Conselhos para vendedores

Como os nossos especialistas internos avaliam os objetos para leilão

Alguma vez se questionou sobre a forma como os nossos especialistas avaliam os milhares de objetos que são oferecidos para leilão todas as semanas? Primeiro, é importante saber quem são os nossos especialistas internos. Todos eles são reconhecidos a nível nacional e internacional e são especialistas nas respetivas áreas. São apaixonados pelas suas especialidades e ficam sempre fascinados com todos os objetos especiais que são submetidos para leilão todas as semanas. Gostaríamos de lhe apresentar alguns deles, de partilhar as suas paixões e de explicar como trabalham. Continue a ler enquanto partilhamos as suas histórias e explicamos como avaliam os objetos submetidos para leilão.

Conheça o nosso especialista em livros, Mark Harrison

Primeiro, gostaríamos de lhe apresentar Mark Harrison que organiza os nossos leilões de livros. Depois de 20 anos no comércio de livros, a paixão de Mark pelos livros continua bem forte. Foi presidente da PBFA (uma importante associação do Reino Unido) é, atualmente, membro do ILAB e gere a segunda maior feira de livros do Reino Unido. Ele utiliza os seus conhecimentos e experiência para avaliar os livros submetidos para leilão na Catawiki e organiza os nossos leilões semanais de livros juntamente com a sua equipa. Mark explica que a força da sua equipa reside em que todos eles têm as suas próprias especializações. As suas origens fazem com que consigam olhar para um título de um livro e saber, de um modo geral, se este é ou não adequado para leilão ou se é necessária mais investigação.

Para além de organizar os nossos leilões semanais de livrosMark Harrison é membro do ILAB e gere a segunda maior feira de livros do Reino Unido

De que forma Mark avalia os livros submetidos para leilão?

Para começar a sua avaliação, Mark identifica o autor, o título, a editora, o ano de publicação, a edição e o estado de todos os livros submetidos para leilão. Pesquisa recursos tais como o Vialibris para determinar o valor atual do livro com base noutros exemplares do mesmo livro e da mesma edição e, mais importante ainda, no mesmo estado. Quando um livro particularmente antigo, raro ou caro é submetido para leilão, e é necessária mais investigação, Mark procura no Rare Books Hub. Isto mostra onde um livro foi vendido, qual o valor e o que tinha esse exemplar de único (por exemplo, uma cópia assinada pelo autor). Este processo ajuda Mark e a sua equipa a fornecerem uma estimativa do valor de livros raros. Para livros ainda mais raros, Mark pesquisa em bibliotecas para descobrir quantos exemplares do livro existem em bibliotecas importante. Isto mostra se são realmente raros. Por exemplo, um livro que atualmente não se encontre para venda online, que tenha apenas 2 registos de presença em leilão nos últimos 20 anos e que apenas esteja disponível na Biblioteca de Inglaterra será valioso, desde que exista procura para o mesmo.

De um modo geral, procuramos qualquer coisa que torne um livro único, invulgar, interessante e raro. Nessa altura o nosso entusiasmo começa a aumentar!

No caso de livros com uma estimativa superior a 10 000€, Mark geralmente viaja até junto do vendedor, tira fotografias adicionais e, por vezes, grava até um vídeo. Ele também verifica o próprio livro, ou seja, se está completo e no estado indicado e faz um pouco mais de investigação sobre o contexto do livro, a história dos proprietários, etc.

Um exemplar de “Un capitaine de Quinze Ans”, assinado por Jules Vern, foi vendido no nosso leilão de livros por 1100€, em 2015

Conheça o nosso especialista em modelismo ferroviário, Marijn Zeevalk

Agora vai conhecer Marijn Zeevalk, um dos nossos especialistas internos em modelismo ferroviário e saber como ele organiza um leilão. A sua paixão por modelos ferroviários começou quando tinha 11 anos, o seu pai o levou a uma feira e levou consigo para casa o seu primeiro kit. Ao longo dos anos, fez aquisições através de feiras e online, a sua coleção cresceu e desenvolveu a sua preferência por modelos ferroviários Märklin. Mais tarde, guardou alguns modelos e vendeu os restantes. Toda a sua experiência levou Marijn a transformar o seu hobby na sua carreira. 

Marijn espera que a Catawiki atraia apaixonados por modelos ferroviários, de todas as faixas etárias, para que possa continuar a partilhar a sua paixão

De que forma Marijn avalia os modelos ferroviários submetidos para leilão?

Marijn começa por verificar a autenticidade e a qualidade do modelo ferroviário que é submetido para leilão, para se certificar de que existem fotos de todas as peças. Presta atenção principalmente aos mais pequenos detalhes tais como escadas que tendem a partir, para poder garantir que todas as peças estão intactas. Verifica também os números no modelo e na caixa para garantir que correspondem. Por vezes, pode acontecer um modelo ser submetido para leilão com uma caixa que pertence a outro modelo. Se isto acontecer, Marijn remete novamente o lote para o vendedor e pede para incluir a caixa original. Se não for possível, pede para remover a caixa do lote.

Para verificar a autenticidade Marijn utiliza também recursos online, tal como o website Märklin. Por exemplo, verifica se o número do modelo no comboio submetido e os números na descrição correspondem ao modelo no website Märklin. Ao fazê-lo garante que os potenciais licitantes têm todas as informações necessárias para fazerem uma licitação informada.


