Otras historias

Da crise à celebração: a transformação do mercado da joalharia portuguesa

O mercado da joalharia em Portugal é uma indústria que movimenta mil milhões de euros por ano. Mas, mesmo assim, hoje em dia, existem cada vez mais pessoas a comprar artigos de luxo, como peças de joalharia, na internet e a recorrer a locais como os nossos leilões semanais online de joalharia para fazer as suas compras. Como é que isto aconteceu? O que é que afetou assim tanto este mercado? O Pedro Tarelho é um dos nossos especialistas internos em joalharia moderna, que supervisiona e efetua a curadoria dos nossos leilões de joalharia. Ele tem mais de 20 anos de experiência na indústria da joalharia e tem uma loja de joalharia em Portugal. Ele tem experiência em primeira mão e sabe como o mercado da joalharia portuguesa se foi transformando ao longo dos últimos anos, e agora está aqui para nos contar mais sobre isto. Veja o vídeo em baixo e continue a ler para obter mais informações.

História de Pedro
Nas próprias palavras de Pedro: “a joalharia é inseparável da minha vida, está-me no sangue”. Há muitas gerações que a sua família está ligada ao negócio da joalharia, o seu pai e os seus tios abriram todos as suas próprias lojas de joalharia. Atualmente, Pedro continua a tradição da sua família, tendo a sua própria loja de joalharia em Portugal e, claro, sendo um especialista em joalharia na Catawiki. Há muitos anos que acompanha o mercado da joalharia e assistiu às mudanças que levaram ao nascimento da internet e à transformação do negócio da joalharia num mundo online. Mas quais foram os fatores que afetaram estas mudanças?


Colar feito à mão em filigrana portuguesa - Vendido por 2 850 no nosso leilão de joalharia antiga exclusiva, em 2017

Os grandes crescimentos do mercado da joalharia portuguesa
Entre 2008 e 2014, Portugal passou por uma grande crise económica. Todo o país passou por uma fase crítica e milhares de portugueses perderam os seus empregos. No entanto, foi nesta altura que o mercado da joalharia portuguesa apresentou um enorme crescimento financeiro. Mas, então, porquê? “Os portugueses sempre foram aquele tipo de pessoas que compra ouro em tempos de crise, eles querem arrecadar o máximo possível. Nós temos uma tradição no norte de Portugal em que as mulheres usam grandes quantidades de ouro durante as celebrações religiosas ou em eventos sociais, não só para mostrar o seu estatuto social, mas por pura vaidade.” É por este motivo que quando houve a crise em Portugal, as pessoas queriam vender os seus bens e ganhar dinheiro. Então, o ouro foi vendido a um preço baixo pela necessidade de ganhar dinheiro de forma rápida. Consequentemente, houve um enorme crescimento nesta altura nas transações em lojas de ouro em segunda mão e lojas de penhores e, portanto, o mercado da joalharia prosperou.


Anel de ouro de 18 quilates com detalhe em safira - Vendido por 1 000 € no nosso  leilão de joalharia, em 2017

Mudança para um mundo online
Essas operações rapidamente se estenderam ao mundo online. A ideia era que comprar e vender joalharia online podia ser muito mais vantajoso por existir um número mais elevado de potenciais compradores e, como tal, ser possível vender por melhores preços. E foi exatamente isto que aconteceu. Pedro diz que “graças a plataformas online como a Catawiki, existem mais oportunidades de compra e venda de joalharia para mais pessoas em todo o mundo.” Nós agora temos 40 leilões semanais de joalharia, desde a mais antiga à mais moderna. Mas mesmo agora que a economia do país estabilizou, Pedro ainda vê que existe em Portugal uma enorme oferta e procura online de joalharia, que continua a alimentar uma indústria que já movimenta mil milhões de euros por ano. De facto, o mercado sofreu uma grande transformação.


Temos 40 leilões semanais de joalharia, desde a mais antiga à mais moderna.

Procura peças de joalharia especiais e invulgares online? Explore os nossos leilões de joalharia para descobrir uma emocionante variedade de colares, anéis, brincos, pulseiras e muito mais. Ou se estiver interessado em ganhar algum dinheiro vendendo a sua joalharia num dos nossos leilões, apenas precisa de se registar como vendedor e começar a oferecer os seus artigos para leilão para serem analisados por Pedro e pela sua equipa.

Também poderá gostar destes artigos:

Crie a sua conta gratuita
Através da Catawiki poderá vender os seus objetos especiais a licitantes de todo o mundo! Preencha os seus dados pessoais para iniciar o seu registo de vendedor.
Share this article
Close Created with Sketch.
Ainda não está registado?
Ao criar a sua conta gratuita na Catawiki, poderá licitar num dos 75 000 objetos especiais que temos para leilão todas as semanas.
Registe-se agora