Otras historias

Conselhos do especialista: o que aumenta o valor de uma impressão artística

Por serem muitas vezes produzidas em vários exemplares, muitas pessoas subestimam o valor das impressões artísticas. No caso de pinturas, esculturas, instalações e outras obras de arte das quais existe apenas um exemplar é fácil compreender por que motivo são tão valiosas, principalmente se pertencerem a um artista de renome. Mas, o que aumenta o valor de uma impressão artística? Os nossos especialistas internos estão aqui para o ajudar a compreender, para além dos artistas e da assinatura, os outros fatores que possam ser relevantes e que talvez não tenha considerado antes. Siga o nosso guia sobre como determinar o valor de uma impressão e disponha da informação de que precisa para conseguir conquistar uma obra-prima especial.

Peça original

As impressões não são apenas reproduções, como algumas pessoas podem pensar. E nem sempre são produzidas em diversas edições. Na verdade, muitos artistas decidem trabalhar com técnicas de impressão para criar obras de arte originais e únicas. Estas peças têm um valor mais elevado pois, quando se trata de arte, as pessoas apreciam a originalidade.

Edição

A edição, ou o número de impressões produzidas numa série, é um dos aspetos mais importantes para a determinação do valor de uma impressão artística. Se um número elevado de pessoas possui uma determinada obra, a sua exclusividade, e logo o seu valor, diminui. Além disso, o facto de existirem mais impressões numa edição reduz a probabilidade de o artista ter estado diretamente envolvido na produção de cada uma. Assim, quanto menor a edição, mais valiosas serão as impressões. Para garantir uma compra relevante em termos de investimento, procure uma impressão com uma edição inferior a 100 exemplares e não perca tempo com impressões com um número ilimitado de reproduções, conhecidas como edições abertas.

Esta impressão metálica exclusiva “Black Panther”, com o número 2/50 (o número 1 foi oferecido ao elenco do filme), foi vendida por 411€ no nosso leilão de livros de banda desenhada

Primeira edição

Quando uma edição é apresentada em edição limitada, o número não é efetivamente relevante, por exemplo, o valor entre o exemplar 90/100 e o 2/100 não é diferente. A exceção é a primeira edição, ou seja, a 1/100. Esta edição é geralmente mais valorizada entre os colecionadores e, logo, tem mais valor do que qualquer outro número.

Provas de artista

Quando criam as suas impressões os artistas produzem as chamadas provas de artista (P.A.), ou épreuve d’artiste, que são impressões adicionais que não contam para o número de exemplares de uma edição. Não têm de ser, obrigatoriamente, iguais ao resultado final, pois muitas vezes são utilizadas para testar se o artista gosta do seu design. O seu valor é mais elevado pois refletem as ideias e o processo de criação do artista.


Quando criam as suas impressões os artistas produzem as chamadas provas de artista que tendem a ter um valor mais elevado porque refletem as ideias e o processo criativo do artista

Desvios

Por vezes as impressões apresentam desvios. Por exemplo, se tiverem sido efetuadas com cores ligeiramente diferentes ou se tiverem sido finalizadas manualmente pelo artista. Dentro das edições limitadas estas impressões são particularmente valiosas por serem únicas.

Moldura

De um modo geral, as impressões são obras de arte frágeis. São facilmente afetadas pela luz solar direta e podem ficar, rapidamente, riscadas ou rasgadas. Ao comprar uma impressão artística no mercado secundário, tente procurar um exemplar que já esteja emoldurado, visto que a moldura ajuda a proteger a impressão. Se a impressão já for um pouco antiga, mas tiver estado sempre emoldurada, este deverá ser um bom indicador de que a impressão ainda se encontra em bom estado.


Esta impressão de M.C. Escher, na sua moldura original, foi vendida por 24 500€ no nosso leilão de impressões artísticas clássicas

Papel e montagem

Os materiais utilizados para criar a obram também afetam o seu valor. As impressões em papéis interessantes, tais como papel Hahnemühle e Archival tendem a ter um valor mais elevado. Quando uma impressão é aplicada sobre alumínio, bambu ou plexiglas, torna-se particularmente valiosa.

Técnica de impressão

Todas as técnicas de impressão requerem materiais diferentes e um processo diferente para criar um resultado também ele diferente. Logo, as diferentes técnicas também afetam o valor. As técnicas mais trabalhosas geralmente dão lugar a impressões mais valiosas. Um exemplo seria a utilização de diversas cores. Uma impressão com muitas cores será, quase sempre, mais valiosa do que uma a preto e branco. Outro exemplo é o tamanho. As impressões maiores requerem mais perícia na sua produção e, logo, as impressões maiores costumam ser mais valiosas.


A técnica de impressão e o papel utilizado podem influenciar o valor de uma impressão artística

Na Catawiki, todas as semanas, existem muitas impressões para leilão nos nossos leilões de arte. Sente-se inspirado? Crie a sua conta grátis para começar a sua jornada na Catawiki. Com esta conta pode licitar, comprar e vender em qualquer leilão da Catawiki e pode, facilmente, investir ou vender as suas impressões.

Também poderá gostar destes artigos:

Crie a sua conta gratuita
Através da Catawiki poderá vender os seus objetos especiais a licitantes de todo o mundo! Preencha os seus dados pessoais para iniciar o seu registo de vendedor.
Share this article
Close Created with Sketch.
Ainda não está registado?
Ao criar a sua conta gratuita na Catawiki, poderá licitar num dos 75 000 objetos especiais que temos para leilão todas as semanas.
Registe-se agora