Conselhos de especialistas

Os melhores vinhos que tem de provar em 2018

Este ano, quer provar os vinhos de mais elevada qualidade e mais fantásticos? Prevê-se que 2018 seja um ano excelente para os apreciadores de vinho. A questão é: quais serão os melhores vinhos deste ano e quais são os que deve provar? A nossa equipa interna de especialistas em vinho tem, em conjunto, muitas décadas de experiência e de formação no setor do vinho. Estes elaboraram uma lista para lhe dar uma ideia daquilo que não pode perder este ano. Assim, prepare as suas papilas gustativas pois estes são os melhores vinhos que tem de provar em 2018!

Comecemos pelos brancos
Primeiro, temos um Domaine Leflaive. Este é um dos mais lendários das vinhas Puligny Montrachet e o seu 2005 Les Pucelles resume toda a sua grandiosidade. Este é um vinho "premier cru" que resulta das excelentes condições de cultivo e que tem um aroma excelente. Tendo tudo isto em conta, deverá ser perfeito em 2018.


Muitas vezes ignorados, os vinhos austríacos são agora devidamente apreciados em alguns círculos. Um exemplo excelente é o Esterházy Chardonnay Leithaberg DAC 2015 que é um Chardonnay rico com tons fumados fortes e um bom comprimento pelo que deverá estar no seu melhor nível em 2018. Frequentemente mais conhecido pelos vinhos brancos Grüner Veltliner, o Angerer 2014 Eichenstaude da Áustria garante um bouquet distinto e aromas complexos. Trata-se de um vinho encorpado e com uma estrutura intensa que irá envelhecer ainda mais, mas assim que o provar será difícil que resista! Em provas "cegas" de vinhos, os "Grüners" surgem muitas vezes nas listas dos melhores vinhos dos especialistas.

Então, e os tintos?
Passamos para os tintos franceses e para o dilema de quando beber vinhos Bordeaux. Um candidato para 2018 é o 2000 Chateau Grand-Puy-Lacoste, que tem uma boa reputação enquanto um Pauillac fiável que poderá durar para além da década de 2020. Estes vinhos são, principalmente, construídos por Cabernet Sauvignon com um pouco de Merlot e Cabernet Franc. O vinho de 2000 é, particularmente, um aveludado profundo com toques de chocolate. Este vinho irá definitivamente agradar ao palato mais apurado.


Outro tinto que vale a pena provar este ano é o 1989 Elio Altare Barolo, de Itália, no qual a produtora Elio se centrou na qualidade com a omnipresença da uva Nebbiolo, em vez da quantidade. Este vinho de um ano excelente em Piedmont é muito frutado com um equilíbrio perfeito de taninos, suavidade e acidez.  

Também de Itália, o 2004 Accornero Barbera del Monferrato Superiore Bricco Battista deve entrar na sua lista de vinhos a beber em 2018. O produtor Ermanno Accornero explica que as vinhas antigas utilizadas em conjunto com os terrenos relativamente recentes garantem a este vinho uma "concentração frutada natural e complexidade", juntamente com um toque apimentado invulgar nestes vinhos, com um bom equilíbrio de taninos. 2004 foi outro ano vintage clássico para o Piedmont.

Não se esqueça do champanhe
Perfeitos para eventos e celebrações, não nos podemos esquecer do champanhe. Por que não escolher um dos mais famosos de todos, o Dom Pérignon nomeadamente o vintage de 1998. Geralmente, precisam de 20 anos para atingir o seu nível máximo de grandiosidade, mas este vintage em particular passou por uma onda de calor em agosto seguida de uma chuva intensa, e depois sol novamente, o que resultou num champanhe muito elegante com um toque tostado de brioche, acompanhado de tons florais e de limão o que resulta numa elevada qualidade. Se ainda não experimentou, deve fazê-lo em 2018!


Passemos agora para um vinho de sobremesa
Por último, deve sempre reservar um espaço para vinhos de sobremesa elegantes e, embora o Chateau d’YQuem possa não ter um preço acessível para todos, o Chateau Suduiraut é mais acessível e o de 1989 será motivo de satisfação para aqueles que o conseguiram comprar. Tem um aroma potente, com toques de crème brûleé e uma doçura e comprimento elegantes.


Agora já sabe quais serão os vinhos com padrões ideais em 2018. Impressione os seus convidados, surpreenda os seus colegas e deixe-se envolver por estes vinhos quando estiverem na sua idade de consumo ideal. Descubra a nossa seleção de vinhos vintage, únicos e com elevada procura nos nossos leilões semanais de vinhos. Sabia uma coisa? Pode definir alertas para um vinho em particular que lhe interesse e receber notificações sempre que este surja nos nossos leilões. Com centenas de garrafas disponíveis, todas as semanas, nunca se sabe o que pode aparecer.

É vendedor profissional de vinho ou apenas um apreciador que quer vender algumas garrafas? Quer pretenda vender uma coleção inteira ou apenas uma garrafa especial, a Catawiki é o local certo para o fazer! Com a nossa audiência global, comissões baixas e elevadas receitas, por que não submeter já hoje as suas garrafas para leilão? Registe-se como vendedor e pode começar, imediatamente, a submeter os seus vinhos. 

Também poderá gostar destes artigos:

Crie a sua conta gratuita
Através da Catawiki poderá vender os seus objetos especiais a licitantes de todo o mundo! Preencha os seus dados pessoais para iniciar o seu registo de vendedor.
Share this article
Close Created with Sketch.
Ainda não está registado?
Ao criar a sua conta gratuita na Catawiki, poderá licitar num dos 75 000 objetos especiais que temos para leilão todas as semanas.
Registe-se agora