Conselhos de especialistas

9 motos que em breve serão clássicas em que os nossos especialistas o aconselham a investir agora

Não é nenhum segredo que as motos clássicas podem ser um investimento lucrativo, mas por onde começar? O nosso especialista de motos, John Searle, recomenda investir em motos que possuem um elevado potencial para se tornarem clássicas. Uma das maiores vantagens em investir nestas motos é que não serão fabricadas mais unidades e, como na maioria das coisas produzidas em edições limitadas, o valor apenas irá aumentar com o passar do tempo. Esta não é uma lista exaustiva, mas se conseguir por as suas mãos numa destas 9, estará no bom caminho...

9. Yamaha XTZ 600 Ténéré

Esta é um verdadeiro clássico de uma moto todo-o-terreno com um conceito simples, uma execução fantástica e uma história excecional, a Ténéré 600 cc, que garante momentos de grande prazer de condução em todo-o-terreno. Parece estar no Dakar quando conduz esta moto e foi essa imagem que tornou estas motos tão populares. Os modelos em que deve investir são os produzidos entre 1984 e 1988, com os para-lamas altos, faróis únicos e esquemas de cores típicos da Yamaha para esta época: azul com branco e amarelo ou branco com vermelho.


Os nossas especialistas esperam que o valor deste modelo aumente cerca de 146% nos próximos 10 anos.

8. Suzuki GSX1100 Katana
Tendo aparecido pela primeira vez nos anos 80, a GSX1100 Katana ainda é uma moto que apela à imaginação - o design foi revolucionário na época em que foi criada. Existiram várias versões da Katana, mas a 1100 continua a ser o modelo mais sugestivo. A Suzuki fabricou outras versões com o mesmo estilo e com o mesmo nome, mas a versão original é o melhor investimento.


Os nossas especialistas esperam que o valor deste modelo aumente cerca de 176% nos próximos 10 anos.

7. Honda CBR900RR Fireblade de 1992
A CBR900RR mudou o panorama dos desportos motorizados, tal como a CB750 o tinha feito 23 anos antes. Os nossos especialistas recomendam investir numa Fireblade num estado original para poupar dinheiro a longo prazo. Pois a Honda apenas tem peças disponíveis durante 20 anos, todas as peças que precisem de ser substituídas serão cada vez mais difíceis de encontrar e cada vez mais caras.


Os nossas especialistas esperam que o valor deste modelo aumente cerca de 176% nos próximos 10 anos.

6. BMW R 80 G/S
A R80G/S de 1981 é o modelo que melhor representa a série GS. Atualmente, ainda é uma das motos mais vendidas do mundo desta série, tendo tudo para ser uma moto todo-o-terreno. Este é um investimento inteligente pois muitos proprietários de motos GS olham para a sua história e, portanto, o valor de um dos primeiros modelos aumentou mais do dobro nos últimos anos e os nossos especialistas dizem que irá aumentar ainda mais.


Os nossas especialistas esperam que o valor deste modelo aumente cerca de 187% nos próximos 10 anos.

5. Honda CB1100RD de 1983
Muitas pessoas diriam que esta não é a Honda mais bonita de sempre, mas foi uma das primeiras superbikes. Quer gostemos ou não da sua aparência, todos concordamos que é uma das motos Honda mais exclusivas e um brilhante exemplo do que significava a série CB de um litro.


Fonte da imagem: Bull Dock

Os nossas especialistas esperam que o valor deste modelo aumente cerca de 187% nos próximos 10 anos.

4. Yamaha YZF-R1 de 1998
Um dos maiores marcos da Yamaha no mundo das motos desportivas foi o lançamento da YZF-R1 em 1998 e foram necessários vários anos para que as marcas competidoras a conseguissem apanhar. Ainda hoje, em 2017, o design é bastante contemporâneo. Ao investir num destes modelos, é importante procurar uma moto com janelas, indicadores e tubo de escape originais. Além disso, deverá tentar encontrar uma moto com menos de 50 000 km. Uma quilometragem acima deste valor irá apenas baixar o valor.


Os nossas especialistas esperam que o valor deste modelo aumente cerca de 205% nos próximos 10 anos.

3. Kawasaki ZXR 750R
A exclusiva versão R da ZXR talvez não fosse uma das motos mais rápidas da sua geração, mas não deixa de ser uma das melhores motos desportivas de 750 cc. Esta versão direcionada para a competição é a que tem maior potencial para aumentar de valor, comparativamente a outros modelos ZXR.


Os nossas especialistas esperam que o valor deste modelo aumente cerca de 210% nos próximos 10 anos.

2. Ducati 900 Supersport
Uma Ducati prestes a se tornar um clássico é a 900 Supersport. Os nossos especialistas dizem que este é um bom modelo para investir, antes que o preço aumente. Embora existissem outros modelos destinados aos mercados no estrangeiro, a 900 é a que tem maior potencial para se tornar um clássico e aumentar de valor. Tendo sido lançado ainda este ano um novo modelo da Supersport, todos os olhares estarão novamente postos nos modelos anteriores e este tipo de atenção irá provavelmente fazer subir ainda mais o valor destas motos.


Os nossas especialistas esperam que o valor deste modelo aumente cerca de 214% nos próximos 10 anos.

1. Triumph Speed Triple de 1994
Em 1994, esta moto era intrigante e imponente, e essa imposição britânica ainda é forte hoje em dia, em 2017. Estão a surgir cópias destas motos devido ao renascimento das café racers e streetfighters, mas nada é melhor do que a original. A T309 com 3 cilindros e 885 cc, refrigerada a líquido, foi a única versão desta moto com carburadores. Em 1996, a Triumph introduziu a injeção de combustível na T509, mas a versão original é aquela em que deverá investir.


Os nossas especialistas esperam que o valor deste modelo aumente cerca de 225% nos próximos 10 anos.

Nos últimos 10 anos, o preço de outras motos aumentou drasticamente. Se isto for uma indicação para os próximos 10 anos, o valor destas motos apenas continuará a subir. Os nossos especialistas dizem que agora é o momento certo para investir, antes dos preços subirem ainda mais. Veja o nosso leilão semanal de motos para uma seleção cuidadosa de excelentes motos em que poderá investir.

Na Catawiki, também poderá agora arrecadar algum dinheiro com os seus investimentos. Apenas tem que se registar como vendedor e oferecer as suas motos para leilão. Quem sabe? Aquele investimento de há 10 anos atrás poderá proporcionar-lhe um lucro simpático!

Também poderá gostar destes artigos:

Crie a sua conta na Catawiki de forma gratuita

Na Catawiki, ficará surpreso todas as semanas com a seleção impressionante de objetos especiais que temos para oferecer. Inscreva-se ainda hoje e explore os nossos leilões semanais com curadoria da nossa equipa de especialistas.

Criar uma conta
Share this article
Close Created with Sketch.
Ainda não está registado?
Ao criar a sua conta gratuita na Catawiki, poderá licitar num dos 50 000 objetos especiais que temos para leilão todas as semanas.
Registar agora!