Conselhos de especialistas

Como limpar os seus discos de vinil

Detesta quando os seus discos de vinil começam a ter um som velho? Quando começa a ouvir sons de estalidos e riscos ao reproduzir o disco, já é tarde demais. Sejamos sinceros, o estado dos discos de vinil antigos nunca irá melhorar. Mas isso não significa que não os possa manter em bom estado. Com uma limpeza adequada os seus discos vão continuar a ter um aspeto e um som limpos. O nosso especialista em discos de vinil, Jeroen Hamelink, geriu uma loja de discos durante muitos anos e é também colecionador. Assim, sabe tudo o que é preciso para manter os discos em boas condições. Continue a ler para descobrir os seus conselhos para a limpeza dos seus discos de vinil.

Por que motivo é importante limpar os seus discos de vinil?
O vinil perde o seu charme quando começa a soar a velho. Significa que já se acumulou tanta sujidade que as ranhuras começam a ficar irregulares. A limpeza é importante não só para manter um som bom e limpo, mas também porque a sujidade dos discos irá, provavelmente, danificá-los definitivamente. É por este motivo que é importante limpar sempre os seus discos cuidadosamente, para que eles sobrevivam muitos mais anos, provavelmente mais anos do que os músicos que os criaram.  


Limpar antes e depois de os ouvir  
Para proteger os seus discos de vinil contra danos, limpe-os sempre com uma escova de fibra de carbono, antes e depois de os ouvir. Isto impede a acumulação de sujidade e de pó. A escova não se destina a limpar as ranhuras do vinil, mas sim a limpar suavemente a superfície. Não queremos que a sujidade seja pressionada contra o disco. Não se esqueça também de limpar o prato giratório e os cartuchos. Estes também afetam o estado dos seus discos de vinil. Certifique-se de que a ponta da agulha está sempre limpa, pois também acumula facilmente sujidade.


Limpeza profunda dos discos de vinil
A melhor forma de limpar discos de vinil usados é com um aspirador específico para discos de vinil. Mas esta é uma solução de limpeza dispendiosa. Felizmente, existem formas mais económicas de limpar os seus discos de vinil em casa com produtos de uso doméstico comum. A limpeza pode ser efetuada apenas com água. Mas se precisar de remover gordura, também pode utilizar sabonete.


Utilize um pano de limpeza de microfibra macio e limpo para uma limpeza profunda. Este tecido remove a sujidade facilmente e também absorve óleos. Molhe o pano em água quente, mas certifique-se de que não está demasiado molhado e de que não deixa qualquer água no vinil. Passe o pano com os dedos num movimento circular ao longo das ranhuras. Comece pelo centro e desloque-se em direção à extremidade. Depois, siga na direção contrária em direção ao interior. Se o fizer diversas vezes, os seus discos ficarão novamente limpos. Faça uma última passagem utilizando apenas água para garantir que não fica sabão no disco.

Os nossos especialistas aconselham que faça regularmente a manutenção dos seus discos e que os mantenha no melhor estado possível. Mas lembre-se de os limpar sempre cuidadosamente, para não os danificar. Agora que sabe como limpar os seus discos de vinil, por que não comprar mais alguns discos para juntar à sua coleção? Visite já hoje o nosso leilão semanal de discos devinil. Precisa de libertar algum espaço? Também pode submeter os seus discos para leilão na Catawiki. Quer tenha apenas um ou dois discos especiais ou toda uma coleção, todas as pessoas são bem-vindas a registarem-se como vendedores!

Também poderá gostar destes artigos:

Crie a sua conta gratuita
Através da Catawiki poderá vender os seus objetos especiais a licitantes de todo o mundo! Preencha os seus dados pessoais para iniciar o seu registo de vendedor.
Share this article
Close Created with Sketch.
Ainda não está registado?
Ao criar a sua conta gratuita na Catawiki, poderá licitar num dos 75 000 objetos especiais que temos para leilão todas as semanas.
Registe-se agora