Entrevistas

À conversa com uma especialista: Anne-Sophie Bigot, a mulher do uísque

"Gostava de poder dizer que quando era pequenina caí num barril de uísque ou que vivi nas Terras Altas da Escócia... mas não é verdade". Quando questionada sobre como começou a sua paixão pelo uísque, a nossa especialista interna em uísque, Anne-Sophie Bigot, conta que a sua paixão começou há 5 anos na Escócia. A sua jornada levou-a a diversas destilarias e chegou mesmo a abrir um bar. Atualmente, organiza os leilões de uísque juntamente com a sua equipa e garante que apenas são incluídos os melhores uísques. Então, como é que ela evolui desde a descoberta da sua paixão pelo uísque até ao seu trabalho na organização dos nossos leilões semanais de uísques? Leia a sua história abaixo.

Como começou a sua paixão por carros?

Gostava de poder dizer que quando era pequenina caí num barril de uísque ou que vivi nas Terras Altas da Escócia... mas não é verdade. A minha história de amor pelo uísque começou há mais de 5 anos, quando fui pela primeira vez à Escócia para uma escapadinha com o meu namorado que é escocês. Como turistas, visitei uma destilaria e não podia deixar de fazer uma sessão de provas. Esta destilaria foi a Auchentoshan (perto de Glasgow). Se não foi o primeiro uísque que bebi na minha vida, foi aquele que me fez apreciar este néctar âmbar e que me motivou a partir numa viagem de descoberta.

A nossa especialista em uísque, Anne-Sophie Bigot, começou a sua jornada pelo mundo do uísque há 5 anos, na Escócia

Qual a sua experiência? Como se tornou uma especialista?

Eu estudava mandarim na universidade e não sabia muito bem aquilo que queria fazer da minha vida (Antes tinha também frequentado uma escola de artes, também sem grande sucesso), quando pensei pela primeira vez que podia transformar a minha paixão pelo uísque numa potencial carreira.

Concluí a minha licenciatura em mandarim e depois fiz um mestrado em hospitalidade e gestão de turismo, durante o qual centrei a minha atenção no turismo de uísque. Mais em concreto, a minha investigação passou por compreender de que forma era possível melhorar a experiência dos visitantes nas destilarias. Fui viver para a Escócia durante algum tempo para melhorar os meus conhecimentos sobre uísque, trabalhei em destilarias e noutras funções relacionadas com o uísque e depois ofereceram-me um emprego, imediatamente após os meus estudos, em representação de um distribuidor francês de uísque, onde fiquei apenas durante alguns meses antes de criar a minha própria empresa.


Antes de vir para a Catawiki, Anne-Sophie trabalhou para várias destilarias, um distribuidor francês de uísque e em várias outras funções relacionadas com uísque

Para além disto, continuei a minha formação participando em todo o tipo de festivais e provas de uísque, lendo centenas de livros e visitando destilarias em vários países.

Mais importante, criei o meu próprio blogue, The Whisky Lady, há 4 anos, e foi um fator muito importante na minha formação sobre uísque e permitiu-me conhecer muitas outras pessoas apaixonadas por uísque, partilhar conhecimentos com outras pessoas e receber toneladas de uísque para provar e analisar. Recentemente, inaugurei também um bar de uísque, em Toulouse, França, juntamente com o meu parceiro: "The Hopscotch Pub & Brewery" - é verdade, também produzimos as nossas próprias cervejas! Promovemos sessões de prova e eventos sobre uísque. Apenas inauguramos há 5 meses, mas até agora a resposta tem sido fantástica!

O que torna a Catawiki um local de confiança para comprar uísque?

Todas as garrafas que entram em leilão todas as sextas-feiras foram verificadas por um especialista interno em uísque. Cada um de nós tem as suas próprias especialidades, por isso quando temos dificuldade com uma garrafa em concreto, o outro colega ajuda. Todos nós complementamo-nos em termos de conhecimentos de uísque, o que é muito importante para que não haja zonas cinzentas.

Outro aspeto importante ao comprar na Catawiki é que pode sempre verificar a reputação de um vendedor e os registos para não comprar às escuras - se já tiver existido um problema com algum vendedor em particular, essa informação é especificada. Isto torna todo o processo de compra muito fiável!

Temos também um método de pagamento que torna as transações muito seguras e um excelente serviço de apoio ao cliente que disponibiliza apoio em 7 idiomas, caso ocorra algum problema com a sua compra - algo que raramente acontece!

Todas as semanas leiloamos, aproximadamente, 400 garrafas em diferentes leilões temáticos (uísque exclusivo, destilarias fechadas…), o que corresponde a muitas garrafas todos os anos!

Todas as garrafas dos nossos leilões semanais de uísque foram verificadas por um dos nossos especialistas internos em uísque

Como decide quais os lotes adequados para leilão?

