Otras historias

Regiões vinícolas desconhecidas que serão populares no futuro

Quando pensamos em regiões vinícolas famosas, pensamos, imediatamente, nas regiões de Bordeaux, Toscana e Vale de Napa. No entanto, sabia que tanto a Eslovénia como a Inglaterra também produzem vinhos de elevada qualidade e que estão rapidamente a conquistar a indústria do vinho? É importante descobrir novas regiões vinícolas para melhorar os seus conhecimentos sobre vinho e experimentar novos sabores e uvas que, de outra forma, poderia não ter experimentado. Torne-se um pioneiro no mundo do vinho com a lista das regiões vinícolas desconhecidas que os nossos especialistas apresentam e que, no futuro, se tornarão populares. Continue a ler para ser um dos primeiros a descobri-las!

Tenerife, Ilhas Canárias
Tenerife acolhe as vinhas mais elevadas da Europa. E embora possamos não nos aperceber, imediatamente, os vinhos de Tenerife são historicamente emblemáticos. A maioria dos vinhos do mundo resulta de enxertos, o que significa que um pé cortado de uma variedade de vinha é unido à raiz de outro tipo de uva. Isto serve para impedir que um inseto chamado filoxera destrua vinhas inteiras. No entanto, felizmente, esta praga nunca chegou a Tenerife. Logo, estas vinhas não são enxertadas e nascem a partir das suas raízes originais, o que as torna verdadeiramente únicas. Os ricos solos vulcânicos conferem profundidade tanto aos vinhos tintos como aos brancos aqui produzidos. A uva Listan Negra é uma das mais famosas na produção do vinho tinto de Tenerife e contribui para os profundos tons minerais e ligeira salinidade do vinho.

Tenerife acolhe as vinhas mais elevadas da Europa

Brda, Eslovénia
Brda, muitas vezes descrita como “A Toscana da Eslovénia” situa-se, sem surpresas, na fronteira entre a Itália e a Eslovénia. O país em si não é famoso pela produção de vinho, no entanto, meia dúzia de respeitados produtores de vinho de Brda e as suas surpreendentes vinhas situadas em colinas onduladas estão a começar a colocar o vinho esloveno no mapa. Brda encontra-se escondida por trás de uma cordilheira, no entanto esta isolada vila na colina promete uma fascinante cultura vinícola e vistas incríveis. Brda produz um vinho branco premiado que é suave, fresco e equilibrado. A altitude dos picos Alpinos garante que as uvas desenvolvem a quantidade perfeita de acidez comparativamente a outras regiões da Europa. Isto faz com que a região vinícola Brda deva ser observada atentamente no futuro.

Brda produz um vinho branco premiado que é suave, fresco e equilibrado

Vale do Douro, Portugal
O Vale do Douro, em Portugal, é o local de origem do Porto e tem desde sempre sido fortemente associado a este vinho, apesar de produzir também outro vinho de qualidade. O Vale do Douro foi classificado como Património Mundial pela UNESCO e é, frequentemente, considerado uma das regiões vinícolas mais bonitas do mundo. As vinhas encontram-se ao longo das margens do rio Douro numa região montanhosa íngreme. O que torna esta região tão especial e única é a grande seleção de uvas de castas locais que podem ser combinadas para criar notas e tons únicos. Algumas das uvas mais famosas são Tinta Roriz, Touriga Franca, Touriga Nacional, Tinta Barroca e Tinto Cão. Esta região promete ter uma forte influência no futuro, pois as pessoas começam a aperceber-se de que Portugal não produz apenas vinho do Porto.

Algumas das uvas mais famosas do Vale do Douro em Portugal são Tinta Roriz, Touriga Franca, Touriga Nacional, Tinta Barroca e Tinto Cão

South Downs, Inglaterra
Quando pensamos nas zonas rurais de Inglaterra, o que nos vem primeiro à cabeça não serão propriamente vinhas de elevada qualidade. No entanto, nos últimos anos, a região de South Downs, em Inglaterra, passou a desenvolver alguns vinhos espumantes tipo Champanhe de elevada qualidade. As colinas calcárias correspondem à mesma rocha encontrada no canal em Champagne e é isto que torna os vinhos espumante de South Downs tão parecidos. O verão tardio de Inglaterra cria condições perfeitas para o amadurecimento lento das uvas e a brisa do mar confere acidez. Os vinhos ingleses estão a tornar-se cada vez mais respeitados na indústria do vinho, por isso fique atento da próxima vez que estiver a saborear um espumante...poderá muito bem ser de South Downs em Inglaterra!

A região de South Downs, em Inglaterra, passou a desenvolver alguns vinhos espumantes tipo Champanhe de elevada qualidade

Não precisa de viajar pelo mundo para provar vinhos destas regiões desconhecidas. Em alternativa, poderá receber os vinhos mais desejados e deliciosos diretamente à sua porta! Nos nossos leilões semanais de vinhos encontra sempre uma coleção interessante e apelativa de vinhos que pode comprar a partir do conforto da sua casa. Registe-se com uma conta gratuita e usufrua de todos os benefícios que a Catawiki tem para lhe oferecer. Com apenas uma conta pode comprar e vender objetos especiais em toda a Europa.

Também poderá gostar destes artigos:

Crie a sua conta gratuita
Através da Catawiki poderá vender os seus objetos especiais a licitantes de todo o mundo! Preencha os seus dados pessoais para iniciar o seu registo de vendedor.
Share this article
Close Created with Sketch.
Ainda não está registado?
Ao criar a sua conta gratuita na Catawiki, poderá licitar num dos 75 000 objetos especiais que temos para leilão todas as semanas.
Registe-se agora