Conselhos para vendedores

Tudo aquilo que precisa de saber sobre a definição dos custos de envio na Catawiki

Tem dúvidas sobre os custos de envio? Chegou ao sítio certo. Visto que temos compradores de todo o mundo, é importante saber como e por que motivo enquanto vendedor na Catawiki deve definir custos de envio adequados. Definir os custos de envio fará com que a sua experiência de venda seja não só mais fácil e rápida, como também conseguirá atrair mais licitantes para o seu lote se este incluir custos de envio com valores razoáveis. Aumente o seu potencial de venda lendo o seguinte guia sobre a definição dos custos de envio na Catawiki.

O que são os custos de envio?

Os custos de envio são o montante que o licitante vencedor terá de pagar pelo envio do seu lote. Quando submeter artigos para leilão, ser-lhe-á pedido que calcule e indique os custos de envio do seu lote. Visto que somos uma plataforma internacional terá de definir os custos de envio para todas as regiões nas quais a Catawiki tem licitantes. Isto significa que terá de indicar os custos de envio para o seu país, para a Europa e para o resto do mundo.

Dica importante: recomendamos fortemente que envie o seu lote registado e com seguro. (Habitualmente designado de envio com aviso de receção). Isto protege o seu artigo e garante um nível de confiança adicional, quer para o comprador, quer para o vendedor. De um modo geral, os lotes sem possibilidade de rastreio têm mais 24% de probabilidade do comprador solicitar o apoio da Catawiki.


Visto que somos uma plataforma internacional terá de definir os custos de envio para todas as regiões nas quais a Catawiki tem licitantes

Quem paga os custos de envio?

Os compradores são responsáveis pelo pagamento dos custos de envio de quaisquer objetos comprados na Catawiki. Assim que alguém vence um lote seu em leilão, cabe ao comprador submeter o pagamento pelo artigo, incluindo os custos de envio. No entanto, cabe-lhe a si, enquanto vendedor, calcular e determinar o valor dos custos de envio. É importante ter em conta que não pode acrescentar uma sobretaxa aos custos de envio. O montante dos custos de envio terá de ser igual ou inferior ao valor que pagará pelo envio dos seus artigos. No entanto, poderá adicionar um valor extra para cobrir os custos da embalagem. Este valor terá de ser no máximo de 1,50€.

Por que motivo é importante definir os custos de envio adequados?

Definir os custos de envio adequados aumenta as possibilidades de venda do seu lote. É importante ter em conta que os lotes com custos de envio baixos face ao preço do objeto têm, em média, 40% mais de licitações por lote. A Catawiki tem uma audiência internacional de compradores e licitantes o que significa que o seu lote pode ser visto, mensalmente, por 15 milhões de visitantes de todo o mundo. Em média, 70% de todos os envios efetuados através da Catawiki são internacionais. Isto significa que quanto mais interessantes forem os custos de envio locais, nacionais e internacionais, mais licitantes poderá conseguir.

Dica importante: Defina os custos de envio de acordo com um valor 20% inferior ao valor total estimado do seu artigo. Este é um importante incentivo para os potenciais compradores licitarem o seu lote e pode desencadear mais licitações.


É importante ter em conta que os lotes com custos de envio baixos face ao preço do objeto têm, em média, 40% mais de licitações por lote

Como calcular e definir os custos de envio

Passo 1

Para calcular os custos de envio é uma boa ideia contactar a empresa responsável pelo serviço de correios locais (ou seja PostNL, La Poste, Correos, Poste Italiane, Deutche Post, Royal Mail, CTT, etc.) e compreender o que oferecem em termos de preços de envios locais, europeus e internacionais. Lembre-se de pedir informações sobre as opões de envio por correio registado e com seguro.

Passo 2

Depois de analisar os preços do serviço nacional de correios, recomendamos que compare os preços com os das empresas privadas, como a FedEx ou a DHL, que oferecem uma entrega mais rápida e são mais especializados em envios transcontinentais. Geralmente, o serviço das transportadoras privadas é muito mais eficiente do que o das empresas locais de correios pois supervisionam todo o envio até ao momento da entrega.

Passo 3

Depois de selecionar a empresa de envios que pretende utilizar e de determinar os custos pode definir os custos de envio. Estes podem ser introduzidos no passo 3 do processo de criação do lote.

Oferta dos custos de envio

Para tornar o seu lote o mais atrativo possível para os potenciais compradores, considere a hipótese de oferecer os custos de envio dos seus artigos. Isto pode aumentar em 40% o número de pessoas interessadas no seu lote e resultar em licitações mais elevadas. Pode oferecer os custos de envio para qualquer país que pretenda. Ao definir os custos de envio basta que escolha a opção “Envio gratuito”.

Está preparado para começar a submeter os seus artigos para leilão? Registe-se, gratuitamente, como vendedor e comece a submeter os seus artigos para leilão.

Também poderá gostar destes artigos:

Crie a sua conta gratuita
Através da Catawiki poderá vender os seus objetos especiais a licitantes de todo o mundo! Preencha os seus dados pessoais para iniciar o seu registo de vendedor.
Share this article
Close Created with Sketch.
Ainda não está registado?
Ao criar a sua conta gratuita na Catawiki, poderá licitar num dos 75 000 objetos especiais que temos para leilão todas as semanas.
Registe-se agora