Conselhos de especialistas

Conselhos do especialista: como determinar o valor dos seus selos

Tem curiosidade em saber se a sua coleção de selos é valiosa? Já, muitas vezes, perguntaram ao nosso especialista interno em selos, Daan Hartevelt, se a coleção de selos que herdaram tem algum valor. Daan coleciona selos desde que era jovem e tem negociado muitos selos. Isto, combinado com a sua experiência numa conceituada loja de selos faz com que seja a pessoa certa a quem recorrer se estiver curioso para saber o valor dos seus selos. Aqui fica o que ele tem a dizer sobre como determinar o valor dos seus selos.

Os selos pertenciam a um colecionador ávido?

Daan diz que, muitas vezes, as pessoas encontram a coleção de selos dos seus avós ou, de alguma forma, herdam uma coleção de selos e, claro, começam imediatamente a questionar-se sobre o valor da mesma. A primeira pergunta à qual tem de encontrar resposta é se o colecionador original era um verdadeiro colecionador. Caso contrário, é pouco provável que os selos sejam valiosos. Os verdadeiros colecionadores terão procurado os melhores selos para as suas coleções e, logo, é mais provável que tenham colecionado selos com valor.


França 1849/1970 – Uma coleção bastante preenchida num álbum em Davo - Vendida por 4900€ no nosso leilão de selos franceses, em 2016

Qual o estado dos selos?

Os seus selos estão em bom estado? Com o passar dos anos, os selos ficam acastanhados ou descoloridos quando são guardados num local húmido. Sem um armazenamento adequado podem também ficar com vincos. Como com tudo aquilo de que quiser determinar o valor, quanto melhor o estado, mais elevado o potencial valor. A qualidade dos selos também lhe indica algo sobre o colecionador, pois se se tratava de um ávido colecionador é mais provável que tenha feito tudo para manter o seu investimento em bom estado.

O que já sabe?

Por vezes, existe já informação disponível sobre os seus selos. Talvez exista um valor de catálogo ou os selos tenham sido anteriormente avaliados. Informações como estas dar-lhe-ão uma ideia do possível valor atual. Even Daan utiliza esta informação para determinar um valor estimado preciso para os selos em leilão. Além do mais, ao procurar os valores de catálogo também pode comparar resultados de vendas/leilões anteriores. Quando o fizer, é importante certificar-se de que os selos que está a comparar estão no mesmo estado. Os mesmos selos em excelente estado e não utilizados terão sempre mais valor do que selos já utilizados.


Até que ponto os seus selos são raros?

Tal como acontece com os livros de banda desenhada, pinturas ou qualquer coisa que queira colecionar, a raridade afeta o valor. Selos raros, como qualquer outro colecionável, valerão sempre mais. Mas, dependendo da raridade, o estado poderá não ser muito relevante. Os selos, extremamente, raros podem ser valiosos independentemente do seu estado, embora um selo raro em estado impecável será sempre muito mais valioso.

Os seus selos têm muita procura?

É muito importante ter em conta a procura em conjunto com a raridade. Tal como tudo neste mundo, a procura faz com que os preços aumentem. Assim, em muitos casos, um selo raro de África ou da América do Sul terá um valor diferente de um selo raro da Alemanha ou da China pois os selos deste último país são mais colecionáveis do que os dos anteriores. Se os seus selos são populares e muito procurados entre os colecionadores, existem mais hipóteses de atingirem valores elevados.


China 1980 - Ano do Macaco - Michel 1594 - Vendido por 1621€ no nosso leilão internacional de selos, em 2016

Último conselho de Daan

Agora que já conhece os aspetos básicos sobre como determinar o valor dos seus selos, Daan tem um último conselho. A genuinidade é, incontestavelmente, importante. Na Catawiki, a nossa missão é vender apenas objetos genuínos de elevada qualidade e isto atrai uma audiência especializada que sabe por que pode confiar nos nossos leilões. Se acha que tem um selo muito raro, é bom obter uma opinião especializada. Obviamente, pode sempre contar com os conselhos dos nossos especialistas internos em selos. É sempre bom obter um conselho especializado no caso dos selos mais caros. Embora possa contactar a loja de selos local para confirmar a autenticidade e o potencial valor, o melhor será que, no caso dos selos que achem que são verdadeiramente valiosos, estes sejam analisados por um especialista profissional. Isto permite, não só, determinar a autenticidade, mas também o ajuda a elevar os preços. Se um comprador vir que o selo foi certificado por um profissional estará disponível para pagar mais.


O especialista em selos da Catawiki, Daan Hartevelt

Esperamos que, com os conselhos do Daan, se sinta preparado para observar mais de perto os nossos selos e decidir se pretende conseguir um lucro com a venda dos mesmos em leilão. Quando estiver preparado para vender, Daan e a sua equipa terão todo o gosto em analisar os seus selos e quem sabe oferecer-lhe um lugar num dos próximos leilões. Para começar apenas precisa de uma conta gratuita e, depois, poderá imediatamente submeter os seus selos para leilão na Catawiki.

Não se esqueça de visitar os nossos vários leilões semanais de selos não só para comparar preços, mas quem sabe para encontrar o exemplar que falta na sua coleção. Boa sorte!

Também poderá gostar destes artigos:

Crie a sua conta na Catawiki de forma gratuita

Na Catawiki, ficará surpreso todas as semanas com a seleção impressionante de objetos especiais que temos para oferecer. Inscreva-se ainda hoje e explore os nossos leilões semanais com curadoria da nossa equipa de especialistas.

Criar uma conta
Share this article
Close Created with Sketch.
Ainda não está registado?
Ao criar a sua conta gratuita na Catawiki, poderá licitar num dos 50 000 objetos especiais que temos para leilão todas as semanas.
Registar agora!