Conselhos para vendedores

Guia do especialista para determinar o valor dos seus artigos para leilão

Encontrou no sótão uma caixa cheia de artigos vintage? Ou recebeu de herança alguns pertences antigos? Talvez tenha algo guardado desde que era criança e já não encontre utilidade. Se tem um artigo como um livro de banda desenhada, uma peça de joalharia ou uma pintura, este poderá ter um valor que poderá render-lhe um bom dinheiro em leilão. Mas, como descobrir esse valor? Continue a ler para descobrir o que a nossa equipa de especialistas tem a dizer sobre este assunto. Estes disponibilizam aqui um guia com os fatores que determinam o valor potencial de um artigo...

1. Raridade
A raridade é indiscutivelmente o fator mais importante para determinar o valor de um artigo colecionável. Um artigo é raro se existirem poucos exemplares em circulação... e é ainda melhor se o seu objeto foi totalmente exclusivo. Por exemplo, uma estatueta Hummel da qual apenas tenham sido produzidas 2000 unidades, ou a última garrafa de um vinho vintage em concreto. Se alguma coisa estiver disponível em grandes quantidades, geralmente os colecionadores não pagam valores elevados quando comparado com artigos raros ou únicos. Investigue um pouco para descobrir se o seu artigo era uma edição limitada ou exclusiva quando foi lançado ou para descobrir se existem outros aspetos raros no design, estilo ou características do seu artigo. Lembre-se, se for uma coisa que poucos têm... muitos vão querer!


2. Idade do artigo
De um modo geral, quanto mais antigo for o seu artigo, mais valioso será. Isto acontece porque, ao longo do tempo, os artefactos e colecionáveis perdem-se, são destruídos ou simplesmente são feitos de materiais que não resistem ao passar dos anos. Assim, se tiver um objeto excecionalmente antigo (geralmente para ser considerado uma antiguidade tem de ter, pelo menos, 100 anos) é menos provável que ainda existam outros exemplares. Isto pode aumentar o valor do seu objeto. No entanto, vale a pena lembrar que se tiver um artigo antigo do qual ainda existam muitos exemplares em circulação, é menos provável que este seja muito valioso, apesar da sua idade. Datar o seu objeto pode ser um desafio se desconhecer a sua origem, mas procure marcas, registos ou inscrições na peça e tente descobrir quando foi produzida. Mesmo que não consiga encontrar a data exata de produção, conhecer a data aproximada ou o século pode dar uma boa ideia da história de um artigo e é isto que é tão apelativo para os colecionadores.

3. Estado
O estado atual de um objeto é muito importante. Perceber como este sobreviveu ao passar dos anos é um fator importante para determinar o valor. Por exemplo, se o artigo demonstrar sinais de corrosão, ferrugem, riscos ou pintura desbotada, o valor do artigo pode ser afetado. Uma peça em excelente estado terá, obviamente, um valor mais elevado, comparativamente a um artigo em mau estado. Se aplicável, é um ponto a favor se o seu artigo ainda estiver na caixa ou se a etiqueta ainda estiver intacta.


4. Marca ou fabricante
Em muitos artigos colecionáveis, é comum que existam algumas marcas ou fabricantes que tenham maior tendência a atrair os licitantes do que outros. Isto deve-se a dois motivos. Por vezes é porque uma empresa ou um criador em particular já não existe e, logo, os seus produtos têm uma quantidade mais limitada. Muitas vezes é porque uma determinada marca ou pessoa é famosa por produzir produtos de qualidade excecional ou artesanais. Se possível, observe a etiqueta, a embalagem ou a base do objeto para tentar identificar o nome do criador ou a marca do fabricante do seu artigo. Pesquise para ver se o nome pode ser uma mais-valia para o seu objeto.


5. Onde foi produzido
A localização ou país onde um artigo foi produzido pode aumentar o valor do mesmo. Por exemplo, as marcações de um selo ou a origem de uma moeda podem revelar o contexto histórico e social do artigo. Relembramos, procure marcas ou pontos de referência que o possam conduzir para o rumo certo.

6. Restauros
Geralmente considera-se que restauros extensos diminuem o valor da maioria dos artigos colecionáveis. De um modo ideal, um artigo deve estar na sua forma original, sem retoques. Obviamente, isto pode depender do artigo. São consideradas aceitáveis reparações básicas em algo que inclua um motor, como uma máquina de escrever antiga ou um modelo de comboio e que permitam garantir o seu adequado funcionamento. Por outro lado, qualquer tipo de restauro diminui o valor das obras de arte. Como regra geral, quaisquer restauros que sejam efetuados devem ser garantidos apenas por profissionais, utilizando peças ou ferramentas genuínas.


