Leilões especiais

5 coisas que pode descobrir com a parte de trás de uma pintura

Ao comprar uma pintura, geralmente observamos o que está representado na parte da frente da obra. Mas a parte de trás da pintura também pode ser interessante e pode ainda revelar segredos que não é possível observar quando a obra está pendurada na parede. A parte de trás pode incluir informações fundamentais e, logo, pode fazer toda a diferença na compra de uma obra de arte. O nosso especialista interno em arte, Michiel Vliegenthart, tem passado toda a sua vida rodeado por arte e trabalhou já em várias leiloeiras e museus. Assim, sabe melhor do que ninguém aquilo que pode aprender com a parte de trás, o verso, de uma pintura. Continue a ler para descobrir os conhecimentos que ele tem para partilhar.

Informações básicas
Quando compra uma obra de arte num mercado de velharias, numa loja de usados ou online muitas vezes o vendedor não conhece as informações básicas sobre a mesma. É por este motivo que deve observar o verso da pintura e ver se contém informações sobre o artista ou a data de criação. Muitos artistas utilizam a parte de trás para escrever o título, o local ou o número de série, por exemplo.

A idade
Quando a idade de uma pintura não está especificada na parte da frente ou de trás da obra pode tentar adivinhar pela cor da tela. A maioria das pinturas foi produzida em telas brancas ou esbranquiçadas, mas o tecido muda ao longo do tempo. Quanto mais antiga for a obra, mais amarelado será o seu verso. Outra forma é ver se a moldura ou a parte de trás da moldura têm autocolantes do fornecedor. Estes indicam-lhe quando e onde o artista comprou os materiais.

Os autocolantes na parte de trás da moldura dão-lhe informação sobre onde e quando um artista comprou os materiais

Proveniência
Olhando para o verso, geralmente é possível saber quem foi o anterior proprietário de uma pintura. A maioria das galerias e negociantes de arte utiliza autocolantes e códigos de barras. Quando uma obra esteve em exibição num museu geralmente apresenta uma etiqueta. Com as informações da etiqueta pode pesquisar ou contactar a galeria. Quando as obras foram propriedade de um colecionador famoso, estiveram em exibição num museu de prestígio ou foram vendidas por uma galeria consagrada, geralmente são mais valiosas.

Restauros
O verso de uma pintura pode dar-lhe dicas sobre se a obra foi submetida a restauros, por exemplo, se identificar uma área descolorida ou com uma textura diferente. O mesmo se aplica quando a tela está forrada o que significa que foi aplicada uma segunda tela para reforçar a original o que poderá ser uma indicação de que a obra foi restaurada. A parte de trás dá-lhe informações sobre o estado geral da tela. Se o verso estiver totalmente liso e uniforme significa que ainda está em bom estado. Mas uma ondulação, marcas ou uma mancha atrás significam que a pintura já não está em perfeito estado.   


Muitos artistas utilizam a parte de trás para escrever o título, o local ou o número de série da pintura
Surpresas inesperadas
Os artistas mais pobres e com menos capacidades financeiras muitas vezes reutilizavam as telas quando não tinham dinheiro para novas. É por isso que, por vezes, é possível encontrar uma pintura no verso de outra o que, obviamente, aumenta substancialmente o valor. Em 1989, por exemplo, alguém pagou 4€ por uma pintura numa feira de usados e em casa descobriu que no verso se encontrava uma Declaração da Independência. O sortudo comprador vendeu-a em leilão, em 1991, por aproximadamente 1,7 milhões.


Quando comprar a sua próxima pintura, primeiro olhe para a parte de trás. A Catawiki torna este processo mais simples para si. Os nossos leilões de arte clássica geralmente incluem fotos do verso o que lhe dá uma visão global antes de concretizar uma compra. Se estiver a planear vender também é importante olhar para o verso de uma pintura. Observe atentamente e reúna da frente e do verso, todas as informações que conseguir, da frente e do verso, e quando estiver preparado para vender submeta as suas obras excecionais para leilão. Os nossos especialistas estarão à espera para o ajudar.

Também poderá gostar destes artigos:

Crie a sua conta gratuita
Através da Catawiki poderá vender os seus objetos especiais a licitantes de todo o mundo! Preencha os seus dados pessoais para iniciar o seu registo de vendedor.
Share this article
Close Created with Sketch.
Ainda não está registado?
Ao criar a sua conta gratuita na Catawiki, poderá licitar num dos 75 000 objetos especiais que temos para leilão todas as semanas.
Registe-se agora