Conselhos de especialistas

Como comprar o famoso vidro de Murano de Itália online

Existe algo de especial no vidro de Murano. Mas foram feitas muitas tentativas para imitar o vidro de Murano, pelo que é importante confirmar se o seu objeto é efetivamente especial. A sua jarra de vidro de Murano é autêntica? O seu vidro de Murano vem de Itália? A nossa especialista interna em vidro de Murano, Fiammetta Fulchiati, herdou o seu amor pelas antiguidades e especialmente pelo vidro de Murano da sua família. Ela viajou até Murano para ver com os seus próprios olhos como trabalham os mestres, é uma especialista nesta área no negócio da sua família e atualmente utiliza a sua paixão e a sua experiência para realizar a curadoria dos nossos leilões de vidro de Murano. Neste artigo, ela conta-nos um pouco sobre a história e a técnica do vidro de Murano e revela algumas dicas para que possa comprar objetos genuínos online.

Sobre o vidro de Murano

A história do fabrico do vidro de Murano remonta ao século VIII. No século XII, Veneza já se tinha tornado extremamente popular pelos seus requintados objetos de vidro. Para que o negócio da produção de vidro continuasse a ser único e rentável, foi aprovada uma lei em 1271 que declarava que não era permitido importar nenhum tipo de vidro estrangeiro para a produção de objetos, nem empregar vidraceiros estrangeiros. No entanto, no século XIII, uma outra lei fez com que todos os fornos de produção de vidro fossem movidos de Veneza para Murano, pois as chamas dos fornos representavam um grande risco para as estruturas de madeira de Veneza. Combinadas, estas duas leis asseguram que o vidro de Murano ainda é algo único nos dias de hoje, criado por artistas e artesãos de um pequeno grupo de ilhas em Itália. Os segredos da produção deste vidro são passados de pai para filho e de mestre para aluno.


O “ingrediente especial” do vidro de Murano é a areia de sílica, sendo adicionados fluxos e estabilizadores especiais para derreter o vidro a temperaturas mais baixas e criar objetos maravilhosos. Minerais, como o cobalto e o cobre, e também folha de ouro e de prata, são frequentemente adicionados para dar cor. Ainda são utilizadas técnicas de há séculos atrás, que tornam o vidro de Murano numa forma de arte muito especial.

Infelizmente, é possível encontrar muitos objetos falsos de vidro de Murano online e até mesmo na região de Murano. Devido à exclusividade, sofisticação e complexidade da técnica que torna o vidro de Murano tão reconhecido em todo o mundo, este é um produto extremamente popular para ser imitado. Mas é possível distinguir uma jarra de vidro de Murano verdadeira de uma imitação, mesmo quando se compra online! Aqui estão 4 dicas da especialista da Catawiki, Fiamatta:

1. Website

Existem vários indicadores que o informam se um determinado site é de confiança. As empresas italianas de Murano vendem atualmente artigos online e é possível encontrar muitos objetos vintage de Murano genuínos em plataformas de leilão online, como a Catawiki. Temos uma equipa de especialistas internos, como a Fiamatta, que examinam a qualidade e a autenticidade de todas as jarras de vidro de Murano e outros objetos similares que são oferecidos para os nossos leilões. E eles muitas vezes podem dizer-lhe bastante sobre a história de um objeto.

2. A diferença

Cada uma das jarras de vidro de Murano e outras obras de arte similares são feitas à mão, enquanto as réplicas são frequentemente produzidas em grandes quantidades. Por isso, ao comprar online, veja cuidadosamente todas as fotos e procure irregularidades: uma superfície ligeiramente irregular ou talvez uma pequena bolha no vidro. Estas “falhas” tornam o vidro de Murano único. Outra característica do vidro de Murano é que as cores são extremamente brilhantes e ricas, enquanto nas imitações a cor é muitas vezes pulverizada sobre os objetos. Fotos em que a luz atravessa o vidro podem ajudá-lo a ver a cor mais nitidamente.


3. Prova de autenticidade

Muitas vezes ser-lhe-á fornecida uma prova de que o seu objeto de vidro de Murano é genuíno. Um certificado de origem, uma foto da assinatura do artista, um autocolante na base do objeto de vidro com a marca registada oficial de Murano Vetro Artistico® ou uma inscrição a dizer “Vidro de Murano”, e não “Estilo Murano”, irão ajudá-lo a determinar a autenticidade do objeto.

O vidro de Murano vintage genuíno foi produzido por algumas fábricas de vidro antigas conhecidas: os seus nomes, assinaturas e rótulos são facilmente reconhecidos.


Não confie na maioria dos rótulos genéricos das peças “vintage” e até mesmo nas assinaturas genéricas, pois são certamente imitações de vidro de Murano. Se a assinatura no seu objeto for de um famoso mestre de Murano, é fundamental verificar que é uma assinatura genuína, comparando-a com assinaturas fidedignas desse mesmo artista.

No entanto, se o objeto não estiver assinado ou rotulado, ainda é possível que tenha sido produzido numa antiga fábrica de vidro de Murano menos conhecida. No nosso leilão de vidro de Murano certificamo-nos de que as peças de artistas desconhecidos são genuinamente de Murano de Itália. E agora que sabe o que deve procurar, pode confirmá-lo por si próprio ao olhar para o vidro, os detalhes de fabrico e a técnica utilizada.


4. Preço

Embora quase todos nós gostemos de encontrar uma pechincha, é melhor não o fazer ao comprar jarras de vidro de Murano e outros objetos deste vidro. O vidro de Murano não é barato por um bom motivo: o vidro é único, feito à mão e produzido por artistas que utilizam técnicas antigas especiais. Mas é possível obter um objeto deste vidro por um bom preço, como, por exemplo, num leilão, mas mantenha-se longe das pechinchas baratas. Se parece bom demais para ser verdade, provavelmente é!

Está pronto para começar uma coleção de vidro de Murano? Ou procura uma maravilhosa jarra de vidro de Murano para decorar a sua casa? Veja o nosso leilão de vidro de Murano! Ou talvez tenha um objeto de vidro de Murano de Itália que gostaria de vender. Pode valer algum dinheiro, mas existe apenas uma maneira de o descobrir. Registe-se como vendedor e ofereça o seu objeto para leilão!

Também poderá gostar destes artigos:

Crie a sua conta na Catawiki de forma gratuita

Na Catawiki, ficará surpreso todas as semanas com a seleção impressionante de objetos especiais que temos para oferecer. Inscreva-se ainda hoje e explore os nossos leilões semanais com curadoria da nossa equipa de especialistas.

Criar uma conta
Share this article
Close Created with Sketch.
Ainda não está registado?
Ao criar a sua conta gratuita na Catawiki, poderá licitar num dos 50 000 objetos especiais que temos para leilão todas as semanas.
Registar agora!