Otras historias

5 champanhes especiais que não encontrará em qualquer loja

Está à procura de uma garrafa especial de vinho espumante? Com mais de 300 milhões de garrafas de champanhe produzidas anualmente, em aproximadamente 16 000 viticultores, a seleção é muito variada. Então, por onde começar? Por que não procurar algo um pouco mais fora do comum? Os nossos especialistas em champanhe partilharam a sua lista do top 5 de champanhes que não encontrará em qualquer loja. Continue a ler para descobrir quais devem fazer parte da sua lista de compras, em 2017.


1. David Leclapart
David Leclapart é uma produtora de champanhe de quarta geração localizada na vila de Trépail, em Montagne de Reims, e é gerida pelo próprio David. No ano 2000, as quintas de David receberam a certificação de Biodinâmicas por serem geridas com base nos princípios de pureza, energia, prazer e ecologia. Estas ideologias traduzem-se no seu trabalho, ilustrando como a natureza tem presença na criação e no produto final do champanhe. Leclapart produz 2 vinhos de base com uvas 100% Pinot noir (ambos champanhes rosé) e uma com 100% Chardonay. Devido ao foco da Leclapart na natureza e na falta de intervenção na adega, as suas vinhas são conhecidas por serem surpreendentemente puras e de extrema qualidade. Com apenas 15 000 garrafas produzidas anualmente, compreendemos por que motivo o champanhe Leclapart é considerado como ouro puro pelos consumidores.

2. Krug Clos Du Mesnil 2000
O Krug Clos du Mesnil 2000 é um vinho extremamente raro e muito procurado. O famoso "jardim com paredes", no qual as uvas são cultivadas, localiza-se em Mesnil-Sur-Oger, uma das regiões mais famosas do mundo da produção de champanhe. Este complexo, rico e elegante champanhe é conhecido pela sua forte indulgência, pois apresenta uma combinação de paladares doces e suaves com tons cinza e fumados que delicadamente se desenvolvem a cada trago. A colheita de 2000 sobreviveu milagrosamente a uma tempestade de granizo, e resultou em uvas deliciosamente maduras que permitiram produzir um chardonnay extremamente elegante. Produzido originalmente para celebrar o milénio, o Krug Clos du Mesnil 2000 é famoso não só pela sua explosão única de sabor, mas também por celebrar um marco histórico.


3. Benoit Lahaye
Benoit Lahaye é um negócio familiar sedeado em Bouzy, uma aldeia Grand Cru na região da montanha de Reims, que engarrafa os seus próprios vinhos de 1996. Lahaye adquiriu certificação orgânica em 2007. A qualidade da produção torna estas uvas e a base deste champanhe muito especial. As uvas de cada lote são prensadas em separado, o que proporciona a cada champanhe Lahaye um sabor deliciosamente leve, mas preciso. As suas vinhas são principalmente Pinot noir (como seria de esperar em Bouzy). Os seus Blanc de Noirs Brut e Le Jardin de la Grosse Pierre são os vinhos de base que deve provar. A elaboração delicada, a atenção aos detalhes e o facto de serem produzidas anualmente menos de 40 000 garrafas tornam estes champanhes difíceis de encontrar numa loja comum.

4. Egly-Ouriet

Sediado na aldeia Grand Cru de Ambonnay, local de origem de alguns dos melhores Pinot Noir de França, Egly foi um dos produtores do movimento de produção de champanhe e continua a liderar o negócio. A Egly-Ouriet é famosa principalmente pelo seu champanhe altamente procurado, 100% Pinot noir, produzido com vinhas plantadas em 1946 e denominadas "Blanc de Noirs Vieilles Vignes". Seguem um processo extremamente delicado de extração e uma técnica pura de prensa das uvas. É por este motivo que o Brut Tradition Grand Cru e outros champanhes são tão requintados, complexos, frescos e prometem um paladar longo. O Brut Tradition Grand Cru continua a ter uma produção pequena, mas é um verdadeiro regalo para os felizes compradores.

5. Salon
Convencido de que poderia produzir um vinho com mais textura, elegância e profundidade sem adicionar qualquer Pinot Noir ou Pinot Meunier, Eugène Aimé Salon lançou o seu próprio champanhe,que denominou Salon, no início do século XX. O que torna este vinho tão único é o seu foco intenso na produção. Em 1905, o Salon era produzido originalmente com uma variedade de uvas, de uma região e apenas de uma colheita. Atualmente, mantêm na adega uma garrafa de cada vintage, para relembrar aos visitantes a herança do champanhe. Para que o Salon possa desenvolver a sua famosa complexidade e elegância, é engarrafado e mantido em adega durante, aproximadamente, 10 anos. Com uma produção de apenas 60 000 garrafas por ano, cada Salon é um achado raro, mas requintado.

Agora que já sabe como começar a sua lista de compras de champanhe, sabe onde procurar? No nosso leilão semanal de champanhe poderá encontrar uma destas garrafas extraordinárias ou outros champanhes requintados. 

Se tem uma garrafa destes, ou de qualquer outro champanhe, vinho ou uísque que gostaria de vender em leilão, pode tornar-se facilmente vendedor e começar, imediatamente, a vender os seus champanhes em leilão. Os nossos especialistas mal podem esperar para ver o que tem para oferecer!

Crie a sua conta gratuita
Através da Catawiki poderá vender os seus objetos especiais a licitantes de todo o mundo! Preencha os seus dados pessoais para iniciar o seu registo de vendedor.
Share this article
Close Created with Sketch.
Ainda não está registado?
Ao criar a sua conta gratuita na Catawiki, poderá licitar num dos 75 000 objetos especiais que temos para leilão todas as semanas.
Registe-se agora