Seria muito aborrecido estar a falar-lhe de todos os detalhes sobre selos, taxas, ciência do vidro... Mas sabemos o que procurar! É também por esse motivo que somos muito exigentes e exigimos fotografias de qualidade.

Basicamente, procuramos garrafas genuínas colecionáveis, por isso não leiloamos referências disponíveis no mercado comum. Se for possível encontrar uma garrafa no supermercado local, a mesma não aparecerá nos leilões da Catawiki (salvo se for submetida como parte de um lote combinado com outras garrafas menos comuns). O nosso objetivo é vender apenas edições limitadas, garrafas de destilarias fechadas, vintages antigos… Tudo o que não for fácil de encontrar. Os nossos compradores estão em todo o mundo e também temos de ter isso em consideração: uma garrafa que seja fácil de encontrar em França ou no Reino Unido poderá não estar disponível no Japão ou em Singapura, por exemplo!

Para que sejam leiloadas, as garrafas têm de estar seladas e em bom estado, dependendo da idade, obviamente. Não podemos esperar que uma garrafa da década de 1940 tenha um aspeto tão impecável como uma mais recente!

O nosso objetivo é vender apenas edições limitadas, garrafas de destilarias fechadas, vintages antigos nos nossos leilões semanais de uísque… Tudo o que não for fácil de encontrar.

Que tipo de trabalho faz junto dos compradores e dos vendedores?

Faço com que se sintam felizes! O nosso objetivo final é que tanto o vendedor como o comprador se sintam satisfeitos com a sua experiência na Catawiki. Enquanto especialistas, estamos aqui para os ajudar a usufruir ao máximo dessa experiência.

No que se refere aos vendedores, estamos aqui para dar conselhos sobre os seus produtos: como tirar boas fotografias, que informações devem destacar, como dividir ou combinar um lote, como escolher a categoria certa, dar estimativas de valor, etc. Alguns vendedores até têm o meu número de telemóvel pessoal. Para mim é muito importante permanecer disponível e criar relações fortes.. e gosto sempre de uma boa conversa sobre uísque!

No que se refere aos compradores, todas as semanas, o meu objetivo é criar leilões ricos, diversificados e interessantes para dar resposta à procura de todo o tipo de colecionadores de uísque: aqueles que procuram uísques escoceses da década de 1980, de destilarias fechadas, ou outros líquidos de ouro. Também colaboramos de perto com os vendedores para que os preços reflitam o valor real de mercado e para garantir que os custos de envio são razoáveis... o que é uma tarefa difícil!


Anne-Sophie tem por objetivo fazer com que todos os compradores e vendedores se sintam felizes e desfrutem ao máximo da sua experiência nos nossos leilões de uísque

Que lote gostaria de vender em leilão?

Recentemente, foi-nos proposto um uísque Rye Whisky do Canadá muito raro, uma garrafa de 1925, o que é muito entusiasmante, mas difícil de avaliar! Estas garrafas são verdadeiros pedaços da história do uísque, uma espécie de cápsulas do tempo, o que me fascina. Obviamente gostaria de ver mais destas garrafas escocesas únicas, raras do período pré-proibição, de início da década de 1990... Mas também gosto muito de encontrar edições limitadas inovadoras e estou certa que isso irá acontecer com a nova onda de destilarias artesanais que estão a surgir.

Qual o seu lote favorito alguma vez vendido na Catawiki?

Detesto perguntas sobre "favoritos"... É como quando me perguntam qual o meu uísque favorito... Existem tantos uísques diferentes que adoro, cada um com o seu estilo e qualidades únicos, cada um criado para uma altura e estado de espírito diferente... Nunca sei o que responder e acabo sempre por dar esta resposta parva: o próximo que vai ser submetido a leilão.

Será que o seu uísque vai ser o próximo a ser submetido e o favorito de Anne-Sophie? Ela e a sua equipa estão sempre à procura de edições raras, limitadas, únicas e de garrafas especiais de uísque para incluir nos nossos leilões semanais. Assim, se tiver garradas como esta, por que não submetê-las a leilão? Não se esqueça de ficar atento aos nossos leilões semanais de uísque para ver a fantástica seleção elaborada todas as semanas por Anne-Sophie e pela sua equipa.

Também poderá gostar destes artigos:

Crie a sua conta gratuita
Através da Catawiki poderá vender os seus objetos especiais a licitantes de todo o mundo! Preencha os seus dados pessoais para iniciar o seu registo de vendedor.
Share this article
Close Created with Sketch.
Ainda não está registado?
Ao criar a sua conta gratuita na Catawiki, poderá licitar num dos 75 000 objetos especiais que temos para leilão todas as semanas.
Registe-se agora