Leilões especiais

O significado das cores das pedras do mês

Sabe qual é a sua pedra do mês ? E caso saiba, conhece o significado e os poderes associados à mesma? Doze pedras diferentes estão atribuídas aos doze meses do ano e a pedra do mês de uma pessoa é determinada pelo mês de nascimento. A origem das pedras do mês tem vários séculos e acredita-se que cada pedra do mês tem os seus próprios poderes curativos e propriedades. Descubra, aqui, qual a pedra do seu mês e os significados associados às cores das pedras do mês.

Janeiro – Granada
A granada existe em cores diferentes, mas, tradicionalmente, é a variante vermelha que está associada à pedra do mês. A granada é utilizada para proteção. Pode ajudar a resolver os seus pesadelos e orientá-lo em tempos difíceis. Acredita-se que a pedra de cor vermelho profundo aumenta a autoestima e melhora os níveis de energia.


Fevereiro – Ametista
A ametista é uma pedra com uma bonita cor roxa. Tal como a sua tonalidade suave, a pedra é associada a um pensamento equilibrado. A ametista poder trazer paz, temperança e tranquilidade a quem a utiliza. Pode ajudar a acalmar as mentes mais inquietas e tem também poderes ao nível da focalização da energia.


Março – Água-marinha
A pedra azul chamada água-marinha tem um efeito calmante. Acredita-se que esta pedra, associada ao mar, protegia os marinheiros no seu regresso seguro a casa. A água-marinha representa esperança, amor e amizade. Representa também criatividade, autoexpressão e coragem, além disso acredita-se que é capaz de aumentar a saúde e a felicidade em geral.


Abril – Diamante
Os diamantes são o melhor amigo da mulher, principalmente das nascidas em abril. Em sânscrito, o diamante é denominado de "Vajra" que significa "raio". Acredita-se que esta pedra aumenta a força e a pureza, tal como as características da própria pedra.


Maio – Esmeralda
Esta bonita e rica pedra verde representa saúde e sabedoria. Acredita-se que tem poderes de previsão do futuro e está associada à esperança e à paciência. Curiosamente, acredita-se que as esmeraldas eram uma das pedras favoritas de Cleópatra.


Junho – Pérola
Curiosamente, para os antigos gregos as pérolas eram na verdade lágrimas de felicidade endurecidas pela deusa do amor, Afrodite. As pérolas de cor leitosa simbolizam a pureza e a paixão. Estão disponíveis em várias cores e podem ajudar a acalmar o nervosismo e a ansiedade.


Julho – Rubi
Acredita-se que esta bonita pedra vermelha simboliza a harmonia e a proteção e, tal como a granada, pode proporcionar força à pessoa que a utiliza. A palavra rubi deriva da palavra latina "tuber", que significa "vermelho" e acredita-se que esta pedra protege contra os espíritos do mal.


Agosto – Peridot
Com o seu bonito brilho, a peridot é visível até mesmo no escuro e, logo, acredita-se que pode afugentar o medo à noite. Esta bonita pedra cor de lima representa paz, felicidade e boa sorte e pode ser utilizada para reduzir sentimentos de stress e fúria.


Setembro – Safira azul
Esta pedra do mês representa pureza, sabedoria e esperança. Logo, não surpreende que a safira azul seja, frequentemente, utilizada em anéis de noivado. E tem ainda mais poderes pois também se acredita que pode ser utilizada para reduzir a dor.


Outubro – Opal
A opal tem a qualidade fantástica de mudar de cor com ângulos e cores diferentes. Antigamente, acreditava-se que a opal tinha caído do céu quando um relâmpago atingiu a terra. Esta bonita pedra representa felicidade e inocência e pode trazer felicidade e saúde a qualquer pessoa.


Novembro - Topázio
O topázio é a pedra da consistência e da amizade. Acredita-se que utilizar um topázio à volta do pescoço pode conferir força e inteligência. A pedra é principalmente famosa por ser cor-de-laranja, mas também pode ser encontrada em verde, vermelho, azul e dourado.


Dezembro – Turquesa
Utilizar uma turquesa deverá garantir felicidade e boa sorte. Esta pedra representa a amizade. A formação da turquesa resulta de uma combinação de cobre com alumínio, tal como acontece com duas pessoas que sejam amigas.


As pedras do mês são utilizadas pelo seu valor e beleza, mas o seu significado pode ser ainda mais poderoso e pessoal. Descubra a pedra do seu mês no nosso leilão semanal de pedras preciosas e nos nossos leilões semanais de joias.

Quer conseguir algum dinheiro com as suas pedras preciosas ou com uma coleção de pedras preciosas? Os leilões da Catawiki são simples, rápidos e também podem ser muito lucrativos. Todas as semanas leiloamos pedras preciosas de pessoas de todo o mundo e estamos sempre curiosos por ver os novos artigos que são submetidos. Gostaria que a sua pedra preciosa fosse incluída num leilão? Registe-se como vendedor e submeta as suas pedras para venda.

Também poderá gostar destes artigos:

Crie a sua conta na Catawiki de forma gratuita

Na Catawiki, ficará surpreso todas as semanas com a seleção impressionante de objetos especiais que temos para oferecer. Inscreva-se ainda hoje e explore os nossos leilões semanais com curadoria da nossa equipa de especialistas.

Criar uma conta
Share this article
Close Created with Sketch.
Ainda não está registado?
Ao criar a sua conta gratuita na Catawiki, poderá licitar num dos 50 000 objetos especiais que temos para leilão todas as semanas.
Registar agora!