Leilões especiais

Como determinar o valor do seu gira-discos antigo

Trazido até si por Bart Vink - Especialista em alta-fidelidade e rádio da Catawiki

O vinil regressou de forma extraordinária. Apesar dos leitores de música terem mudado muito ao longo das últimas décadas, desde leitores de CD a MP3 até ao streaming online de música, o vinil tem um certo charme que continua a atrair apreciadores de música de todo o mundo. Logo, é lógico que a popularidade dos discos de vinil, bem como dos gira-discos tenha também aumentado. Nem todos os gira-discos valem muito dinheiro, mas alguns são, definitivamente, valiosos. Como podemos saber quais valem muito? Descubra aqui como determinar o valor do seu gira-discos antigo.

Estado
Como acontece com todos os produtos tecnológicos, o estado é muito importante para determinar o valor de um gira-discos. Um gira-discos que já não funcione corretamente, poderá continuar a ser interessante, enquanto objeto decorativo vintage, mas não será tão valioso. Um gira-discos em mau estado pode facilmente danificar os seus delicados discos de vinil. Um gira-discos em bom estado apresenta uma base estável, o braço da agulha desliza de forma suave e não apresenta qualquer fricção. A agulha e a cabeça devem também estar em perfeito estado, visto que entram em contacto com os discos e não devem de forma alguma danificá-los.


Marca
Ao longo dos anos, foram muitas as empresas que produziram gira-discos. Mas algumas marcas criaram modelos melhores do que outras e têm melhor reputação. Os gira-discos mais valiosos pertencem a marcas, como Thorens Linn, Micro Seiki, Denon, Garrard, Technics e Rega. E, por último, Dual, Kenwood e Marantz são também sinónimo de valor elevado. Caso tenha um gira-discos de uma destas marcas, poderá ter um produto de elevado valor.


Modelo
Alguns modelos são verdadeiros vencedores quando se trata de valor. O modelo Linn Sondek LP12 tem um estatuto elevado entre os colecionadores. Este modelo foi lançado em 1972 e tem um look atrativo e o exterior em madeira. Os modelos mais económicos, em bom estado, podem valer, aproximadamente, 675€, mas os preços podem ser superiores dependendo das modificações e dos acessórios adicionais. A Garrard criou outro gira-discos emblemático, o Garrard 301/401. Este modelo é o melhor dos equipamentos de alta-fidelidade vintage. Sendo atualmente bastante populares, estas peças podem ser, atualmente, vendidas por mais de 2000€.

Design

Tal como referido, embora os gira-discos danificados e avariados não tenham certamente o mesmo valor que têm quando estão em perfeito funcionamento, isso não significa que um gira-discos avariado não tenha qualquer valor. Alguns gira-discos podem continuar a ser valiosos pelo seu estilo único e surpreendente. Enquanto as empresas produtoras de equipamentos dos anos 60 e 70 se centram principalmente na qualidade do som com a produção de amplificadores e colunas potentes, depois da década de 70 e de 80, o foco mudou para o design. Os gira-discos com designs bonitos e raros ou com edições especiais podem ainda ser bastante valiosos.  


Os diversos elementos, tais como o estado, a marca, o design e o modelo, fazem toda a diferença para o valor do seu gira-discos vintage. Mas comprar o gira-discos perfeito não depende apenas destes aspetos, mas também do seu gosto pessoal. Encontre o seu gira-discos preferido no nosso leilão de alta-fidelidade e rádio. Ou quem sabe tenha utilizado a nossa lista para descobrir se tem um gira-discos que valha uma fortuna. Se quiser ganhar algum dinheiro com o seu gira-discos, pondere vendê-lo na Catawiki. Quer seja um vendedor experiente ou nunca tenha vendido antes, este é um local excelente para alcançar milhões de pessoas em todo o mundo, interessadas em comprar objetos especiais! Torne-se vendedor e poderá submeter, imediatamente, o seu gira-discos para leilão.

Também poderá gostar destes artigos:

Crie a sua conta na Catawiki de forma gratuita

Na Catawiki, ficará surpreso todas as semanas com a seleção impressionante de objetos especiais que temos para oferecer. Inscreva-se ainda hoje e explore os nossos leilões semanais com curadoria da nossa equipa de especialistas.

Criar uma conta
Share this article
Close Created with Sketch.
Ainda não está registado?
Ao criar a sua conta gratuita na Catawiki, poderá licitar num dos 65 000 objetos especiais que temos para leilão todas as semanas.
Registe-se agora