Leilões especiais

Como começar uma coleção de discos de vinil

Porquê colecionar discos de vinil? Existem muitos motivos excelentes. Para além de que ouvir discos LP proporciona uma sensação de nostalgia, o mercado dos discos de vinil está também, atualmente, em forte expansão. Quer colecione como investimento ou por diversão a questão permanece: como começar uma coleção de discos de vinil? O nosso especialista interno em discos de vinil, Jeroen Hamelink, é, ele próprio, um ávido colecionador e partilha as suas principais sugestões para dar início a uma coleção de discos de vinil. Continue a ler para descobrir mais.

Que tipo de colecionador é?

Existem dois tipos de colecionadores de discos de vinil. Há os que compram discos como forma de investimento, que compram edições especiais de discos e as mantêm seladas para depois as poderem revender mais tarde. E há os que compram discos pelo prazer de poderem desfrutar da sua música. Obviamente, pode fazer as duas coisas. Pode criar uma coleção com álbuns excelentes para usufruir de música nostálgica, ao mesmo tempo que procura edições especiais e discos de vinil em excelente estado que guarde selados para tentar obter lucro no futuro.

O seu gira-discos

Primeiro, se coleciona discos de vinil pelo prazer de os ouvir precisa de um bom gira-discos com colunas e um amplificador para poder usufruir ao máximo da música. Embora as versões recentes sejam atualmente bastante económicas, se quiser usufruir do detalhe e precisão de um disco de vinil, um gira-discos clássico é sempre uma melhor opção. Visite o nosso leilão de alta-fidelidade para encontrar um gira-discos de boa qualidade.


Nos nossos leilões semanais de alta-fidelidade encontrará um gira-discos para desfrutar do seus discos de vinil

O quê e quem colecionar?

A escolha dos artistas e dos álbuns que vai adicionar à sua coleção depende do tipo de colecionador em que se encaixe. Por exemplo, se coleciona pelo prazer da música deve escolher os seus álbuns favoritos e aqueles que lhe dão mais prazer ouvir. No entanto, se estiver a colecionar como forma de investimento há aspetos que deve ter em conta. Embora o artista e o álbum específico determinem, em grande parte, se um LP é valioso, outro aspeto importante que deve ter em conta é a prensagem. Para uma coleção de valor elevado, procure as primeiras edições do país de origem do artista (geralmente, Reino Unido ou EUA). Geralmente, são edições limitadas e, logo, raras. Outras edições limitadas e especiais constituem também excelentes artigos de colecionador, por exemplo, uma versão do álbum dos The Velvet Underground & Nico com a casca da banana por descascar é algo muito raro e valioso!


Uma edição com a casca por descascar do álbum dos The Velvet Underground & Nico pode ser extremamente valiosa

Limpeza e armazenamento adequados

Quer colecione discos de vinil para os voltar a vender ou para os ouvir, é importante que os guarde de forma adequada. Por exemplo, certifique-se de que a embalagem não tem arestas afiadas que possam rasgar a película de proteção dos discos e as películas de proteção antiestáticas podem ajudar a manter os seus discos em bom estado. No que se refere a guardar os discos de vinil, a superfície onde os coloca deve ser forte e firme e sem flexibilidade para não exercer pressão sobre os seus discos. Também é aconselhável guardar os seus discos longe de fontes de calor e de humidade e nunca os empilhar uns em cima dos outros. Antes de ouvir os seus discos sugerimos que os limpe para que nem os discos, nem a agulha do gira-discos fiquem danificados!

Proteja os seus discos do calor e da humidade e nunca os empilhe em cima uns dos outros para os manter seguros e protegidos

Do que está à espera? Visite o nosso leilão de discos de vinil e, se ainda não tiver um gira-discos, visite também o nosso leilão de alta-fidelidade para poder dar início à sua coleção. Ou talvez tenha já uma coleção extensa de discos de vinil que queira vender. Quer seja profissional ou não, a Catawiki é a plataforma perfeita para vender online. Registe-se como vendedor e comece a vender a sua música em leilão. 

Também poderá gostar destes artigos:

Crie a sua conta na Catawiki de forma gratuita

Na Catawiki, ficará surpreso todas as semanas com a seleção impressionante de objetos especiais que temos para oferecer. Inscreva-se ainda hoje e explore os nossos leilões semanais com curadoria da nossa equipa de especialistas.

Criar uma conta
Share this article
Close Created with Sketch.
Ainda não está registado?
Ao criar a sua conta gratuita na Catawiki, poderá licitar num dos 50 000 objetos especiais que temos para leilão todas as semanas.
Registar agora!