ler para aprender como limpar joalharia de prata.

Limpar a sua joalharia de prata

O Jonathan recomenda que escolha um produto, pasta ou pano que já tenha sido experimentado e testado para limpar eficazmente as suas peças de prata. Ele avisa desde já que “Pode ser um trabalho um pouco sujo”. pelo que “deve usar luvas protetoras para manter as suas mãos limpas, especialmente se optar por uma pasta, pois os produtos químicos que contém não são bons para a sua pele.” Antes de começar, coloque todas as suas peças de prata sobre uma superfície plana e não porosa, e depois limpe a sua joalharia cuidadosamente, com o mínimo de força possível. Se optar por usar um pano seco, não deve precisar de secar as suas peças após a limpeza. No entanto, se optar por um produto em que seja necessário passar as suas peças de joalharia por água após a limpeza, certifique-se de que as enxagua bem e lhes puxa o lustre para evitar que fiquem com marcas de água.  

Para limpar a sua joalharia de prata, coloque todas as suas peças numa superfície plana e não porosa, e depois limpe-as cuidadosamente, com o mínimo de força possível

Técnicas de limpeza

Quanto lustre deve dar à sua prata? Muitas peças de joalharia não foram criadas para ter um lustre com um efeito espelhado, muitas vezes podem ter acabamentos com efeito matte ou texturas. Por isso, limpe a prata até ter uma cor e um aspecto que lhe agradem. “No entanto, nunca deve polir em demasia peças antigas ou joalharia de prata, pois com o passar do tempo isto pode desgastar as marcas importantes que as peças possam ter”, acrescenta Jonathan. Também vai acabar por perceber que as peças mais complexas podem ser extremamente difíceis de limpar por terem muitos sulcos, partes em filigrana ou peças que se podem potencialmente partir. Nesse caso, os cotonetes podem ser muito úteis para conseguir chegar às pequenas partes de difícil acesso.


Utilize um cotonete ou uma escova de dentes para conseguir chegar às pequenas partes de difícil acesso das peças de joalharia com ornamentos complexos

Limpar joalharia de prata com pedras preciosas

O Jonathan também o aconselha a ter uma atenção especial com a joalharia de prata cravejada com pedras preciosas. Verifique quais são as pedras preciosas e como estão cravejadas. Em seguida, selecione o seu método de limpeza de acordo com isso. Por exemplo, se a sua joalharia tiver algo orgânico ou permeável à água, como pérolas, opalas, âmbar ou turquesa, nunca mergulhe as suas peças num produto de limpeza líquido. E para pedras permeáveis ou muito frágeis, como esmeraldas ou opalas, evite utilizar um produto de limpeza ultrassónico. Antes de utilizar produtos de limpeza químicos ou ultrassónicos, verifique se as suas pedras preciosas estão coladas ou incrustadas. Isto é importante pois os produtos químicos podem dissolver a cola e, portanto, as suas pedras preciosas podem cair, imediatamente ou passado algum tempo.


Se a sua joalharia tiver algo orgânico ou permeável à água, como pérolas, âmbar ou turquesa, nunca mergulhe as suas peças num produto de limpeza líquido

Prevenir as manchas

Prevenir que a sua prata fique suja e manchada antes de precisar de ser limpa é muitas vezes uma das melhores formas de cuidar da sua joalharia. O Jonathan aconselha-o a guardar as peças de joalharia que não usa frequentemente. Deixar a sua prata exposta à luz solar no parapeito de uma janela ou numa mesinha de cabeceira pode acelerar o processo de oxidação e as suas peças ficarão muito mais escuras ao longo do tempo. Prevenir a oxidação da prata irá poupar-lhe trabalho a longo prazo, pois quanto mais manchada ficar a prata, mais difícil será de limpar.


Para evitar que a sua prata fique rapidamente manchada, guarde a sua joalharia, protegendo-a da luz solar

Agora que já sabe como limpar a sua joalharia de prata, pode manter as suas pulseiras, colares, anéis e brincos a brilhar durante muito mais tempo! Se quiser adicionar mais peças de joalharia de prata à sua coleção, pode encontrar uma vasta e maravilhosa seleção nos nossos leilões de joalharia. Encontrou algo que adorou? Apenas precisa de uma conta gratuita para começar. Após se registar, pode licitar, comprar e vender em qualquer um dos leilões da Catawiki e desfrutar da emocionante variedade de objetos colecionáveis, nostálgicos e luxuosos, que temos para leilão. Crie uma conta gratuita para começar.

Também poderá gostar destes artigos:

Crie a sua conta gratuita
Através da Catawiki poderá vender os seus objetos especiais a licitantes de todo o mundo! Preencha os seus dados pessoais para iniciar o seu registo de vendedor.
Share this article
Close Created with Sketch.
Ainda não está registado?
Ao criar a sua conta gratuita na Catawiki, poderá licitar num dos 75 000 objetos especiais que temos para leilão todas as semanas.
Registe-se agora