Otras historias

Os vinhos de inverno perfeitos que deve experimentar agora mesmo

Quando nos deliciamos com um bom prato de comida durante os meses de inverno, é crucial encontrar um vinho que consiga acompanhar os sabores fortes desta estação. Os vinhos de inverno são mais ricos e têm mais especiarias, proporcionando profundidade e complexidade, pelo que complementam os pratos de inverno na perfeição. No entanto, escolher o vinho de inverno certo, não apenas para acompanhar a sua refeição, mas também para levantar os ânimos e a sua temperatura corporal, pode por vezes ser difícil. A leiloeira e especialista em vinhos da Catawiki, Patricia Verschelling, reuniu uma lista com os melhores vinhos para beber no inverno e explica por que é tão importante mudar a sua lista de vinhos durante os meses mais frios. Intrigado? Continue a ler...

1. Clos Fourtet, Saint-Émilion, Bordeaux, 2009
As vinhas Right Bank de 20 hectares de Clos Fourtet encontram-se a poucos metros da vila de St-Emilion, em França. As videiras crescem em pedra calcária e solo argiloso, o que dá ao Saint-Emilion as suas ricas notas de terra. Este tipo de solo transmite estrutura e complexidade a este vinho de inverno, o que por sua vez complementa os tons ricos frutados e de tabaco, deixando-o fresco e puro. A textura lisa e a riqueza deste vinho, a partir do ano de 2009, são suaves ao paladar e este vinho é apreciado da melhor forma em jantares generosos, prometendo levantar o seu ânimo durante os dias de inverno.   


2. Hirtzberger, Grüner Veltliner, Rotes Tor, 2013
Para muitos, um vinho de inverno tem que ser um vinho tinto, porém o Hirtzberber Gruner é uma perfeita exceção a esta regra. O Hirtzberber é considerado um dos melhores produtores de vinho do mundo e é reconhecido por ser um dos últimos produtores a colher as uvas, para garantir o perfeito estado de amadurecimento das suas uvas. O vinho de 2013 foi produzido com Gruners; uma uva única, muito bem conhecida na Áustria, mas que ainda está para ser aclamada pelo resto do mundo. As Gruners são picantes, quebradiças e térreas, sendo a base para a criação de um vinho de inverno complexo. As notas vibrantes e frescas, combinadas com a textura bem definida, fazem com que este vinho seja o companheiro perfeito para os pesados pratos de inverno.

O vinho Franz Hirtzberger é produzido na aldeia austríaca Spitz.

3. Domaine Jean Louis, Chave, Hermitage
O Domaine é criado pela extremamente bem conhecida e respeitada família Chave, um dos nomes mais antigos neste negócio. A produzir vinhos desde 1481, não é de admirar que tenham conseguido produzir um dos melhores vinhos de inverno que existe. A riqueza oleosa torna o vinho particularmente límpido. As frutas maduras dão ao vinho um equilíbrio encantador e uma grande concentração de riqueza. Embora este vinho Chave possa ser caro, o Jean Louis tem certamente uma boa relação qualidade-preço e promete enaltecer o sabor e a textura de qualquer prato de inverno.


4. Vouvray Domaine Huet, Le Haut Lieu, Demi-Sec
Este vinho francês é produzido exclusivamente com 100% de Chenin Blanc e chega-nos de Vouvray (Loire) Domaine Huet, um dos produtores mais famosos da área. Esta adega segue diretrizes biodinâmicas e os seus vinhos são produzidos para envelhecer. Por isso, se é uma pessoa paciente, terá uma bela recompensa.


5. Fattoria dei Barbi Brunello, di Montalcino, Riserva
Este vinho vintage de 2010 destaca-se dos restantes. Produzido num notável Montalcino, comparativamente a outras zonas da Toscana, este excelente vinho vintage foi criado através de um lento processo de amadurecimento, dando-lhe uma forte riqueza e um grande potencial para envelhecer. Na verdade, a família Colombini é uma das apenas cinco em Montalcino que produz vinhos continuamente há mais de 100 anos. Este vinho Riserva é uma excelente escolha para um dia frio, pelas suas notas de granada, ao mesmo tempo que o vinho o maravilha com o seu aroma balsâmico. O sabor é uma mistura de frutos silvestres, tornando-se muito fácil de beber.

Procura o vinho de inverno perfeito? Então, visite os nossos leilões semanais de vinhos para ver e licitar em centenas de novas garrafas colecionáveis que surgem todas as semanas! Interessado em vender vinho? Registe-se como vendedor e submeta as suas garrafas para leilão. Os nossos especialistas mal podem esperar para ver o que tem para oferecer!

Crie a sua conta gratuita
Através da Catawiki poderá vender os seus objetos especiais a licitantes de todo o mundo! Preencha os seus dados pessoais para iniciar o seu registo de vendedor.
Share this article
Close Created with Sketch.
Ainda não está registado?
Ao criar a sua conta gratuita na Catawiki, poderá licitar num dos 75 000 objetos especiais que temos para leilão todas as semanas.
Registe-se agora