Conselhos de especialistas

Quando vale a pena colocar o seu vinho numa adega?

Todos os anos, só em França, são produzidos mais de 8 mil milhões de garrafas de vinho. Com tanta escolha no mercado, como começar a escolher os vinhos para guardar na adega? E como saber quando os seus vinhos devem ser armazenados? Existe algo de extremamente romântico na abertura de uma garrafa de vinho que envelheceu durante anos. No entanto, saber quanto tempo deve guardar o seu vinho é algo mais complexo. Conhecer as variedades de uvas, as regiões vinícolas, os produtores e os vintages são tudo aspetos muito importantes a ter em conta quando iniciar a sua coleção. A Patricia Verschelling, uma das nossas especialistas em vinhos, tem mais de 10 anos de experiência em vinhos e está aqui para lhe explicar mais. Continue a ler para descobrir as melhores dicas sobre quando vale a pena colocar o seu vinho na adega.

Porquê guardar os vinhos na adega?

Antes de decidir que garrafas juntar à sua coleção, é importante primeiro saber por que motivo as pessoas começam a colecionar e a guardar o vinho em adegas. Sabe-se que guardar adequadamente o vinho melhora a textura, sabor e tonalidade do mesmo, o que não aconteceria se o vinho não fosse corretamente envelhecido. A colocação do vinho em adegas melhora a sua qualidade, mas os colecionadores de vinho também guardam garrafas de vinho para assinalar um dia importante ou para comemorar um evento, como um casamento ou o nascimento de um filho. O colecionismo de vinho é popular pois permite colecionar memórias de um evento especial e capturar parte da história, melhorando simultaneamente a qualidade de uma garrafa. Então, que vinhos vale a pena colecionar e guardar?


Sabe-se que guardar o vinho ajuda a melhorar a textura, o paladar e a tonalidade do vinho

O que procurar

Diz-se geralmente que apenas vale a pena guardar em adega 1% dos vinhos e é por este motivo que as coleções devem basear-se em padrões rigorosos e na qualidade. Os conhecimentos sobre uma região vinícola, sobre a produção e sobre o produtor permitir-lhe-ão distinguir entre um vinho que envelhece bem e um que não. Os taninos mantêm os vinhos frescos e é por esse motivo que os vinhos tintos que envelhecem bem tendem a conter elevadas quantidade de taninos, como é o caso dos vinhos Bordeaux de elevada qualidade. De igual modo, o açúcar presente nos vinhos brancos ajuda a preservar o vinho e a impedir a sua deterioração. Logo, quanto mais doce for o vinho branco, melhor envelhecerá. É por este motivo que os vinhos de sobremesa, tais como os Sauternes, são conhecidos por envelhecerem particularmente bem ao longo do tempo. O mesmo acontece com os vinhos com elevado nível de taninos e de doçura, tanto os vinhos tintos como brancos com elevado nível de acidez têm mais probabilidade de durar mais tempo, tendo em conta que os níveis baixos de pH impedem alterações químicas que, de outra forma, estragariam o vinho. Os vinhos tintos são mais adequados do que os brancos para um envelhecimento a longo prazo. No entanto, alguns tipos de vinhos brancos, tais como Chardonnay ou Riesling de alta qualidade também podem beneficiar do armazenamento em adega.

Os vinhos com quantidades elevadas de taninos, os vinhos muito doces e os vinhos com elevada acidez, são muito adequados para armazenamento em adega

A importância do Vintage

Apesar de ser um erro comum, a noção de vintage refere-se à data em que as uvas foram colhidas e não ao tempo de envelhecimento do vinho ou ao ano em que um vinho foi colocado no mercado. É importante identificar quais os anos vintage que são bons para armazenamento em adega, pois apesar do tempo que um vinho esteja na adega, se este for de uma colheita fraca nunca irá melhorar ao longo do tempo. As condições de cultivo ideais seriam dias quentes e noites frescas. Isto ajuda a desenvolver o potencial aromático, a maturação e a acidez da uva o que, por sua vez, faz com que os vinhos envelheçam melhor. E a dica final da Patricia? Ao escolher um vinho vintage, certifique-se de que consulta uma carta de vintages, que pode ser encontrada online ou numa loja de vinhos, para ter a certeza de que está a começar a sua coleção corretamente.

Coloque em adega apenas os bons vinhos vintage porque independentemente de quanto tempo os vinhos estiverem na sua adega, um vinho de uma colheita fraca nunca irá melhorar ao longo do tempo

Na Catawiki, será surpreendido todas as semanas com a impressionante seleção de vinhos e outros objetos especiais que temos para oferecer. Qualquer pessoa pode participar nos nossos leilões online. Apenas precisa de uma conta para licitar, comprar e vender. Crie uma conta gratuita ainda hoje e explore os nossos leilões semanais organizados pela nossa equipa de especialistas.

Também poderá gostar destes artigos:

Crie a sua conta na Catawiki de forma gratuita

Na Catawiki, ficará surpreso todas as semanas com a seleção impressionante de objetos especiais que temos para oferecer. Inscreva-se ainda hoje e explore os nossos leilões semanais com curadoria da nossa equipa de especialistas.

Criar uma conta
Share this article
Close Created with Sketch.
Ainda não está registado?
Ao criar a sua conta gratuita na Catawiki, poderá licitar num dos 35 000 objetos especiais que temos para leilão todas as semanas.
Registar agora!