7. Qualidade
A qualidade não deve ser confundida com o estado. A qualidade refere-se ao fabrico da peça, à qualidade dos materiais utilizados e ao padrão de perfeição do mesmo. Obviamente, um artigo de elevada qualidade desperta sempre mais o interesse dos licitantes do que um artigo idêntico de fraca qualidade.

8. História
O seu artigo tem uma história interessante associada? Talvez tenha estado envolvido num evento importante? Foi utilizado por alguém famoso? Se o seu artigo tiver particular relevância, principalmente se tiver sido documentado na TV, em jornais ou em livros históricos, é possível que aumente a corrida às licitações. Mesmo que a história do seu artigo não seja famosa a nível mundial, se conseguir identificar quem foram os proprietários do artigo desde a criação do mesmo é mais provável que possa pedir um valor elevado. Quando aplicável, papelada e documentos tais como recibos ou fotografias de família onde apareça o artigo podem ajudar a identificar a data, proveniência e história do mesmo. Mantenha os artigos em segurança!


9. Fator surpresa
O que é o fator surpresa? Talvez seja o aspeto mais difícil de definir. Por vezes, alguns artigos têm a combinação certa de ingredientes para que se destaquem em leilão. Vejamos por exemplo este cortador de alimentos vintage ou este Pokémon "Pikachu Pole".  São artigos que fazem ficar de queixo caído, são surpreendentes, automaticamente despertam o interesse dos compradores, por isso é mais provável que sejam uma boa mina de ouro!


Outros aspetos a ter em consideração
Este guia generalizado pode ser utilizado para lhe dar uma ideia básica do valor potencial do seu artigo, mas obviamente não é exaustivo. Não importa a quantidade de informação que tenha sobre o seu artigo, é difícil saber com certeza o valor que um artigo conseguirá em leilão. Existem diversos fatores envolvidos:

1. Gosto pessoal
Falando de um modo geral, qualquer artigo pode ter o valor que alguém esteja disposto a pagar pelo mesmo. Como diz o provérbio, "o lixo de um homem é o tesouro de outro". Por exemplo, os seus antigos, e aparentemente sem valor, soldadinhos de chumbo podem ser uma peça interessante para um colecionador com uma coleção não terminada. As preferências pessoais são um fator intangível que pode afetar o preço de venda de um objeto.

2. Lugar certo, na hora certa
Por vezes pode ser uma questão de pura sorte Existe sempre a possibilidade de, por diversos fatores externos, o seu lote ser vendido por um valor muito superior, ou muito inferior, do que aquele que tinha previsto. As modas sazonais, os eventos a nível mundial, as notícias e o mercado em geral, podem afetar a popularidade de diferentes artigos.  

3. Valor sentimental
Poderá ter um artigo extremamente antigo e raro, em excelente estado, que preenche todos os requisitos para ter sucesso em leilão, mas que poderá ter demasiado valor sentimental para que o queira vender! Cabe-lhe a si decidir o que quer ou não vender em leilão.


É sempre aconselhável dar uma vista de olhos nas páginas de leilões para perceber se o seu artigo se encontra atualmente em circulação, se é popular, e o valor pelo qual é geralmente vendido. Para além dos nossos pontos de consideração acima apresentados, isto deverá ajudá-lo a definir quanto valem os seus artigos.

Se está preparado para vender, o próximo passo é simples. Registe-se como vendedor, gratuitamente, para poder colocar os seus artigos em leilão. A Catawiki torna o processo de venda dos seus artigos seguro, prático e lucrativo!

Precisa de mais conselhos? Pode ler outros guias dos nossos especialistas sobre selos, moda vintage e minerais.

Crie a sua conta gratuita
Através da Catawiki poderá vender os seus objetos especiais a licitantes de todo o mundo! Preencha os seus dados pessoais para iniciar o seu registo de vendedor.
Share this article
Close Created with Sketch.
Ainda não está registado?
Ao criar a sua conta gratuita na Catawiki, poderá licitar num dos 75 000 objetos especiais que temos para leilão todas as semanas.
Registe-se agora