Otras historias

Volkswagen T1: esta carrinha será sempre apreciada

Que imagem lhe vem à cabeça quando pensa nas carrinhas Volkswagen T1? Veículos comerciais? Carrinhas de passageiros ou caravanas de campismo? O seu formato arredondado é emblemático e reconhecido por praticamente todas as pessoas. Em 1950, a Volkswagen lançou uma carrinha baseada no seu primeiro carro, o Beetle. Atualmente, as carrinhas Volkswagen encontram-se na sua 6.ª geração. Mas, por que motivo continuam a ser tão populares? Sander Houdel, um dos especialistas em carros clássicos da Catawiki explica abaixo por que motivo serão sempre apreciadas.

Como tudo começou
Para compreender o sucesso da Volkswagen T1, temos de regressar ao início. A carrinha foi inventada por Ben Pon, o primeiro importador da Volkswagen. Pon viu na fábrica da Volkswagen, em Wolfsburg, um mecanismo improvisado para deslocação de peças e que era movido com um motor do Volkswagen Beetle. O chamado "plattenwagen" não podia ser utilizado em estradas públicas, porque o condutor se sentava na parte de trás do veículo, em cima do motor. Foi aqui que Pon viu uma grande oportunidade de dar resposta a uma grande procura deste tipo de veículos na Europa. Assim, elaborou um esboço do T1 na sua agenda, criando uma carrinha arredondada, com motor atrás e tração frontal. Com base neste esboço, a Volkswagen criou a Transporter, entre 1947 e 1949, e apresentou 4 protótipos ao público.

Nostalgia
A T1 foi produzida em diversas variantes. A T1 mais procurada é, definitivamente, a Samba, com 23 janelas e tejadilho de abrir, sendo também a versão mais luxuosa. As Samba eram pintadas em duas cores, mas a parte de cima era sempre branca. Curiosamente, este modelo foi inicialmente criado como uma carrinha para percorrer os Alpes. Com um design tão emblemático que as pessoas associam a sentimentos de nostalgia e à exploração de novos lugares, não surpreende que a T1 continue a ser atualmente tão popular.


Durabilidade e exclusividade
Atualmente, continua a ser possível ver muitas T1 nas ruas, mesmo da primeira geração, pois foram produzidas para durar. E foi isso mesmo que aconteceu. Uma versão particularmente resistente da T1 é a Westfalia. A empresa subcontratou as alterações à empresa Westfalia-werke que equipou a T1 com diversas possibilidades em termos de disposições dos bancos e que permitia incluir camas, cortinas, banca, mesa e espaço de armazenamento. Apenas foram produzidas, aproximadamente, 1000 T1 Westfalia. A exclusividade faz com que continuem a ser muito populares entre fãs e colecionadores da VW. E, graças à durabilidade, para aqueles que querem acampar com estilo vintage, a Westfalia continua a cumprir o seu objetivo original.


Carrinhas comerciais
Para efeitos comerciais, a Volkswagen criou variantes comerciais e pick-up com muito espaço. Atualmente, estas carrinhas continuam a ser muito procuradas por pequenos empresários. As poucas unidades que sobreviveram foram transformadas em carrinhas de vender comida ou carrinhas de publicidade estilo vintage, como a abaixo mostrada.

Valor
Atualmente, a T1 é uma das carrinhas Volkswagen mais valiosas do mundo devido ao seu estatuto de veículo de culto e devido à sua fiabilidade. As T1 mais valiosas são o modelo Samba devido à sua raridade. A Volkswagen T1 mais cara leiloada na Catawiki foi o belo exemplar original da Volkswagen Samba Deluxe, de 1965, da seguinte imagem e que foi vendido por 95 000€ .

Se quer comprar uma bela Volkswagen T1, pode procurar no nosso leilão semanal de carros clássicos. Se tem uma bonita carrinha Volkswagen na sua garagem e a quer vender, poderá facilmente tornar-se vendedor na Catawiki e submeter a sua VW ou outros carros clássicos excecionais ou de culto nos nossos leilões!

Também poderá gostar destes artigos:

Crie a sua conta na Catawiki de forma gratuita

Na Catawiki, ficará surpreso todas as semanas com a seleção impressionante de objetos especiais que temos para oferecer. Inscreva-se ainda hoje e explore os nossos leilões semanais com curadoria da nossa equipa de especialistas.

Criar uma conta
Share this article
Close Created with Sketch.
Ainda não está registado?
Ao criar a sua conta gratuita na Catawiki, poderá licitar num dos 50 000 objetos especiais que temos para leilão todas as semanas.
Registar agora!