Marijn verifica os mais pequenos detalhes nos modelos ferroviários submetidos para leilão para que possa licitar com confiança

Os leilões online de vinho de Patricia Verschelling

A seguir é a vez de Patricia Verschelling, uma das nossas especialistas internas em vinhos. Descobriu a sua paixão pelo vinho quando trabalhava num restaurante onde teve a oportunidade de provar diversos vinhos para poder aconselhar adequadamente os clientes. Descobriu que tinha muita aptidão e rapidamente passou a participar no processo de seleção de vinhos do restaurante. Deu continuidade com formação em vinhos e, antes de entrar na Catawiki, trabalhou em diversas casas de leilões de vinho.

Para Patricia, o vinho é a história do futuro numa garrafa, para investir, partilhar, aprender e saborear

De que forma Patricia avalia os vinhos que são submetidos para leilão?

Para avaliar corretamente os lotes, Patricia e a sua equipa precisam de fotografias com a maior nitidez possível, incluindo fotografias aproximadas dos rótulos, da cápsula e num ângulo inferior. A parte de cima da cápsula dá muitas informações sobre quem engarrafou o vinho e se este esteve corretamente armazenado. Sabendo-se que existem versões contrafeitas de algumas garrafas valiosas, Patricia e a sua equipa solicitam fotografias nítidas do fundo (a alma) da garrafa de vinho. Se ainda assim tiverem dúvidas, pedem ao vendedor para mostrar a impressão na rolha por baixo da cápsula. Aqui o nome Chateau e Vintage tem de estar visíveis. Patricia dá aos vendedores detalhes específicos sobre como o devem fazer pois não pretende que cortem acima da parte mais grossa do gargalo para que as garrafas permaneçam seladas. Patricia já viu situações em que a rolha era a original, mas estava colocada ao contrário o que prova que o vinho no interior da garrafa não será provavelmente o indicado nos rótulos e, logo, será uma garrafa falsa. Se ainda existirem dúvidas sobre a autenticidade, ela contacta os produtores ou chateaux.

Somos especialistas formados, com muitos anos de experiência e estamos sempre a atualizar os nossos conhecimentos através de formação (WSET), viagens, visitas a muitos eventos de vinho e leitura sobre o atual estado do mercado.

Patricia pede também ao vendedor que informe a proveniência das garrafas, incluindo como as obtiveram, como as armazenaram, etc. E, por último, para fazer a estimativa de valor de um lote ela utiliza os resultados de leilões anteriores em diversas plataformas e, claro, a nossa própria base de dados sobre resultados anteriores.


Para avaliar adequadamente um lote, Patricia e a sua equipa precisam de fotografias com a maior nitidez possível

Conheça o nosso especialista em motos, John Searle
Por último, vejamos como o nosso especialista interno em motos, John Searle, avalia os objetos para leilão. Proveniente de uma família ligada às motos, John coleciona ciclomotores desde os seus 16 anos. O seu avô era apaixonado por BMW e o seu tio e padrinho eram fãs de Triumph, por isso estas foram as suas duas primeiras motos. John visitou muitos leilões de motos no Reino Unido e comprou muitas motos clássicas de todo o mundo, através da Internet. Originalmente, a profissão de John era filmar eventos de motos para a televisão, antes de procurar um novo desafio e trazer as suas competências, os seus conhecimentos e a sua paixão para a Catawiki. 


Para John, as motos clássicas da década de 1930 representam um belo período

De que forma John avalia as motos submetidas para leilão?

Quando uma moto é submetida para leilão, John e a sua equipa pedem fotografias de todos os lados e ângulos do veículo, bem como fotografias aproximadas de todos os detalhes relevantes para que possam avaliar adequadamente o estado, a originalidade e, logo, o valor de mercado do lote. Prefere também que o vendedor forneça um vídeo no qual possa ouvir o motor da moto a trabalhar para poder analisar todos os aspetos. John verifica se a moto tem as peças originais, como o depósito de combustível, o motor e a caixa de velocidades, pois isto aumenta o valor da moto.

Se um modelo foi revolucionário na sua altura, com muita publicidade, mas era caro ou foi produzido em quantidades reduzias, tem uma boa receita para uma moto colecionável.

John verifica o quadro e os números no motor, que pode utilizar para pesquisar o ano de fabrico, a história, a identidade e a originalidade da moto. Verifica também o estado, que pode ser classificado numa escala de 1 (exemplar perfeito ou quase original, com poucos quilómetros) e 5. O preço depende do estado bem como da popularidade do modelo. A história revela que quando um modelo era popular na sua altura, continua a ser popular atualmente!


Como pode ver a partir destes 4 exemplos sobre a forma como os nossos especialistas avaliam os objetos submetidos para leilão, existem muitas semelhanças entre as várias categorias. Todos eles são especialistas nas suas áreas e têm os conhecimentos e a experiência necessários para avaliar corretamente os lotes submetidos e para preparar os leilões. E, quando precisam de ajuda, têm todos os recursos disponíveis para fazer a investigação necessária. Pode ler todas as suas histórias e saber mais sobre a experiência de cada um na sua respetiva área na nossa página. Conheça os nossos especialistas ou consultá-los para pedir ajuda com os objetos especiais que pretende submeter para leilão. Os nossos especialistas estão sempre à procura de lotes novos e fascinantes para incluírem nos seus leilões e mal podem esperar para ver o que tem para oferecer!

Também poderá gostar destes artigos:

Crie a sua conta gratuita
Através da Catawiki poderá vender os seus objetos especiais a licitantes de todo o mundo! Preencha os seus dados pessoais para iniciar o seu registo de vendedor.
Share this article
Close Created with Sketch.
Ainda não está registado?
Ao criar a sua conta gratuita na Catawiki, poderá licitar num dos 75 000 objetos especiais que temos para leilão todas as semanas.
Registe-se agora