Otras historias

5 das marcas de relógios mais antigas

Sabia que os primeiros relógios criados para serem utilizados eram relógios de bolso e não de pulso? A delicada arte da relojoaria tem uma história longa. Desde o século XV, os relojoeiros criam relógios de pequenas dimensões. Os estilos foram mudando ao longo dos anos, foram criadas novas marcas e algumas das mais antigas ainda hoje continuam a produzir relógios. Continue a ler e descubra 5 marcas de relógios centenárias que ainda hoje continuam a existir. Não surpreende que a maioria delas tenha origem na Suíça, capital mundial da relojoaria.

5. Vacheron Constantin - 1755
Jean-Marc Vacheron lançou a sua empresa em1755, em Genebra, na Suíça. Apesar de ter sido fundada vinte anos depois da marca de relógios mais antiga a ter sido fundada, a Vacheron Constantin é a relojoeira mais antiga a manter a produção de forma ininterrupta. Muitos outros fabricantes clássicos de relógios mecânicos tiveram períodos de inatividade ao longo dos anos ou foram forçados a vender a marca devido à concorrência de relógios de quartzo menos dispendiosos. Os relógios Vacheron Constantin são famosos pela sua qualidade excecional, produção artesanal e preço elevado. A marca criou o 57260 Reference, atualmente o relógio mais complicado alguma vez criado, com 57 complicações e 2800 componentes decorativos. Foi criado para o 260.º aniversário da Vacheron Constantin e tem um valor de 8 milhões de euros. Isto faz com que seja um dos relógios mais caros de 2017. 


Fonte da imagem: jubiler24h

4. Ferdinand Berthoud - 1753
Ferdinand Berthoud abriu o seu atelier em Paris, França, em 1753. Era não só relojoeiro, mas também cientista. Trabalhou na marinha francesa e foi um dos inventores do cronómetro marítimo, um dispositivo prático para calcular a longitude no mar. A família Berthoud criou relógios e cronómetros durante mais de um século. No entanto, com a morte do herdeiro Charles-Auguste Berthoud, em 1876, a marca entrou em coma. Em 2015, a Ferdinand Berthoud foi relançada com um novo relógio: o cronómetro Ferdinand Berthoud FB1. Com este relógio, a empresa presta homenagem ao seu fundador.  


Fonte da imagem: Ferdinand Berthoud

3. Jaquet Droz - 1738
Pierre Jaquet Droz começou a produzir em 1738, em La Chaux-de-Fonds, na Suíça. Era muito criativo e imaginativo. Não só produziu relógios como também autómatos: peças de arte mecânicas que incorporavam música e movimento. O trabalho de Jaquet Droz era popular entre os mais abastados da Europa e até mesmo da China. As guerras napoleónicas do início do século XIX acabaram com a criatividade e a época de prosperidade da marca. Em 2000, a empresa foi adquirida pelo Grupo Swatch. Desde então, têm sido lançados relógios magníficos que marcam o início de uma nova era da Jaquet Droz.


Fonte da imagem: Jaquet Droz

2. Favre-Leuba - 1737
Esta marca foi lançada pela família Favre. Em 1737, Abraham Favre registou uma empresa de relojoaria em Le Locle, na Suíça. Nas décadas seguintes, os seus filhos e netos deram continuidade ao negócio até que Auguste Leuba, originário de uma família de comerciantes e relojoeiros, se juntou à empresa em 1815. Desde então, a empresa passou a denominar-se Favre-Leuba. Nas suas próprias palavras, a marca cria relógios "para aqueles que conquistam fronteiras". O seu relógio clássico Bivouac foi lançado, pela primeira vez, em 1962. Foi o primeiro relógio de pulso a medir a altitude e a pressão do ar e, logo, foi muito popular entre montanhistas e pilotos. Devido à crise registada na indústria relojoeira Suíça, os proprietários tiveram de vender a marca na década de 1980. Desde 2011, Favre-Leub está a mostrar o seu regresso. 


1. Blancpain - 1735 
Diz-se que a Blancpain é a marca de relógios mais antiga do mundo a ter sido registada. Tudo começou em 1735, quando Jehan-Jacques Blancpain abriu o atelier da empresa no piso de cima da sua casa, em Villeret, na Suíça. A marca caracteriza-se pela tradição, bem como pela inovação. Um dos seus modelos mais famosos é o relógio de mergulho Fifty Fathoms, lançado inicialmente em 1953. Foi produzido a pedido da marinha francesa que precisava de um relógio para operações subaquáticas. A Blancpain registou um período de inatividade, mas a marca renasceu em 1983. Atualmente, faz parte do grupo Swatch e é parceira e patrocinadora da fabricante de carros de luxo, Lamborghini. 

Nos nossos Leilões semanais de relógios é possível encontrar, regularmente, modelos clássicos e novos das mais antigas e luxuosas marcas de relógios. Visite os nossos leilões regularmente para descobrir o que está disponível essa semana e que poderá rapidamente estar no seu pulso!
Sabia que também pode vender os seus relógios na Catawiki? Basta que se registe como vendedor para também poder vender os seus relógios online!
Crie a sua conta gratuita
Através da Catawiki poderá vender os seus objetos especiais a licitantes de todo o mundo! Preencha os seus dados pessoais para iniciar o seu registo de vendedor.
Share this article
Close Created with Sketch.
Ainda não está registado?
Ao criar a sua conta gratuita na Catawiki, poderá licitar num dos 75 000 objetos especiais que temos para leilão todas as semanas.
Registe-se agora