Leilões especiais

Conselhos de especialista sobre como limpar e proteger uma pintura

Se tiver pinturas, seja como investimento, com valor sentimental ou simplesmente pelo seu prazer estético, quererá mante-las com o melhor aspeto possível graças a uma limpeza e proteção adequadas. Cuidar corretamente das suas pinturas permitirá que estas se mantenham em bom estado durante várias gerações. Convidámo-lo a continuar a ler os nossos conselhos de especialista sobre como evitar danos, sobre a limpeza e a proteção das suas pinturas bem como sobre como saber quando deve recorrer a profissionais.

Prevenção
Primeiro, é preciso garantir que a sua obra de arte não fica demasiado suja. Obviamente, é mais fácil prevenir danos do que repará-los posteriormente. Assim, o primeiro conselho de especialista sobre a prevenção de danos é não fumar na mesma sala em que a sua obra se encontre. O fumo pode danificar seriamente a sua pintura e criar uma coloração acastanhada ao longo do tempo. Adicionalmente, se a sua obra for muito frágil, emoldurá-la com um vidro garante um nível adicional de proteção visto que o vidro impede que poeira e manchas arruínem a sua obra. Para uma proteção ainda maior pode utilizar vidro especial, chamado vidro museológico, para proteger os quadros particularmente sensíveis da luz solar.   


Emoldurar uma pintura com vidro é apenas uma forma de impedir danos na mesma

Armazenamento
Pode ainda proteger a sua obra guardando-a adequadamente quando não estiver em exposição. Antes de guardar a sua obra de arte, embrulhe-a em segurança em espuma ou em papel leve. Embora o papel de bolhas possa ser extremamente útil para o transporte de uma obra é menos adequado para o armazenamento a longo prazo pois pode reter humidade no interior que poderia danificar a sua pintura. O excesso de calor e de humidade são prejudiciais para as pinturas a óleo. Assim, certifique-se de que estas obras são armazenadas num local adequado ou invista num desumidificador.  

Limpeza
Limpar as suas pinturas duas vezes por ano permitirá mantê-las em excelente estado. Se decidir limpar você mesmo a pintura, certifique-se de que coloca sempre a pintura numa mesa ou noutra superfície plana, antes de começar, porque se limpar a sua pintura com esta pendurada a mesma poderá cair. Limpe o quadro com uma escova macia e seca que não danifique a pintura ou o tecido. Certifique-se de que a escova está totalmente limpa antes de começar e, em seguida, escove cuidadosamente a poeira das suas pinturas.

Utilize uma escova macia e seca para escovar lenta e delicadamente a poeira das suas pinturas

Utilizar saliva
Nunca utilize água para limpar uma pintura. A água pode prejudicar algumas tintas ou alterar a textura da tela. Um método alternativo, embora nada ortodoxo, é a utilização de saliva. Isto poderá ser estranho, mas os restauradores de arte em museus também utilizam este método. A sua saliva tem uma textura diferente da água e não reage rapidamente com a tinta. Com um cotonete pode aplicar a saliva na superfície do trabalho e limpar cuidadosamente a sujidade.

O que não fazer
Existem muitos métodos alternativos, mas ineficazes, para limpar as suas pinturas. Alguns métodos envolvem a utilização de produtos de limpeza, óleo de bebé e álcool. No entanto, nunca deve utilizar estes produtos nas suas pinturas pois podem danificar a mesma. Outras sugestões envolvem a utilização de produtos alimentares, por exemplo a utilização de pedaços de pão para apanhar a poeira ou esfregar uma batata crua numa obra de arte. Os nossos especialistas internos desaconselham fortemente a utilização destes métodos pois deixam resíduos e não fazem nada bem às obras de arte.


Nunca utilize produtos de limpeza, óleo para bebé, álcool ou produtos alimentares nas suas obras de arte

Quando contratar um profissional

Antes de começar a limpar as suas obras de arte, determine se consegue ser você próprio a limpar a pintura ou se será melhor contratar um profissional. Se a pintura for particularmente antiga, valiosa ou delicada poderá ser melhor contratar um profissional porque uma limpeza inadequada poderá danificar a sua obra de arte. Adicionalmente, se durante a limpeza com uma escova se aperceber de alguma descamação na pintura, pare imediatamente. Neste caso, é importante contratar um profissional para garantir que a sua pintura não fica ainda mais danificada.

Limpe e proteja as suas pinturas adequadamente para as manter com um aspeto novo, profissional e belo. O nosso leilão de arte clássica pode ajudá-lo a desenvolver uma coleção fantástica e também garantir-lhe um público interessado nas obras de arte que tenha para venda. Quer pretenda licitar, comprar ou vender arte, na Catawiki poderá encontrar algumas das peças mais fascinantes do mercado. Crie a sua conta gratuita ainda hoje para que possa começar.

Também poderá gostar destes artigos:

Crie a sua conta gratuita
Através da Catawiki poderá vender os seus objetos especiais a licitantes de todo o mundo! Preencha os seus dados pessoais para iniciar o seu registo de vendedor.
Share this article
Close Created with Sketch.
Ainda não está registado?
Ao criar a sua conta gratuita na Catawiki, poderá licitar num dos 75 000 objetos especiais que temos para leilão todas as semanas.
Registe-se agora