Conselhos de especialistas

3 fatores que determinam o valor do mobiliário de design

Trazido até si por Christian Plat - Especialista em design

Talvez seja evidente que as peças originais são melhores do que as reproduções, mas alguma vez se questionou por que motivo algum mobiliário de design é tão valioso? Existem muitos fatores que podem determinar o valor do mobiliário de design, mas quais serão os aspetos a ter em conta? O nosso especialista em design, Christian Plat, partilha os seus conhecimentos sobre o que considera quando avalia mobiliário de design para determinar o seu possível valor. Continue a ler para descobrir de que forma os especialistas determinam o valor do mobiliário de design. 

1. Idade e originalidade
Tal como acontece com muitos artigos colecionáveis, antiguidades e outros, a idade pode contribuir para o valor. Visto que muitas peças de mobiliário de design são lançadas em quantidades limitadas, as unidades que sobrevivem ao passar dos aumentos aumentam de valor de forma quase automática. É igualmente importante confirmar a originalidade. Algumas peças são relançadas, mas as originais, as primeiras unidades produzidas, são geralmente mais valiosas. Se a sua peça tiver uma marca do fabricante ou designer original, o valor, quase certamente, irá também aumentar.


2. Raridade e proveniência
Depois da idade e da originalidade, é importante debater a raridade. O simples facto de alguma coisa ser antiga não faz com que seja, necessariamente, rara. Algum mobiliário de design foi lançado em tão grandes quantidades que, atualmente, continua a ser possível encontrar peças vintage com facilidade. No entanto, as edições limitadas, originais e primeiras produções serão mais difíceis de localizar e, logo, podem ser mais valiosas.  Uma boa história contribuiu, quase sempre, para aumentar o valor de qualquer produto e o mesmo é válido para o mobiliário de design. É importante conhecer a história das suas peças de design, pois isto pode permitir confirmar a sua originalidade. Por exemplo, os antigos exemplares da Cadeira Vermelha e Azul de Rietveld nunca foram assinadas ou marcadas e com tantas reproduções que existem uma proveniência forte pode ajudar a comprovar a sua originalidade e aumentar o valor.


3. Qualidade e estado
A qualidade refere-se à forma como uma peça foi produzida e o estado refere-se a como esta sobreviveu. A qualidade do mobiliário de design pode ser avaliada em termos de qualidade de produção (as técnicas e os materiais utilizados) e em termos de funcionalidade (a precisão de funcionamento das peças e o acabamento). Obviamente, quanto maior a qualidade de fabrico e de materiais e melhor a sua funcionalidade, mais valiosa será a peça de mobiliário de design. Também é importante considerar o estado da peça. Sobreviveu ao passar dos anos sem qualquer dano? Ainda tem os estofos ou os vidros originais? Apresenta fissuras, riscos, marcas ou peças em falta? Apesar de isto afetar negativamente o valor, nem sempre significa que uma peça danificada vale menos dinheiro. Se uma peça é tão rara que apenas sobreviveram alguns exemplares danificados, o seu exemplar danificado poderá ser muito valioso. É necessário considerar sempre estes fatores no contexto.


Agora que já sabe mais sobre a forma como os especialistas em mobiliário de design determinam o valor dos objetos submetidos para leilão talvez se sinta inspirado para comprar e vender. Os nossos especialistas mal podem esperar para ver o que tem para oferecer! Pode começar registando-se como vendedor. Se está no mercado para comprar, não se esqueça de visitar o nosso leilão de mobiliário de design regularmente pois todas as semanas temos uma nova seleção de produtos disponível.

Também poderá gostar destes artigos:

Crie a sua conta gratuita
Através da Catawiki poderá vender os seus objetos especiais a licitantes de todo o mundo! Preencha os seus dados pessoais para iniciar o seu registo de vendedor.
Share this article
Close Created with Sketch.
Ainda não está registado?
Ao criar a sua conta gratuita na Catawiki, poderá licitar num dos 75 000 objetos especiais que temos para leilão todas as semanas.
Registe-se agora