Otras historias

As poses e as posturas dos Buda: os significados das mãos das estátuas Buda

O Budismo inclui muitas culturas e tradições, nacionais e locais, diferentes. No entanto, apesar do estilo das estátuas Buda poder variar a nível regional, estas podem ser reconhecidas pela posição das mãos, ou Mudras, que transmitem um significado espiritual. Existem mais de 100 Mudras diferentes, mas o que significam todos esses gestos diferentes com as mãos? Sarah Orford, uma das nossas especialistas internas em Budismo, tem vários anos de experiência no trabalho com arte e cultura asiáticas e, atualmente, organiza os nossos leilões semanais de Budismo. Continue a ler a lista da Sarah sobre as estátuas de Buda mais comuns para aprender a decifrar o significado das mãos das suas estátuas de Buda. 

Bhumisparsha Mudra 

O Buda Bumisparsha é sempre representado numa posição sentada, com a mão direita pousada sobre o joelho e os dedos a apontar para a terra. A mão esquerda está pousada no colo com a palma voltada para cima. "Bhumisparsha" significa "tocar a terra" ou "chamar a terra a testemunhar". Este Mudra representa o momento em que Buda ficou iluminado por baixo da árvore Bodhi.

Dhyana Mudra

estátua Buda Dhynana tem ambas as mãos pousadas no colo. A parte de trás da mão direita está pousada sobre a palma da mão esquerda. Muitas vezes, os polegares tocam um no outro formando um triângulo místico. Este é o Buda da meditação que simboliza a sabedoria. O Buda utiliza este gesto no final da sua meditação, por baixo da árvore Bodhi, após alcançar a iluminação.

Abhaya Mudra 

O gesto Abhaya mostra o Buda com a mão direita levantada, a palma voltada para fora e os dedos para cima, enquanto a mão esquerda se encontra junto ao seu corpo. Este Buda pode surgir representado de pé ou sentado. Este Mudra é o gesto da coragem. Representa a fase da vida de Buda imediatamente após alcançar a iluminação.

Varada Mudra

A mão direita da estátua Varada encontra-se caída para baixo, com a palma voltada para o observador. Os cinco dedos estendidos representam as 5 perfeições: generosidade, moralidade, paciência, esforço e concentração. O Varada Mudra representa a compaixão e a caridade e, muitas vezes, surge combinado com outros Mudras.

Karana Mudra

O gesto Karana tem o dedo indicador e o dedo mindinho voltados para cima, enquanto os outros estão dobrados sobre a palma. O Buda Karana pode ser representado sentado ou de pé. O significado deste gesto é o afastamento do mal e a eliminação dos demónios e das energias negativas.

Dharmachakra Mudra 

Este Mudra mostra a ponta de um dedo médio a tocar na extremidade do polegar e do dedo indicador da outra mão, formando um círculo místico junto ao coração. Este gesto representa a colocação da Roda do Dharma (Roda da lei) em funcionamento. Após o Buda alcançar a iluminação, deu o seu primeiro ensinamento no Parque dos Cervos, em Sarnath.

Vitarka Mudra

No Vitarka Mudra, a extremidade do polegar e do dedo indicador tocam uma na outra para formar um círculo. A mão direita está levantada para o observador e a mão esquerda pousada no colo. Este Mudra simboliza a fase de ensinamento da vida de Buda e o círculo representa o fluxo interminável de energia.


Quer comprar uma estátua de Buda? Todas as estátuas têm significados diferentes sobre um evento da vida de Buda e transportam uma importante lição ou ensinamento. Com qual dela se identifica mais? Compre a sua própria estátua de Buda no nosso leilão semanal de Budismo.

Quer vender uma estátua especial? Todas as pessoas são bem-vindas a colocar os seus objetos especiais sem leilão! Basta que se registe com uma conta gratuita para poder começar a vender em leilão.

Também poderá gostar destes artigos:

Crie a sua conta na Catawiki de forma gratuita

Na Catawiki, ficará surpreso todas as semanas com a seleção impressionante de objetos especiais que temos para oferecer. Inscreva-se ainda hoje e explore os nossos leilões semanais com curadoria da nossa equipa de especialistas.

Criar uma conta
Share this article
Close Created with Sketch.
Ainda não está registado?
Ao criar a sua conta gratuita na Catawiki, poderá licitar num dos 50 000 objetos especiais que temos para leilão todas as semanas.
Registar agora!